Tetos de madeira: 10 ideias grandiosas!

Luciana P Luciana P
Loading admin actions …

Para garantir uma aparência calorosa e acolhedora dentro de uma edificação, não há nada melhor do que apostar no teto ou forro de madeira. Geralmente feito em placas ou lâminas de madeira, este tipo de solução de design resulta num detalhe arquitetônico muito bonito e que oferece calor e personalidade aos espaços. Embora não sejam novidade, haviam caído um pouco de uso, mas agora retornam como uma grande tendência no universo do design de interiores.

Conheça 10 projetos maravilhosos para inspirá-lo!

1. Com branco para criar amplitude

Terraços  por TG Studio
TG Studio

Terrace

TG Studio

Para gerar maior amplitude visual, você pode pintar o teto de madeira na cor branca e combinar com outros tons mais escuros nas vigas no intuito de contrastar. Esta sala alcança amplitude visual graças à cor aplicada no teto, parecendo mais clara e aberta ao seu entorno. 

Os móveis decoram agradavelmente o espaço combinados aos tons crus dos tecidos. A mescla de materiais nos espaços é uma das características pelas quais se tornam tão acolhedoras as casas de campo que empregam madeira e pedra, dois dos clássicos que não podem faltar nesse estilo. A TG Studio comprova!

2. Para espaços sofisticados

Se deseja dar um toque distinto e elegante à sua sala de jantar, sinta-se livre para incluir um teto ou forro de madeira que além de ser inusitado, a deixará quente e acolhedora. Por ser um material nobre e flexível, que combina com basicamente todos os estilos, você poderá ousar na escolha do mobiliário. 

Uma boa opção é incluir detalhes de estilo industrial para tornar o jantar ainda mais impressionante. A escolha de luminárias que deixem à mostra seu cabeamento torna o espaço espetacular. Sem dúvida o teto se converterá no principal foco da sala, como faz a Casa Moa.

3. Ideal para o exterior

Os tetos de madeira podem fazer com que um espaço pareça pequeno, por isso é aconselhável que se pinte as paredes com uma cor clara para iluminar e principalmente para destacar o teto e torná-lo o foco do ambiente. Para os móveis, utilize poltronas com tecido de lona em tons claros como bege ou branco para combinar com o estilo, como faz o exemplo da Excelencia en Diseño.

Uma casa clara e iluminada, mais uma vez com a utilização de materiais diferentes para dinamizar o design.

4. Moldura de madeira

Casas escandinavas por  Aleksandr Zhydkov Architect
Aleksandr Zhydkov Architect

ДОМ В ПОСЕЛКЕ ПОЛИВАНОВО

Aleksandr Zhydkov Architect

Os tetos de madeira podem ser estruturais e contribuir para a estabilidade e durabilidade da obra, além de possuírem propriedades térmicas. No inverno, são capazes de conservar o calor e no verão contribuem para a temperatura, necessidades indispensáveis para uma casa rodeada de árvores.

Nesta casa, a fachada e estrutura são todas cobertas em madeira que faz uma espécie de moldura através do desenho do arquiteto Aleksandr Zhydkov. Os amplos caixilhos permitem uma iluminação natural abundante, o que permite que o design se integre ao entorno, tornando-se leve e elegante.

5. Contato com a natureza

Salas de jantar modernas por PATH Architecture
PATH Architecture

Laurelhurst Carriage House

PATH Architecture

A madeira é considerada uma grande protagonista no que diz respeito ao design e construção, tanto por sua estética marcante quanto por sua diversidade na aplicação em projetos.

Além disso, trata-se de um material amigo do meio ambiente, renovável e ecológico, de modo que a tendência é que seu uso aumente a cada dia e que se torne cada vez mais preferencial. A Path Arquitecture nos exemplifica da melhor maneira, com um espaço feito em madeira do princípio ao fim: teto, piso, molduras, caixilhos e até mesmo o mobiliário criado neste nobre e acolhedor material. 

6. Para um terraço espetacular

Piscinas clássicas por homify

O teto, por mais simples que seja, ao revestir-se com madeira torna-se completamente decorativo com perfeição que contrasta com o resto da decoração. Se contamos com uma piscina em casa, dar-lhe um toque diferente e elegante é possível, colocando-se um teto ou forro de madeira em tom claro para que se harmonize com o entorno. Ele irá protegê-lo do calor e dará uma sensação mais natural ao espaço, como faz a Myhomedesign em um jogo de linhas que produz profundidade e volume num lugar que fala por si.

7. Espaços quentes e acolhedores

Os tetos de madeira de qualquer forma ou estilo são muito agradáveis e confortáveis. Ao revestir o teto de nossa casa com madeira conseguimos um acabamento único que se adapta a qualquer estilo de decoração que tenhamos em nossa casa.

O projeto de Paul Marie Creation, com grandes janelas de vidro, nos permite admirar o exterior ao calor de uma deliciosa lareira construída na parede de pedra que se mescla harmoniosamente com o teto de madeira em duas águas.

8. Um toque rústico

Desfrutar de um banho reconfortante em uma jacuzzi é algo inegável. Se bem escolhido o lugar, pode também tornar-se uma experiência agradável em todos os sentidos. Ainda melhor, concorda?

O banheiro é o lugar destinado ao asseio e relaxamento e deve contar com elementos que o tornem agradável, como este espaço aberto com vista para o jardim que gera um bem estar instantâneo através da combinação dos materiais naturais nos acabamentos e estrutura como o teto de madeira da Bowman Zwembadem BV. Um design rústico especial para um lugar tranquilo e agradável.

9. Madeira: ideal para o descanso

Os tetos e forros de madeira assumem um protagonismo tão importante junto aos móveis que colocamos no espaço que fica fácil optar por uma decoração prática e minimalista com apenas esses elementos. Escolha poucos objetos de decoração e bem escolhidos, como neste projeto da Citlali Villareallo executado para que o teto se conecte com a cama.

A grande paisagem que se pode observar a partir de cima está enquadrada por um espaço de mínimos elementos que não nos distraem visualmente e deixam o quarto elegante e despojado. Deseja mais ideias de decoração de quartos? Visite 10 Quartos de casal planejados para o seu conforto.

10. Um cubo de madeira!

Salas multimídia minimalistas por Weber Arquitectos
Weber Arquitectos

Sala de Cine

Weber Arquitectos

A madeira é o material ideal para a acústica dos espaços e portanto a melhor opção para revestir a sala de TV. Com tetos e paredes em madeira clara, esta casa da Weber Arquitetos é um lugar confortável e aconchegante para desfrutar de filmes com a família.

A iluminação de baixo para cima amplia o ambiente. Os tons vivos e fortes se associam a espaços modernos e vanguardistas e é por isso que a escolha do vermelho para os sofás é o detalhe que dá vida e contribui para o resultado esplêndido e brilhante da decoração.

O que você acha de incorporar essas ideias na sua casa?

Qual desses tetos de madeira faz parte da casa dos seus sonhos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!