Chique! Casa pré-fabricada de 180 m² ficou pronta em 4 meses

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Construir uma bela casa em tempo recorde é possível. Quer um exemplo? Conheça melhor este lar localizado em Bergen, na Holanda. A casa usa sistema pré-fabricado com componentes estruturais de aço e fechamento em madeira. Bem projetada, ficou pronta em quatro meses.

A casa foi projetada pelo estúdio Blok Kats Van Veen Architecten em colaboração com a estilista Djinn Kwekkeboom. Faz sentido. A moda e a arquitetura têm muitas coisas em comum. Ambas têm no corpo humanos suas referências. As duas áreas se influenciam mutuamente e expressam a busca pela inovação e primordialmente a satisfação física e psicológica dos usuários. Há casos em que estilistas podem criar conceitos para projetos de interiores, como estampas para o mobiliário, e casos em que a arquitetura cria cenários temáticos para os desfiles de moda. 

O resultado do encontro entre arquiteto e estilista é uma casa de 180 m², que parece tradicional, mas tem uma espacialidade surpreendente em estilo de loft, que faz uso de mobiliário discreto e minimalista e de amplos planos envidraçados para integrar os ambientes aos espaços externos.

Confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casa pré-fabricada que combina tradição com modernidade e arquitetura com moda.

Fachada principal

A forma da residência é baseada na tipologia tradicional, com destaque para o desenho do telhado inclinado de duas águas, que dialoga com as construções locais e realça a forma tradicional do edifício. Porém, o sistema construtivo adotado é o sistema pré-fabricado com componentes estruturais de aço e vedação em madeira. As superfícies externas são revestidas com tábuas de carvalho e as superfícies internas são revestidas com painéis de madeira compensada.

Living room

A passagem do espaço exterior, caracterizado pela paisagem suburbana e pela forma tradicional do edifício, para o interior é surpreendente. O interior da residência é marcado pelo estilo de loft. Os espaços se caracterizam pela integração espacial, inclusive o mezanino, pelo pé-direito duplo do living room e pelos componentes de aço aparentes e pela abundância de luz natural. O living room abriga a cozinha, sala de jantar e sala de estar e abre-se inteiramente para o espaço exterior, proporcionando vistas agradáveis para o jardim.

Cozinha

A cozinha é caracterizada é organizada em forma de L, com armários planejados de madeira com acabamento em laca branca, embutidos na parede, e uma bancada em com armários e tampo revestidos de aço inox, que realçam a sofisticação e o estilo industrial do ambiente. A abertura generosa permite a entrada abundante de luz natural e o contato visual com o jardim.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Sala de estar

Além da espacialidade de loft, o mobiliário de design minimalista realça o estilo contemporâneo da residência. A sala de jantar é composta de uma mesa de jantar de madeira, de cadeiras Eiffel, projetadas por Charles Eames, e de um pendente da Tom Dixon, que realça a elegância do ambiente. A sala de estar é composta de um sofá e de uma poltrona de couro, que garantem o conforto e o requinte do ambiente.

Dormitório

A paisagem circundante é sempre recorrente neste bangalô charmoso e moderno. A quarto situado no pavimento térreo abre-se inteiramente para o jardim. As cores neutras do piso e das paredes servem para realçar a vista para o exterior. O mobiliário discreto prioriza o conforto e a funcionalidade, realçando o estilo minimalista da decoração, tema recorrente e comum na arquitetura e na moda.

Mezanino

O pé-direito duplo e os amplos planos envidraçados, que integram todo os ambientes ao espaço exterior, permitem a difusão da luz natural por todo o interior e descortinam as vistas para a paisagem circundante. O mezanino abriga o home-office da proprietária, garantindo o conforto e a privacidade desejados, e tira proveito das vistas privilegiadas. 

Se você aprecia projetos de lofts, recomendamos-lhe este artigo sobre um loft contemporâneo incrível com um projeto de interiores dos sonhos.

Fachada posterior

Uma das principais vantagens do sistema construtivo adotado, com estrutura pré-fabricada de aço, é a rapidez da construção, que durou apenas quatro meses. Esta rapidez impactou também significativamente na redução do custo da obra. Os materiais escolhidos evidenciam a combinação do rústico, expresso pela madeira, com o moderno, expresso pelos amplos planos envidraçados das fachadas orientada para leste e oeste. Enquanto a fachada oeste é protegida por brises horizontais, a fachada leste, voltada para a parte posterior do terreno, é amplamente aberta para o jardim e para a paisagem natural circundante.

Você gostaria de morar em um casa com estilo de loft?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!