10 fornos e fogões a lenha perfeitos para o frio

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

O aroma de lenha queimada nos desperta nostalgia, sonhos e boas lembranças. Este é o aroma que produzem os fogões que são acesos com este material natural e acolhedor que é a lenha. Sua presença é mais comum em casas de campo por ocuparem maior espaço e necessitarem de uma boa ventilação. No entanto, cada vez mais fornos e fogões a lenha estão cativando aos proprietários de casas na cidade que possuam terraço ou varanda e que busquem pelo encanto rústico.

Neste livro de ideias presenteamos você com 10 imagens de fornos e fogões a lenha que são sensacionais, desenhos que sabemos que você vai adorar e que certamente te deixarão inspirado. Escolha o seu favorito!

1. Um canto de sabor

Qualquer canto disponível é um bom lugar para ter um fogão a lenha como este. Para Liliana Zenaro, em nenhum espaço é impossível instalar um pequeno forno como este revestido em tijolinhos sem acabamento para dar o toque rústico característico.

Uma ambientação totalmente campestre nos convida para nos deliciarmos com este sabor particular que podemos experimentar, por exemplo, em pizzas feitas no forno a lenha, uma grande ideia para um final de semana em que buscamos relaxar e esquecer as formalidades com a família.

7. Uma cozinha aberta

Casa de Campo em Araras: Garagens e edículas rústicas por Cadore Arquitetura
Cadore Arquitetura

Casa de Campo em Araras

Cadore Arquitetura

Com o passar dos anos, os fornos a lenha seguem sendo uma opção maravilhosa para envolver os ambientes, sobretudo nas casas com estilo rústico. O uso de tonalidades de terra e materiais naturais como a madeira, fazem com que estes fornos e fogões tenham um resultado acolhedor, criando um ambiente íntimo para conviver com os familiares e amigos. Como neste desenho da Cadore Arquitetura, com um jantar descontraído e uma poltrona confortável para nunca mais querer sair de uma cozinha como esta.

2. Com um toque moderno

Fornos e fogões a lenha podem funcionar em qualquer estilo que você tenha na sua casa, adequando-se os espaços e seu desenho, sendo que sua presença pode ser muito decorativa. Kika Prata dá um toque moderno ao design ao posicionar este fogão a lenha em meio ao mobiliário modular de madeira com revestimentos em acabamento brilhante que decoram sua estrutura com um mosaico. Este jantar iluminado por duas luminárias brancas modernas e a presença das plantas resulta numa sensação de frescura no ambiente.

3. No centro da casa para fornecer calor

Situado no centro da casa, este fogão a lenha se converte numa fonte de calor para todo o espaço. E ainda se tratando de um interior revestido em madeira, fica mais fácil de propagar e conservar o calor. Thoma Holz GMBH faz de seu projeto o centro das atenções de todo o espaço, pela importância deste elemento em si, não colocando outro tipo de distração visual em termos de decoração. A cor do fogão rompe com a monocromia do espaço oferecendo dinamismo visual.

4. Protagonista estilizada

Cozinhas campestres por Cottage Style / コテージスタイル
Cottage Style / コテージスタイル

オリジナルキッチンと薪ストーブを中心にした使いやすいキッチン

Cottage Style / コテージスタイル

Nesta cozinha de madeira podemos ver que para instalar um fogão a lenha não necessariamente precisamos de um grande espaço e que seu tamanho não precisa ser exagerado. Instalado em um ambiente de madeira e com alguns pequenos detalhes decorativos, este forno salamandra se converte no foco deste interior. Por sua cor e forma estilizada torna-se perfeito para um espaço reduzido e poderá fornecer calor e sabor.

5. Simples e rodeado de arte e cor

Os mosaicos da ilha e da parede da cozinha fazem com que se ressalte este acolhedor forno a lenha, desenho de Lucía Vale. Ainda que decorativos por si só, é possível adicionar detalhes que o destaquem ainda mais, como por exemplo rodeá-lo com elementos acolhedores como móveis de madeira para fechar um espaço totalmente convidativo.

Todo branco, este forno se faz notar ainda mais graças aos toques de cor à sua volta, convertendo-se em um complemento que ajuda a harmonizar o ambiente.

6. Ideal para o terraço

Um forno a lenha não necessariamente precisa estar instalado em uma cozinha, como também pode ser incorporado no terraço da sua casa. A Tikkanen Arquitectura apostou nesta opção.

As paredes de pedra ficam em harmonia com o design deste forno a lenha por sua forma e cor particular. Um delicado guarda-corpo no varanda permite que se desfrute da vista através da área da bancada. Uma forma de curtir tanto o interior quanto o exterior, experiência que proporciona o acolhedor ambiente criado com este tipo de forno.

8. Com ar de passado

Ficou com vontade de ter um forno a lenha? Este tipo de forno te ajudará a cozinhar além de dar um toque especial à decoração da sua casa, já que nos últimos anos muitos tem descoberto seu encanto nostálgico.

designer de interiores Bianka Mugnatto nos leva a uma viagem ao passado com esta cozinha que a maioria das pessoas vê somente nos filmes, um espaço de onde despontam infinitos aromas e sabores, cozinhados ao calor da lenha. Materiais naturais e rústicos que nos transmitem a sensação de campo fazem com que uma casa como esta se torne um universo à parte. 

9. Majestoso e imponente

Um elegante salão repleto de texturas e combinação de materiais como a pedra, a madeira e o vidro é cenário para este espetacular forno a lenha com vista de toda a sala enaltecendo a decoração do lugar.

Este desenho de retas e curvas se encontra sobre uma plataforma de mármore para proteger o restante da madeira que cobre o piso do salão. As lenhas expostas, bem distribuídas na base de pedra, se convertem em um jogo interessante de texturas. Com uma vista espetacular em um espaço aberto e bem iluminado, a transparência do vidro nos permite apreciar o momento observando o fogo consumir a lenha.

10. Totalmente moderno

Cozinha  por Wandkult
Wandkult

Tapete von Omexco

Wandkult

Ainda se tratando de fornos a lenha para cozinhar, também há alguns estilos de chaminés que nos chamam atenção, como temos visto neste completo livro de ideias e podemos notar também em mais uma interessante fotografia. Os fornos a lenha possuem um vasto uso ao longo do tempo e nunca saem de moda. Dependendo dos materiais utilizados nos revestimentos, conseguimos uma decoração mais moderna, como neste toque minimalista.

As linhas puras e simples do desenho de Wandkult resultam numa base retangular cinza que rompe o grande retângulo branco que acolhe a lenha acendida, protegida por uma redoma de vidro e podendo ser desfrutada com os bancos em cor branca para harmonizar o estilo do ambiente. Se te agrada este desenho de ambiente, convidamos você a visitar mais ideias para cozinhas minimalistas. Os fornos a lenha possuem um encanto particular, todos acolhedores e únicos, não achou?

Qual desses fornos e fogões é o mais perfeito para sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!