Escadas de madeira: 6 ideias criativas para o seu projeto

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

A escada atualmente é um artigo de luxo em um projeto arquitetônico. Se você mora em apartamento, por exemplo, duplex/triplex ou sobrado deve repensar no material para construí-la. A escada tem uma função muito específica: permitir que o morador vá para cima ou para baixo. Parece simples escolher o degrau da sua casa, mas há tantas variáveis na escolha desse item da residência: material, tipo de degrau, guarda-corpo, medidas, às vezes, acaba sendo uma pequena dor de cabeça no processo de seleção da matéria prima.

O estilo que tem sido aposta nos projetos residenciais são as escadas suspensas, de madeira. Geralmente são fixadas na parede para que fique solta, assim confere um ar leve no ambiente. Ainda trabalhando com a madeira – a linha modernista e minimalista oferece uma estrutura metálica ou com algum detalhe em aço. O interessante é deixar a escada suspensa e trocar o corrimão e guarda-corpo por cabos de aço, pois proporciona um efeito elegante, além de muito charme. Existem muitos tipos de madeira para a execução da escada para o seu projeto.

O uso da madeira de demolição está em alta, além de trazer uma linha sustentável deixa o ambiente único, funcional e moderno. Selecionamos alguns modelos para sua inspiração!

Escolhendo o material

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER  (Fotos: Lio Simas): Corredores e halls de entrada  por ArchDesign STUDIO
ArchDesign STUDIO

​PROJETO ARQUITETÔNICO FACHADA E INTERIOR DA RESIDÊNCIA PRUNER (Fotos: Lio Simas)

ArchDesign STUDIO

Nem sempre é fácil decidir o que se quer para detalhar determinado projeto, mas a melhor forma de tomar a decisão final que tipo de escada seja adequada para sua obra é pesquisar e reunir o máximo de informações possíveis. As dúvidas são sempre as mesmas: quantos patamares? Qual a medida ideal de cada degrau para que a pisada fique confortável? Qual o melhor e mais bonito tipo de corrimão? Qual o modelo mais barato? A resposta será a mesma: depende do seu projeto e o tipo de material. Por isso, entra o fator pesquisa antes da decisão de construir a escada na sala de estar da sua casa.

Escada com cabos de ferro

Casa Eugênia por Joao Diniz Arquitetura: Salas de estar modernas por JOAO DINIZ ARQUITETURA
JOAO DINIZ ARQUITETURA

Casa Eugênia por Joao Diniz Arquitetura

JOAO DINIZ ARQUITETURA

Você não precisa gastar muito para construí-la, pois com formatos retangulares ou orgânicos, as escadas podem ter tamanhos e materiais variáveis, por exemplo, em determinados casos, além de serem uma passagem do pavimento térreo para o superior, as escadas transformam em peças de design numa residência.

Agora, se você ainda não teve uma escada de madeira, com certeza dá tempo para renovar e reaproveitá-la para complementar a decoração com muita criatividade e funcionalidade, assim como mostra a imagem. Todo cômodo pode receber a escada de madeira, pois é sem dúvida uma ótima escolha, sem contar que você pode misturar os elementos e acabamentos. 

Escada moderna

Living - Pé Direito Duplo : Salas de estar modernas por Infinity Spaces
Infinity Spaces

Living – Pé Direito Duplo

Infinity Spaces

Uma escada moderna trata-se da união de uma escada reta com uma escada caracol. O único objetivo é associar as características positivas dos dois formatos em apenas um modelo. Normalmente o primeiro trecho em reto vem da parte superior da escada e o trecho caracol está na parte inferior, como mostra o modelo da foto. Sem dúvida a escada semi-caracol é interessante, principalmente por causa da sua forma. A escada no formato semi-caracol trará leveza e design ao ambiente.

Escolha da madeira

Living: Salas de estar modernas por WTstudio
WTstudio

Living

WTstudio

A madeira é uma matéria prima que se encaixa com perfeição em qualquer tipo de ambiente e decoração. Não importa se sua casa seja no estilo rústico, moderno, minimalista, ou, entre outros. Você pode contar com a escolha da madeira para construir sua escada e no acabamento tirar de aço, pois confere para proporcionar um ambiente aconchegante e elegante. A madeira é versátil e sempre oferecerá para o décor charme. 

Escada de madeira com degraus sem corrimão

Notá-se que no projeto não foi utilizado corrimão, assim a escada está fixa na parede. O projeto de uma sempre será feito em função do tipo do imóvel e da sua utilização. Por exemplo, uma escada em uma escola infantil deve ter características diferentes das de uma escada em uma casa, ainda, assim a escada também precisa ser pensada em casa tenha criança em casa. Dessa forma, é responsabilidade do autor do projeto especificar itens, como: largura, inclinação, dimensões dos degraus, posicionamento no ambiente, tipo e material dos corrimãos, entre outros, levando em conta, sempre, quem irá utilizar a escada. 

O projeto foi desenvolvido por SALA2 Arquitetura e Design, locazado em São Paulo.

Escada de madeira com estrutura metálica

VISTA INTERNA DAS SALAS DE LAREIRA E ESTAR: Salas de estar modernas por Pimont Arquitetura
Pimont Arquitetura

VISTA INTERNA DAS SALAS DE LAREIRA E ESTAR

Pimont Arquitetura

Falamos da importância de pensar em quem irá utilizar a escada, exatamente porquê, às vezes, as escadas precisam oferecer segurança. A escada de madeira com estrutura metálica dá um toque especial para o ambiente. É importante ter o corrimão, assim para ter um apoio na hora da descida. 

No geral, a escada para o interior oferece personalização e funcionalidade, em especial a trabalhada em madeira, aliás, que pode conter uma mistura de elementos para completar o design. 

Gostou do estilo da escada de madeira? Comente. 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!