Argamassa para Porcelanato | Tire Todas as Suas Dúvidas Sobre Argamassa Para Instalar Pisos de Porcelanato

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Bancadas JK Bancadas Armários e bancadas de cozinha
Loading admin actions …

O porcelanato é um tipo de revestimento que vem conquistando as casas brasileiras. Seus diferenciais são a beleza, a durabilidade, a impermeabilidade e a grande variedade de cores, texturas e padrões facilmente encontrados em lojas de materiais de construções. Além disso, é um revestimento versátil, que pode ser usado em pisos para pavimentos ou como cobertura para paredes e bancadas.

No momento de instalar, muitas dúvidas podem surgir sobre como é feita essa colocação. As principais perguntas que aparecem são sobre a argamassa para porcelanato.

Se você não faz a mínima ideia do que é a argamassa de porcelanato, para o que ela serve, qual o tipo certo para usar no seu piso e como é feita a aplicação correta para esse tipo de material, então, este livro de ideias foi feito para você!

Continue lendo para tirar essas e várias outras dúvidas sobre argamassa para porcelanato.

O que é a argamassa para porcelanato?

Instalação de porcelanato PD Reforme&Decore Varandas
PD Reforme&Decore

Instalação de porcelanato

PD Reforme&Decore

A argamassa é um preparo feito misturando cimento, cal, areia e água. Quando essa mistura precisa ser mais especifica para instalar algum tipo de revestimento, como o porcelanato, são adicionados aditivos na mistura para obter propriedades específicas, como mais aderência ou melhor endurecimento.

Qual a função da argamassa para porcelanato?

Sala de Estar 2nsarq Salas de estar modernas
2nsarq

Sala de Estar

2nsarq

Presente em qualquer obra, a argamassa possui diversas funções. Mas, basicamente, ela precisa ser usada para assentar os tijolos, nivelar paredes (nesse caso, conhecida como reboco) e instalar revestimentos, como pisos.

A argamassa para porcelanato é usada para esse último item, sendo o porcelanato um tipo de revestimento que deve ser instalado com o uso da argamassa. Porém, essa instalação deve ser feita com tipos específicos de argamassas.

Tipos de argamassa para porcelanato

Porcelanato JK Bancadas Armários e bancadas de cozinha
JK Bancadas

Porcelanato

JK Bancadas

As argamassas indicadas para instalar porcelanato são as do tipo ACII e ACIII (D e E).

Porém, cada um desses tipos exige cuidados específicos:

Argamassa para porcelanato – tipo ACII

Escada em Porcelanato JK Bancadas Escadas
JK Bancadas

Escada em Porcelanato

JK Bancadas

Existem alguns tipos de argamassa ACII que não são indicadas para porcelanato. Por isso, é importante conferir se ela é indicada para esse tipo de aplicação, pois, caso seja usada erroneamente pode fazer o porcelanato se soltar com o tempo.

Quando indicada para porcelanatos, esse tipo de argamassa pode ser usada para colocar o revestimento em ambientes internos, tanto em pisos, como em paredes. Porém, não é recomendado para instalar o porcelanato em ambientes externos.

Para ser instalado com a argamassa ACII, a peça de porcelanato não pode ultrapassar o tamanho de 1 m². Inclusive, para peças maiores do que 30 cm², é aconselhável fazer o processo de dupla colagem no assentamento.

Argamassa para porcelanato – tipo ACIII

A argamassa para porcelanato do tipo ACIII possui aditivos na mistura que a tornam altamente aderente. Além disso, é um tipo de argamassa muito resistente e flexível. Por isso, é o tipo de argamassa mais indicada para fazer a instalação de porcelanatos.

Pode ser usado para colocações em áreas externas e internas, podendo ser usada tanto em pisos, como em paredes.

Qual argamassa usar para instalar porcelanatos em grandes formatos

Churrasqueira Better Home Varandas Azulejo Cinza
Better Home

Churrasqueira

Better Home

Por serem peças mais pesadas e difíceis de aderirem adequadamente, o mais indicado para as peças de porcelanato em grandes formatos é utilizar a argamassa do tipo ACIII, principalmente D e E.

Isso garantirá que o revestimento fique bem fixo e não descole com o tempo.

A importância de usar a argamassa adequada para instalar porcelanato

O porcelanato é conhecido por ser um material que possui baixa absorção. Isso significa que, se não for instalado da forma correta e com os produtos certos, a argamassa não grudará corretamente no porcelanato e ele irá descolar com o tempo.

Argamassa para porcelanato preço

O preço de argamassa para porcelanato irá variar conforme o tipo que será utilizado.

A média de preço do saco de 20kg da argamassa para porcelanato de ambientes internos (tipo ACII) custa em torno de R$20. Já a argamassa para porcelanato externo (tipo ACIII) tem o preço em torno de R$50.

Como é feita a aplicação da argamassa para porcelanato

Para aplicar a argamassa, é necessário que a superfície em que será coberta esteja curada há pelo menos 14 dias. Além disso, deve estar limpa e livre de qualquer tipo de resíduo ou sujeira.

Se tudo estiver ok para a aplicação, a argamassa deve ser preparada, fazendo a mistura conforme a recomendação do fabricante do material escolhido por você. Misture bem até obter uma pasta homogênea. Depois disso, deixe a mistura descansar por 15 minutos.

Com tudo pronto, é hora de aplicar a argamassa. Para fazer isso, você irá usar o lado dentado da desempenadeira, colocando e espalhando a argamassa sobre a superfície. Vá aplicando a argamassa e instalando as peças de porcelanato uma por uma, pressionando para colarem adequadamente. Coloque os espaçadores e parta para a próxima peça.

Por último, limpe a sujeira de argamassa que tenha ficado por cima do porcelanato e espere 72 horas para finalizar aplicando o rejunte.

Argamassa para porcelanato piso sobre piso

Entrada do Apartamento Rabisco Arquitetura Salas de jantar rústicas Tijolo Cinza
Rabisco Arquitetura

Entrada do Apartamento

Rabisco Arquitetura

Você deseja reformar um ambiente e instalar um lindo porcelanato sem precisar fazer o quebra-quebra para tirar o piso antigo? Isso é possível utilizando a técnica de piso sobre piso.

Porém, esse tipo de instalação exige cuidados e materiais específicos. Um desses materiais é a argamassa, que deve ser próprio para esse fim, conhecida como argamassa para porcelanato piso sobre piso.

Problemas comuns na instalação da argamassa para pisos porcelanato

Alguns problemas podem aparecer na hora de instalar a argamassa e o piso de porcelanato. Porém, com os cuidados adequados, é possível prevenir qualquer tipo de adversidade.

Utilização da argamassa errada

Este é um problema bem comum na colocação do porcelanato. Afinal, existem argamassas muito mais baratas e com preços mais tentadores do que as propriamente fabricadas para instalar porcelanatos.

Como já relatamos acima, o porcelanato é considerado um material de baixa aderência e que não colará adequadamente se a argamassa correta não for utilizada. Por isso, nesse caso, é importante pensar no custo/benefício e investir sempre na argamassa correta.

Aplicação de forma incorreta

Já explicamos acima como deve ser feita a instalação da argamassa para porcelanato. Se os passos não forem seguidos corretamente, principalmente com os prazos de cura da superfície, o revestimento de porcelanato não irá colar corretamente e se soltará com o tempo.

Processo de dupla colagem não feito

Reforma interior Better Home Corredores, halls e escadas modernos Tijolo Branco
Better Home

Reforma interior

Better Home

O processo de dupla colagem deve ser feito, principalmente, para peças com mais de 30 cm². Se isso não for feito, a peça de porcelanato em grande formato, que é mais pesada, não colará adequadamente.

Outros tipos de revestimento para banheiros

O porcelanato é muito aplicado em banheiros. Porém, existem várias outras opções para serem usadas neste cômodo.

Se você está em busca do revestimento ideal para usar em seu banheiro, preparamos uma seleção com 6 tipos de pisos para o banheiro para você conferir.

Você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!