Pouco espaço, boas ideias: cabe tudo neste apê de 75 m²!

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Hoje no homify mostramos a decoração de um apartamento pequeno – com 75 m². O objetivo foi otimizar o uso do espaço e conceder um aspecto pessoal a moradia, atendendo soluções práticas de habitação. A  arquiteta Emmanuelle Eduardo buscou atender os desejos pessoais do morador, enquanto mantém sua linguagem contemporânea e elegante. 

A tendência de viver em apartamentos pequenos vem aumentando. Constantemente há a necessidade de buscar soluções engenhosas e inventivas para a otimização do espaço, já que nem sempre é possível arcar com os custos de uma área tão extensa. Além disso, é importante alcançar certa flexibilidade que nos permita transformar os ambientes de acordo com os mais variados usos do cotidiano. Tal flexibilidade pode aparecer tanto no formato de uma sala capaz de abrir-se ou fechar-se, quanto em um escritório que se converta em quarto de visitas. Boas ideias combinadas a acabamentos clean e modernos é o que você vai conferir no projeto a seguir!

Área social integrada

Ambientes de formato retangular e mais profundo nem sempre são os mais vantajosos e fáceis de se trabalhar e portanto pedem determinadas respostas. Graças a continuidade proporcionada pela integração dos ambientes, a circulação entre sala de estar e sala de jantar torna-se sútil e natural. Apesar de as salas serem completamente integradas, a junção com a cozinha dá-se de modo parcial, possibilitando seu fechamento quando necessário.

Tons claros e sóbrios conformam a paleta de cores desse apartamento, porém reserva espaço para que certos elementos ganhem destaque, como as luminárias pendentes sobre a mesa de jantar, o tapete que determina a área de estar e a sanca de iluminação pintada de preto a fim de contrastar com o restante do forro. Além da escolha de cores claras para os acabamentos e mobiliário em geral, há um outro truque para tornar o ambiente mais amplo e menos estreito: a instalação de um grande espelho de piso à teto no sentido do comprimento da sala. Simultaneamente, e de forma não convencional, o espelho esconde atrás de si um outro ambiente.

Cozinha americana flexível

Ter uma cozinha americana é ao mesmo tempo o desejo daqueles que gostam de cozinhar para ou com os amigos e uma solução prática para o dia a dia, no entanto há ocasiões nas quais é mais conveniente manter a cozinha separada. Nesse projeto, isso é possível! De modo simples e rápido, pode-se isolar a cozinha completamente devido ao sistema pivotante da porta e um painel de marcenaria sobre o balcão. Assim, os ambientes são flexíveis e dinâmicos.

Estilo clean e moderno

Enquanto nas salas vimos tons mais claros, na cozinha acontece o contrário: um diálogo entre o clássico preto e branco toma conta do ambiente. A marcenaria dos armários e gabinetes é simples, elegante, e a fim de manter uma linguagem atual os equipamentos são em inox. Para lidar com o formato comprido da cozinha, a arquiteta organiza suas funções de modo que toda a área de trabalho fique em uma extremidade, liberando a circulação das demais áreas. Confira mais dicas de como organizar cozinhas tipo corredor.

Escritório clássico e aconchegante

Originalmente o apartamento contava com três dormitórios, mas após a reforma um deles foi destinado a home office

A marcenaria torna o escritório funcional de forma simples e despojada por meio de uma longa bancada de espessura fina com gavetas apenas em uma altura, para que em uma das extremidades receba um gaveteiro enquanto na outra desça um detalhe para apoiar a impressora. O espaço da parede é aproveitado até o teto com prateleira ora protegidas, ora não, para organizar materiais. O sofá de couro proposto combinado com uma mesa lateral de design único confere um ar clássico ao ambiente.

Quarto compacto e aconchegante

A linguagem moderna e sóbria das cores claras transpassa das áreas sociais às áreas íntimas, assim os acabamentos e peças de marcenaria são simples e discretos, enquanto objetos pessoais ganham espaço e destaque. As possibilidades de iluminação deixam o ambiente versátil e abre oportunidade para um ambiente mais ou menos iluminado, logo, mais aconchegante.

Acabamentos sofisticados

banheiro da suíte traz design e acabamentos apurados e vistosos. Como na cozinha, as cores são mais contrastantes, escuras e a atmosfera limpa. A bancada de mármore marrom conta com uma pia esculpida, peça chave em banheiros elegantes e contemporâneos, e sua cor conversa com os demais elementos nas paredes, estabelecendo uma comunicação entre os acabamentos. 

O que mais lhe chamou atenção nesse projeto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!