Luminária de Chão | 16 Melhores Ideias Para Incluir a Luminária de Chão na Decoração

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Casa Campo Alegre - Santa Catarina, Larissa Minatti Interiores Larissa Minatti Interiores Salas de estar campestres
Loading admin actions …

Entre os aspectos indispensáveis para um bom projeto arquitetônico, um dos itens indispensáveis, sem dúvidas, é a iluminação. 

Uma boa iluminação vai além de embelezar o ambiente, já que é muito importante também para a usabilidade do cômodo. Além disso, as luzes possuem o poder de aclimatar, dar mais destaque para cantinhos especiais e decorações diferenciadas e/ou disfarçar áreas do ambiente. Por isso, é indispensável contratar um bom profissional para pensar na iluminação e montar a decoração de interiores.

Entre as opções de iluminação que encontramos para incluir nos projetos arquitetônicos, um dos mais versáteis é a luminária de chão. Esse tipo de luminária é muito popular e, por isso, pode ser encontrado em vários modelos, que podem ser facilmente adicionados em quase todos os tipos de ambientes.

Abaixo, conheça as principais versões da luminária de chão e inspire-se com alguns ambientes que utilizam a peça de forma apaixonante. 

Tipos de luminária de chão

Por conta de sua versatilidade, a luminária de chão pode ser encontrada em diferentes tipos, tamanhos, materiais e estilos.

Luminária de chão articulada

A luminária de chão articulada pode ser regulada para iluminar pontos específicos. Por isso, esta é uma das opções mais versáteis de luminária de chão.

Ela é perfeita para ser usada em cantinhos de leitura ou em escritórios.

Neste projeto que usamos de exemplo, ela pode ser direcionada para iluminar a cama ou a cadeira conforme a necessidade do morador.

Luminária de chão LED

Na maioria das luminárias, você pode escolher a lâmpada que deseja utilizar. A luminária de chão com luz LED é a opção mais adequada se você quer uma luz mais potente sem precisar gastar mais energia elétrica para isso.

Além da potência, é possível escolher a cor da iluminação LED. A cor branca dará mais visibilidade para o cômodo e é mais indicada para ambientes de trabalho, que exigem atenção e concentração. Já a luz LED amarelada, que imita a cor das luzes de filamento, desperta aconchego, por isso é mais adequada para ambientes de relaxamento e descanso, como quartos ou salas de estar.

Luminária de chão para leitura

Quem tem um cantinho de leitura em casa não pode ficar sem uma luminária de chão.

Nesses casos, o ideal é posicionar a luminária ao lado da poltrona/cadeira que será utilizada para leitura. Além disso, a luminária articulada pode ser uma boa opção, já que pode ser direcionada para focar e iluminar o livro que será lido.

Luminária de chão artesanal

Esse tipo de luminária, quando feita artesanalmente, geralmente combina materiais como madeira, tecido cru, palha e bambu. Por isso, a luminária de chão artesanal é perfeita para ambientes em estilo boho ou escandinavo, mas também combina com diversos outros estilos de decoração.

Se você possui boas habilidades manuais, também pode fazer sua própria luminária artesanal. Na internet é possível encontrar várias ideias lindas, que além de tudo, tornarão a sua luminária de chão barata.

Na imagem que usamos como exemplo, a luminária foi feita usando uma pequena escada e um fio de luzes. Simples, porém linda.

Luminária de chão madeira

Um dos materiais preferidos pelos brasileiros quando o assunto é mobiliário também não poderia ficar de fora quando o assunto é iluminação.

A luminária de chão de madeira é uma escolha acertada para a maioria dos ambientes, já é feita com um material clássico, atemporal e versátil. Dificilmente você vai errar se incluir esse tipo de luminária em seu cômodo.

Luminária de chão minimalista

Menos é mais. Por isso, as luminárias de chão que seguem o estilo minimalista costumam ser simples, porém, nem por isso, menos bonitas.

O diferencial deste tipo de luminária fica por conta da versatilidade, afinal, combinará perfeitamente com um ambiente minimalista, mas, por conta de sua simplicidade, também combinará com vários outros estilos e conceitos.

Luminária de chão arco

Esta é uma das grandes tendências quando o assunto é luminária de chão.

A luminária de chão em arco pode ser usada em ambientes para substituir luminárias pendentes, já que, por conta de seu design, consegue iluminar com mais distância do que a luminária de chão comum.

Este tipo de luminária combina muito com ambientes mais modernos e minimalistas e pode ser uma boa escolha para iluminar salas, escritórios, quartos e, até mesmo, mesas centrais em salas de jantar.

Luminária de chão compacta

Não é só porque o ambiente não é tão amplo que não pode ter uma luminária de chão para chamar de sua. Como já explicamos, esse tipo de luminária é muito versátil e pode ser facilmente encontrado em diversas versões. Um dos modelos bastante populares, principalmente para salas em apartamentos, é a luminária de chão compacta.

Ambientes para usar luminária de chão

Alguns exemplos mais comuns em que a luminária de chão é utilizada é no escritório, quarto e cantinho de leitura. Mas separamos alguns exemplos que mostram que, sim, ela fica perfeita nesses ambientes, mas que também possui a versatilidade para ser incluída em praticamente todos os cômodos da casa.

Quarto

No quarto, o lugar mais popular para instalar a luminária de chão é ao lado da cama, funcionando como um abajur.

Usar desta maneira pode ser uma boa alternativa para quem prefere uma luz mais difusa e que não fique diretamente tão perto dos olhos quanto um abajur normalmente fica.

Cantinho da leitura

O clássico dos clássicos para usar a luminária de chão é, sem dúvidas, no cantinho de leitura.

Como a iluminação vem de cima nesse tipo de luminária, a luz fica perfeita para possibilitar a leitura sem ferir os olhos.

Escritório ou home office

É claro que o escritório/home office também não poderia ficar de fora da nossa lista de ambientes perfeitos para incluir uma luminária de chão.

Como é um lugar que exige muita concentração, necessita também de muita iluminação. E a luminária de chão pode ser uma boa escolha para aquele cantinho escuro ou que necessita de mais luz no escritório ou home office.

Sala de estar

Sabe aquele espaço ao lado do sofá que você não faz ideia do que incluir? Muitas vezes, ele é muito apertado para colocar uma mesinha de apoio e muito escuro para incluir uma planta. Mas você já pensou na possibilidade de adicionar uma luminária de chão?

Por conta de sua versatilidade, com certeza você encontrará um modelo com o tamanho e o estilo que combinará com a decoração da sua sala de estar.

Sala de jantar

Sim. Não é só de ambientes com livros, sofás e camas que a luminária de chão “vive”.

É possível incluir esse tipo de iluminação também na sala de jantar, até mesmo, como substituta da luminária central pendente que geralmente encontramos em cima da mesa.

Para esse tipo de ambiente, o tipo mais indicado de luminária de chão é a em formato de arco, que pode ser posicionada para iluminar perfeitamente toda a mesa de jantar.

Corredor

O corredor é outro tipo de ambiente que poucas pessoas sabem como decorar.

Uma boa opção de item para adicionar nas áreas de passagem é uma luminária de chão, que, além de embelezar, irá possibilitar uma circulação mais segura e iluminada.

Se você está procurando algumas ideias de como deixar sua casa mais iluminada, pode apostar na luminária de chão. Porém, se você ainda não está convencido sobre qual tipo de luz utilizar, pode conferir 28 ideias de iluminação de paredes que também preparamos para você, outro tipo de iluminação versátil e que é perfeita para ambientes pequenos.

Onde você colocaria uma luminária de chão na sua casa?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista