Casas modernas por XYZ Arquitectos Associados

Essa porta discreta esconde uma casa com piscina incrível

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Diretamente da região de Vila Nova de Gaia, em Portugal, descobriremos hoje uma residência apaixonante. Seus ambientes foram criados com todo o zelo revelado através de materiais e acabamentos impecáveis. Além disso, descobriremos, a cada passo, inovadoras distribuições que levam em conta uma série de volumetrias e jogo de alturas. Desta forma, seus caminhos e visuais são sempre surpreendentes, onde há uma integração muito presente entre os diversos ambientes interiores.

Apesar de todos estes inegáveis e essenciais elementos, sua principal protagonista é, na verdade, a belíssima piscina para a qual toda sua estrutura é voltada. Esta relação é evidenciada por materiais e formas, além de uma estética contemporânea e integrativa, presente nas tendências atuais de arquitetura e design.

Projetada pela empresa portuguesa XYZ Arquitectos Associados, fundada em 1999, a casa leva a assinatura do arquiteto Tiago Castro Santos e sua equipe. O cuidado e profissionalismo dos responsáveis fica evidente através da disciplina e comprometimento com que realizaram esta belíssima obra do começo ao fim.

Percorra conosco seus espaços e descubra as soluções que envolveram uma arquitetura ampla e generosa, de espaços abertos e imaginação fértil. Apenas seguindo em frente!

Vista frontal

Do outro lado da casa, encontramos a vista frontal de sua entrada, onde uma arquitetura sem adornos oferece uma imagem diferente e intrigante. Este ângulo apresenta-se mais frio e introvertido do que a área dos fundos, com poucas janelas e oferecendo uma sensação de grande segurança e privacidade aos moradores. Apesar disso, não deixa de ter uma abordagem elegante e com uma certa simplicidade que dialoga com toda a arquitetura.

Uma casa incomum!

Para começar, mostraremos uma vista que favorece a visão da maravilhosa  piscina que enriquece toda a casa: uma pequena piscina infinita! Sua forma tem tudo a ver com um ambiente contemporâneo, caracterizado por linhas simples e limpas, onde há razão e personalidade.

A casa é principalmente revestida em pedra e madeira, um contraste de materiais naturais que no seu conjunto é bastante harmonioso e que cria dinamismo e movimento.

O detalhe da piscina

Aqui encontramos um detalhe que nos aproxima da sensação diferenciada que esta piscina infinita provoca, tendo uma de suas bordas completamente em vidro e adornando a área do jardim com seu azul vivo. Veja como a casa volta-se e conecta-se a ela através de decks de madeira e grandes visuais envidraçadas. 

Vamos conhecer outra perspectiva…

Acabamentos e razão

Ao olharmos atentamente os revestimentos, entenderemos a lógica por trás destas escolhas. Neste caso, pedra e madeira exercem harmonicamente suas funções e criam relações interessantes entre os exteriores e interiores da casa. A pedra, com sua magnitude e domínio, a madeira, com seu calor e acolhimento. Cada um a sua maneira, estes materiais realizam um resultado encantador!

Relações intrigantes

Nesta foto, conhecemos abertamente a relação entre fora e dentro. Os desenhos da arquitetura estabelecem linhas e planos, com diferentes visuais em patamares que criam comunicações voltadas ao quintal. As áreas sociais são amplas, e ligadas ao nível do deck da piscina. Já os ambientes mais privativos, possuem vistas elevadas ou rebaixadas, com ligações ao exterior que permitem outros limites de privacidade. Um jogo de alturas encantador!

Interiores em níveis

Acompanhando o desenho externo, o interior possui espaços contínuos e uniformes, distribuídos por diferentes patamares a meias alturas, o que mantêm fortes relações visuais entre eles. Aqui, a madeira é o elemento dominante, que se repete em diferentes tons e funções: no piso, nos móveis, escadas, paredes e esquadrias. O lavabo também contou com uma cuba em madeira, que incorporou mais charme para estes interiores encantadores e iluminados.

Detalhe das escadas

Esta linha de escolhas simples e revestimentos impecáveis, permitiu interiores sem grandes adornos ou elementos decorativos, onde a madeira reina lindamente. Desta forma, o resultado aponta para uma residência prática, sofisticada, com muita luz e transparências. Uma solução apaixonante e que define um estilo de vida muitíssimo bem vindo aos nossos tempos!

Uma cozinha ideal

Terminamos este tour passando por um dos xodós da casa, a cozinha. Este ambiente dos sonhos é o modelo perfeito de cozinha. Clean, racional, prática e de uma estética moderna e minimalista. Seus armários não possuem puxadores, as superfícies são as mais livres possível e os eletrodomésticos ficam praticamente camuflados na marcenaria. Para completar, um projeto cuidadoso de iluminação artificial eleva este ambiente e combina-se com a luz natural, resultado em um lugar integrado, amplo, fresco e muito brilhante. Já pensou como seria morar em uma casa como esta?!

Aproveite e conheça também:

Antes e depois de uma casa: transformação surpreendente!

Antes e depois: reforma transforma lar destruído

O que você achou desta residência? Adoraríamos saber sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!