Top 5 e as remodelações de sucesso

Rita Paião – Homify Rita Paião – Homify
homify Varandas, alpendres e terraços modernos
Loading admin actions …

Não irá causar qualquer tipo de admiração o artigo de hoje, ou não soubéssemos todos que os artigos de Antes e Depois são famosissimos na homify! Certo?

Remodelações, mudanças e alterações são de facto uma das grandes alegrias para os nossos leitores. Adoram ver o antes – escuro, degradado e desaproveitado e poder comparar com o resultado final – sempre surpreendente, luminoso e arejado.

Neste Top 5, quatro artigos correspondem a remodelações – de casas, jardins ou terraços – e o restante artigo refere-se a ampliações de casa, ou seja, de certa forma também se trata de uma vontade intrínseca de mudar e alterar.

O que não altera de forma alguma é ser domingo e ser sagrado ter um Top 5 para ler!

Agora aproveite e desfrute deste momento só nosso!

1. Antes e depois: uma transformação surpreendente

homify Casas minimalistas

Hoje, propomos-lhe que deixe voar a imaginação para pensar onde se encontra o limite de cada um na hora de reutilizar, remodelar, ampliar e transformar uma construção já existente e obsoleta. O que se fez a partir da casa degradada que integra este livro de ideias, e que, à primeira vista, parece não ter solução, vai deixá-lo admirado, mas também com a certeza de que com um excelente profissional e com bons recursos, tudo pode acontecer.

Seja qual for a sua situação, depois do exemplo que hoje lhe deixamos, vai ficar sem dúvidas sobre o potencial que cada recanto tem.

2. Antes e depois: de terreno triste a um belo jardim

Sobre este projecto, a Reis London revelou que foi acrescentado uma extensão à casa victoriana londrina à qual pertence o jardim de que vamos falar neste livro de ideias. Planear um novo jardim foi essencial para o acabamento da casa. Procurou-se uma estética contemporânea e de fácil manutenção.

Parece fácil. Mas, não é. O impacto do jardim, no conjunto da casa, foi enorme. O terreno desocupado e, em certo sentido, abandonado, nas traseiras da propriedade, foi substituído por um maravilhoso jardim que convida a agradáveis momentos de convívio. Vamos ver como ficou e como um jardim faz toda a diferença para emoldurar uma casa.

3. Antes e depois de 5 terraços: transformações fabulosas!

El antes y después de una vivienda en Sevilla, Dogares Dogares

Ao contrário dos pátios, que geralmente são vistos como a parte do projecto da casa que se destina ao lazer e espairecimento, os terraços surgem em sítios privilegiados, de preferência altos, com uma vista agradável. São delimitados por muros baixos que podem ser cobertos por plantas.

Os projectos habitacionais nem sempre contemplam a existência de um terraço, o que não significa que não possa ter um. Se conta em casa com um pequeno espaço ao ar livre, aproveite-o ao máximo para que possa dele desfrutar ao longo de todo o ano. No livro de ideias de hoje, deixamos-lhe a transformação de cinco terraços. Verá que, de pouco, se pode fazer muito.

4. Antes: impressionante, Depois: fascinante

Damos-lhe a conhecer um projecto muito especial. Trata-se da recuperação do antigo colégio de Aldeia da Ponte, no concelho de Sabugal, como vai poder ver não é um colégio qualquer. Foi mandado construir pelo Padre Francisco Maria Rodrigues d'Oliveira Grainha no ano de 1891, como poderá deduzir é um edifício como uma forte carga histórica e patrimonial para esta aldeia. De arquitectura religiosa oitocentista, o colégio apresenta-se em muito mau estado de conservação. 

Recentemente classificado como imóvel de interesse municipal com o propósito de contribuir para a valorização do conjunto como um todo e evitar que a imagem original do mesmo desapareça com o tempo ou seja adulterada de forma irremediável. O processo de recuperação constitui um momento de sistematização de informação sobre o edifício e o seu passado, passível de apoiar a tomada de decisão no que respeita à realização de futuras intervenções. Foi este o desafio que teve pela frente DAVID BILO – ARQUITECTO, com sede em Coimbra, que procurou usar o passado como um recurso para o processo criativo não esquecendo o momento actual, criando um espaço com grande significado para a população da povoação rural de Aldeia da Ponte. Curioso, conheça o projecto, o antes e depois abaixo.

5. 8 grandes ideias para ampliar a sua casa

homify Varandas, alpendres e terraços modernos

Quando se compra uma casa, pensa-se em certas premissas básicas: o preço, a localização e o tamanho das principais divisões como os quartos, a sala e a cozinha. Porém, é possível que, com o passar do anos, as famílias tenham necessidade de mais espaço seja para cozinhar, trabalhar ou para descansar. Não há, contudo, necessidade de recorrer a complicadas obras e a demolir paredes para levantar outras. É tudo uma questão de recorrer a truques inteligentes como os que lhe mostramos na continuação deste artigo para ampliar a extensão de alguns ambientes.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista