Mesa de canto para sala e quarto: dicas para usar e +17 modelos inspiradores

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
MOSTRA MURANO arquiteta aclaene de mello Salas de estar minimalistas Arenito Branco
Loading admin actions …

A mesa de canto para sala e quarto é o tipo de móvel que todo mundo deve ter em casa por conta da grande utilidade. Uma mesa lateral, que também pode servir como mesa de centro na sala de estar, é o apoio ideal para a xícara de café, os livros, porta-retratos, plantas, o abajur e outros objetos de decoração. Se você está montando os ambientes da sua casa e está na dúvida sobre quais modelos de mesa lateral comprar, certamente vai encontrar lindas inspirações aqui, todas sugeridas pelos arquitetos e designers de interiores cadastrados na homify. 

Como usar uma mesa de canto para sala e quarto?

O mais interessante de uma mesa lateral é que, com criatividade, ela pode ganhar diferentes utilidades na casa. Claro, alguns modelos são bem específicos para ficar no cantinho ao lado do sofá ou da cama, servindo de criado-mudo, enquanto outros podem ir para o centro da sala, para pertinho do sofá como mesinha de apoio e até como banco extra.

Uma das vantagens da mesa de canto para sala é que os ambientes pequenos, onde não cabe uma mesinha de centro, continuam sendo funcionais com mesinhas de apoio nos lados onde não atrapalham a circulação. Nesse caso é interessante optar por mesinha leves, fáceis de transportar, se quiser mudá-las do canto para a frente do sofá de vez em quando.

Mesmo quando você não tem muitos objetos para colocar sobre a mesa lateral, ainda assim vale a pena ter esse móvel, seja na sala de estar, de tv ou na sala de jantar, pois a mesinha preenche os espaços vazios e complementa a personalização do seu ambiente. Ela pode ser, simplesmente, uma peça decorativa atraente no seu lar.

Veja também: Como ter um canto alemão perfeito na sala de jantar

Viu como só existem vantagens em escolher uma, ou até um conjunto mesa de apoio para os ambientes da sua casa? Agora você só precisa decidir qual é o modelo que mais combina com a sua decoração e que vai ser mais funcional, conforme as necessidades da sua rotina em casa. Veja quantas ideias lindas para se inspirar!

1. Mesa de canto para sala clássica

As mesas de canto existem nos mais variados modelos, tamanhos e cores que você puder imaginar. Se a sua sala tiver um estilo clássico ou eclético com peças clássicas, esse conjunto mesa de canto é uma ideia linda.

2. Mesinhas estilo moderno

DETALHE DA PRODUÇÃO DA MESA DE CANTO STUDIO TAPIOCA Salas de estar clássicas
STUDIO TAPIOCA

DETALHE DA PRODUÇÃO DA MESA DE CANTO

STUDIO TAPIOCA

Para ambientes modernos, mesas de canto modernas, com design mais leve e uma pintura laqueada brilhante.  

3. Mesa de canto para sala de estar

Vista 3 - Sala de Estar/ TV homify Salas de estar ecléticas
homify

Vista 3 – Sala de Estar/ TV

homify

Consegue perceber como a mesa de canto preenche e dá acabamento ao ambiente, mesmo ali discreta, no cantinho dela? Faz toda diferença!

4. Duas mesinhas, uma de cada lado

E não precisa economizar na quantidade achando que só pode usar uma mesa lateral na sua sala. Veja essa ideia com duas mesas, uma de cada lado do sofá, e ainda pufes modernos para complementar.

5. Conjunto mesas brancas

Mesinhas discretas, modernas, que cumprem com a função de preenchimento, deixando o destaque para as flores coloridas.  

6. Mesinha para usar como banco

Nesse projeto é possível ver como a versatilidade é interessante. Lá no canto ao fundo, uma cadeira amarela serve de mesinha. Ao centro, uma mesinha complementa  visual, mas pode servir como banco extra em qualquer parte do ambiente.

7. Mesinha de apoio

As mesinhas de apoio são esses modelos que se encaixam no sofá pra você poder trazer pertinho e apoiar sua xícara ou seu livro. São muito versáteis!

8. Mesa de canto para sala simples

Se não souber qual modelo de mesa lateral escolher, não se preocupe, pois um modelo simples e minimalista, com tampo de madeira e pernas lisas, vai combinar com praticamente todos os estilos de decoração.

9. Mesinha de metal

Sala de Estar Moderna Integrada Apartamento Pequeno de Jovem Casal Mirá Arquitetura Salas de estar modernas Tijolo Branco
Mirá Arquitetura

Sala de Estar Moderna Integrada Apartamento Pequeno de Jovem Casal

Mirá Arquitetura

As mesinhas de metal, pintadas de colorido, são o maior sucesso nos projetos de decoração. Qual cor ficaria melhor na sua sala? Na dúvida, opte por um tom neutro, como preto, branco ou cinza.

10. Mesinha criado-mudo

No quarto, sua mesinha de cabeceira não precisa ser naquele modelo tradicional com gaveteiro. Pode pegar uma mesinha simples que ocupa pouco espaço e atende suas necessidades.

11. Mesa de vidro

Esse é um modelo que, quando é transparente, é uma opção interessante para ambientes pequenos, já que fica mais discreta. Escolha um vidro temperado para ser mais seguro e resistente.

12. Mesinha geométrica

Varanda com uma Extensão da Sala e Cozinha Danyela Corrêa Arquitetura Varandas, alpendres e terraços modernos
Danyela Corrêa Arquitetura

Varanda com uma Extensão da Sala e Cozinha

Danyela Corrêa Arquitetura

Esse é mais um modelo interessante que pode servir como mesinha de apoio ou como banco extra, além de ser uma peça moderna, bonita e decorativa por si só.

13. Mesinha na decoração do quarto

Quarto de bebê - MeninaQuarto de bebê - Menina Bárbara Botelho arquitetura Quartos das meninas MDF Bege
Bárbara Botelho arquitetura

Quarto de bebê – MeninaQuarto de bebê – Menina

Bárbara Botelho arquitetura

No quartinho do bebê não pode faltar uma mesa lateral, principalmente perto da poltrona de amamentação.

14. Seat garden na decoração

Esses banquinhos são lindos, podem ser de metal ou de madeira, e sua função é de banco mesmo, mas nada impede que sejam usados como mesa lateral ou apenas como objetos decorativos.

15. Mesinha moderna

Quer dar um toque de cor ao ambiente, mas que não seja nos móveis maiores? Aposte em uma mesa de canto para sala e quarto que seja colorida, como esse lindo modelo em azul Tiffany com pernas palito em tom de madeira natural.

16. Várias mesinhas em um só ambiente

Para criar um visual bem despojado no seu ambiente, escolha mais de uma mesinha, com diferentes tamanhos e cores. Pode comprar uma de cada vez e ir decorando aos poucos para ver o que vai ficar melhor.

17. Mesa banco e escadinha

Ao lado da poltrona, uma mesinha que também é banquinho. Ao fundo, do lado do buffet, uma escadinha que também é multifuncional: mesinha, banco e apenas uma peça decorativa para você dar a ela diferentes funções sempre que quiser variar a sua decoração.

E então, qual modelo de mesa lateral ficaria melhor na sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!