Exuberante: Jardins ecléticos por Loro Arquitetura e Paisagismo

6 pergolados maravilhosos para sonhar acordado

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Um pergolado faz toda diferença em uma casa. Afinal,  esse item arquitetônico dá suporte a plantas e protege o ambiente do sol. Eles podem ser feitos com diversas matérias-primas: bambu, ferro ou madeira são um exemplo. Você pode instalá-los na varanda, nos ambientes próximos à piscina e até na churrasqueira. Basta ter espaço em sua casa! 

O pergolado é um item decorativo muito utilizado na arquitetura, pois tem a principal função de proporcionar sombra para espaços abertos, assim transforma qualquer ambiente em um espaço confortável, além de criar áreas de transição aconchegante. A estrutura pode servir como apoio de plantas, como trepadeiras, que ajudam na proteção de iluminação natural ou um espaço convidativo para celebrar e descansar. 

Confira algumas ideias de como utilizar no seu ambiente. Inspire-se!

Pergolado em madeira

Você pode observar que o modelo oferece um pergolado em estrutura de madeira, mas com pequenas aberturas. Geralmente as varandas e jardins são os locais perfeitos para os pergolados, mas as medidas devem ser compatíveis com o espaço que você possuí em sua área externa. 

Na realidade, não existe um tamanho ideal para o pergolado, pois apenas precisa ser proporcional ao espaço onde será instalado. Para não correr nenhum risco ou acidente é importante que a estrutura seja chumbada ao chão e todas as madeiras encaixadas de forma corretamente, aparafusadas ou pregadas. E depois você pode decorar do seu jeitinho. 

Pergolado com cortina em tecido

Se você tem um espaço na sua residência, sem dúvida o pergolado pode ser uma excelente opção para deixar sua área externa incrível! O pergolado composto por vigas espaçadas ou não é uma decisão sua. Diferente do outro modelo, por exemplo, aqui foi decorado com cortina em tecido e pintado de branco, assim como o piso de madeira. O efeito de sombra proporcionado pela peça é muito interessante e muito bem explorado tornou o ambiente sofisticado e confortável. 

Pergolado moderno

Não precisa nem mencionar que o pergolado imprime sofisticação ao ambiente, assim como mencionamos pode agregar plantas ornamentais, flores, assim formando um belo jardim. Por ter o espaçamento controla a incidência de luz natural, além disso, você ainda pode jogar uma cortina para deixá-lo mais atraente. Para quem não tem um espaço na área externa, exemplo, o pergolado por ser formado por pilares junto a vigas vazadas de madeira, ele pode ser estruturado na área interna da sua residência.

E você também pode deixá-lo na cor natural da madeira ou um tom mais rústico. O projeto foi criado por Denise Barreto Arquitetura, localizada em São Paulo.

Pergolado para área de churrasqueira

Quem vive uma região muito quente é importante se proteger do sol, mesmo em um lindo dia! O pergolado fica um arraso na área externa. Uma opção para deixar o pergolado divino é colocar tecido em forma de cortina fixa em cada viga, mas, assim como se fosse um forro ou apenas para separar um ambiente do outro. 

Pergolado com flores

Ao montar um pergolado é importante levar em consideração se a estrutura, por exemplo, vai oferecer sombra e proporcionar um local arejado. É importante ressaltar de como o madeiramento é bem próximo um do outro, não é recomendado deixar vãos muito espaçosos. Mas o que dará realmente a sombra será a trepadeira ou um tipo de flor que colocada para cobrir a pérgula, assim como mostra a imagem. 

O cuidado dependerá da espécie escolhida, regas, adubação… cada espécie tem a sua particularidade, então precisa de atenção para ficar sempre bonita.

Pergolado para área da piscina

Como foi mencionado no artigo: a manutenção dessas estruturas deve ser frequente, principalmente se o material utilizado for a madeira, além de retocar a pintura e manter as cortinas limpas. Se o seu pergolado for de madeira precisa envernizar de vez em quando. Agora, se for de ferro precisa pintura também, ou seja, não importa o material o pergolado precisa de cuidados. 

Observação: o mesmo equivale para a manutenção dos decks. Existem vernizes especiais para madeira que devem ser empregados após a construção da estrutura. Ter um pergolado sem dúvida valorizará seu imóvel, claro, além de deixá-lo convidativo e belo.

E aí? Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!