7 ideias para criar uma entrada de casa espetacular

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

É sempre bom mudar! De tempos em tempos, temos aquela vontade de realizar algumas alterações ao nosso redor, dentro e fora de casa. Muitas vezes, estas mudanças coincidem até com nossas mudanças de humor, de status financeiro ou, quem sabe, também de fase de vida. Uma nova cor para as paredes, novos materiais para a fachada, um detalhe aqui e ali, renovações trazem aquele bem vindo ar de frescor. Que delícia que é poder transformar antigas visuais em espaços totalmente novos! 

Especialmente quando pensamos na fachada de nossas casas, há sempre uma preocupação a mais, pois não se trata de um espaço visível apenas para os que ali moram. Vizinhos, amigos e visitas sempre ganham, através da fachada, a primeira impressão de nossa residência. E ela é portanto um verdadeiro cartão de visitas.

No livro de ideias de hoje, trabalharemos 7 ideias incríveis que apontam para uma renovação em nossa fachada, especialmente no percurso de entrada da casa. Transforme sua garagem e inove seu jardim. Aproveite as inspirações a seguir e depois não deixe de nos contar qual delas tem mais a ver com você.

Iluminação para realçar

Casas modernas por homify

Iluminar sua fachada e, consequentemente, a entrada da casa, é geralmente uma ótima escolha. Além de ter uma finalidade funcional, deixa a arquitetura ainda mais bela e impressionante. Para isto, há uma série de opções. É possível optar por uma iluminação embutida no piso, teto ou paredes. É importante ter em mente qual o resultado que se pretende alcançar, o que destacar, etc. Aproveite também para deixar o jardim e a porta de entrada bastante evidentes, como no exemplo que vemos ao lado.

Uma pequena varanda coberta ou terraço

Uma entrada parcialmente coberta, sustentada por duas colunas, transmite um certo destaque e imponência. Esta estrutura evidencia a passagem para o interior e traz uma classe admirável. Fica ainda mais perfeita quando ladeada por belos jardins e uma arquitetura cuidadosa.

Caminhos paisagísticos em pedras

Um jardim bem desenhado deixa a entrada mais charmosa. Se você ama o estilo natural, tropical, moderno ou minimalista, certamente encontrará uma opção ao seu gosto. E mesmo quando há diferentes alturas, trabalhá-las através de escadas e patamares pode ser um desafio interessante. Projete um caminho sinuoso, ou use linhas retas e marcantes, com muitos cascalhos, pedriscos ou forrações que apostem também em azulejos e pedras soltas. Esta ideia traz uma infinidade de possibilidades!

Um belo jardim para adornar

Sabemos que a fachada trará a primeira e mais importante impressão aos visitantes. Antes mesmo de conhecer o restante da casa, já temos uma ideia de seu estilo e distribuição. Para tornar a fachada ainda mais memorável, vale adicionar um jardim bem tratado e cheio de atrativos cuidadosos. Plantas ornamentais e forrações coloridas podem funcionar muito bem. Trabalhando diferentes maciços, também é possível adquirir um jogo interessante de alturas e desenhos.

Uma escadinha ou pequena elevação

Casas modernas por MEF Architect
MEF Architect

Voorgevel

MEF Architect

Escadas e patamares são soluções ideias para criar elevações e destacar elementos para onde queremos chamar mais atenção. E é por isso que não deixa de ser uma excelente opção para a entrada de casa. Neste caso, é possível variar as alturas, formas e materiais.  As cores também podem variar, apenas tenha em mente uma opção que destaque bastante os pontos principais.

Inspire-se neste projeto da MEF Architects.

Um pergolado com plantas

Nada há nada mais romântico que um pergolado com trepadeiras e jardins ao redor! Sua estrutura é bastante simples, composta por pilares que sustentam vigas de transversais de concreto, metal ou madeira e nada mais. Podem ser utilizadas de forma independente, compondo um jardim, ou fazer parte da composição arquitetônica de um edifício. Em ambos os casos, é uma ótima opção para controlar a luz solar incidente, formando sombras sutil através da luz filtrada. Além disso, um pergolado pode ser revestido de diferentes materiais e texturas, adaptando-se a qualquer estética.  Para ornamentar, não esqueça de utilizar lindas plantas trepadeiras e flores. 

Toques de cor e materiais para a fachada

A última opção que levantaremos é super interessante: ouse nas cores e materiais! Sem dúvida, essa é a forma mais flexível e acessível de transformar a entrada de sua casa. Abuse dos contrastes, como no exemplo ao lado, que utiliza duas cores fortes e materiais distintos para compor um lindo desenho de fachada. Desta forma, até mesmo uma casa comum pode ser valorizada ao ponto de encantar qualquer um que passa!

Não deixe de contar com essas as dicas inspiradoras deste livro de ideias e continuar sua leitura conhecendo outros projetos de nossa plataforma. Acesse:

Casa de madeira pequena e bem aproveitada

Antes e depois de uma casa: transformação surpreendente!

Gostou destas ideias? Qual delas tem mais a ver com você?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!