Casas clássicas por Barra&Barra Srl

Pré-fabricada: essa casa quentinha fica pronta em 5 meses

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Essa morada em Centallo, Itália, parece comum, mas foi criada com técnicas de construção rápida.  Ela tem estrutura de madeira e, entre os pilares, a equipe de obra instalou um sanduíche de fibra de gesso com lã de rocha no meio. O telhado conta com um painel de fibra de madeira. Como resultado, a casa tem bom isolamento térmico – continua quentinha no tempo frio e é fácil resfriá-la no calor.

A casa foi criada pela empresa italiana Barra & Bar, especializada na concepção e construção de edifícios com base nos conceitos de construção verde e eficiência energética. Segundo a empresa, casas como essa ficam prontas em 20 semanas, ou cinco meses, sem contar a fundação em concreto.

Segundo a empresa, a fibra de gesso traz excelentes resultados. O material é esteticamente semelhante ao gesso que conhecemos, mas com características estruturais consideravelmente maiores. A cantoneira de gesso, por exemplo, pode suportar até 10kg, enquanto a fibra de gesso suporta em torno de 60kg. 

Veja as fotos abaixo para entender melhor como essa casa pré-fabricada continua quentinha no inverno:

Vista exterior

Transportados para uma pequena aldeia italiana chamada de Centallo, em Piemonte, encontramos esta belíssima residência. Neste lugar, reina a arquitetura tradicional com suas raízes profundamente estabelecidas. E portanto, os arquitetos optaram por adaptar estas valorosas características locais para uma nova estrutura, no intuito de garantir que a casa pudesse se adaptar perfeitamente junto à paisagem local.

Aparentemente, vemos uma casa familiar tradicional, onde jamais imaginaríamos os modernos tratamentos térmicos e acústicos, bem como a solidez estrutural, empregados neste edifício a fim de elevá-lo a um excelente nível de desempenho energético.

Interiores excepcionais

casa é composta por três andares, dois acima do solo e um subsolo, o único feito de concreto armado, que abriga uma adega, uma garagem e uma área de serviço. Sua área total é de 240 m².  

No piso térreo, desenvolvem-se tanto as áreas privativas quanto as áreas sociais. Ele possui mais de 180 m² e é composto por sala de estar, jantar e cozinha integradas. Além disso, recebe também dois quartos, um closet, banheiro e lavanderia. 

Parte da sala de estar foi construída em uma configuração que permitiu um belíssimo pé direito duplo, permitindo a entrada de luz em abundância. Apesar desta escolha, não há perda de calor, pois  a casa está equipada com aquecimento central e um moderno sistema de automação residencial que pode ser comandado remotamente usando-se tablet ou smartphone. Finalmente, todos os ambientes estão equipados com ventilação mecânica controlada e aspiração central. Um verdadeiro oásis tecnológico!

O amor por detalhes

O projeto também preferiu pelo uso de portas e janelas em PVC com um acabamento em estampa de madeira, para estruturar vidros de baixa emissividade e gás argônio no interior das lâminas. Toda a casa é concebida de modo a formas uma cápsula de isolamento contínua entre as paredes exteriores e o telhado, evitando qualquer tipo de perda térmica, e é por isso que pode ser considerada uma verdadeira joia de construção verde.

O mezanino

Aqui estamos no nível superior, ou segundo andar, onde 60 metros quadrados abrigam um grande loft e uma segunda parte da área íntima composta por um quarto, um banheiro e um escritório. Aqui, a cobertura fica ainda mais evidente do que na imagem anterior. As vigas de madeira sólida suportam uma cobertura inclinada de 22 cm de espessura de fibras de madeira. O piso, assim como no piso térreo, foi revestido com um parquet de carvalho oleado.

A cozinha

Em geral, o estilo interior desta casa é sóbrio e moderno, equipado com um design simples e acolhedor, alternando elementos modernos e peças de gênero tradicionais. Uma mistura muito bem sucedida, para um efeito final bastante convincente!

Aproveite e conheça também:

De casa velha a paraíso de delicadeza!

Uma casa de família amigável e fabulosa!

Gostou deste projeto? Então conte pra gente sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!