6 dicas para construir uma piscina no seu jardim

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Ter uma casa com piscina pode ser o sonho de muitos de nós. Que tal aproveitar o inverno, de tempo seco em boa parte do Brasil, para construir uma piscina? O equipamento pode causar certo magnetismo, sendo o pano de fundo perfeito para um jantar romântico ou um mergulho noturno. Neste horário, pode ser que a lua esteja refletindo-se em suas águas serenas e convidativas.

Não importa a finalidade para a qual a piscina pode ser projetada, envolve possibilidades infinitas de uso. Mas, infelizmente, quase sempre também nos envolve em uma série de perguntas sobre sua viabilidade econômica. Será que há espaço e dinheiro suficiente?

A boa notícia é a que qualquer espaço é suficiente. E há uma infinidade de modelos e valores para serem explorados. Basta adaptar-se! 

Ajudando nessa empreitada, este artigo reserva algumas dicas infalíveis que podem ajudá-lo muito no processo de planejar a piscina dos sonhos. Comece agora a planejar e colocar as ideias em prática. Acompanhe estes detalhes e descubra o que devemos considerar ao planejarmos um orçamento e construção de piscina que se adaptem às nossas possibilidades e bolsos. E jamais deixemos a beleza e a diversão de lado! Mergulhe conosco nestas sugestões!

1. Que tipo de piscina que você quer?

Piscina  por Artosca
Artosca

Piscina de tosca

Artosca

Aquela que tem água, certo? Muito além do óbvio, você precisa definir qual o tipo desejado. E a partir disso saberá como proceder. Por exemplo, se alguém pretende usá-la para exercitar-se, provavelmente precisará de uma piscina com maior comprimento e profundidade. Ou até, para quem tem filhos pequenos, talvez seja necessário optar por um modelo bem raso ou com níveis diferentes para serem aproveitados por toda a família. E se você pretende apenas aproveitar e relaxar ao final de semana, poderá pensar em diferentes modelos e tendências, que variem desde propostas ultramodernas e sofisticadas às piscinas mais simples ou compactas.

3. Tamanho e profundidade

Por razões óbvias, é sempre melhor optar por superfícies que sejam retas. Mas se em sua casa há declive ou topografia irregular, pode ser mais interessante encontrar outras opções de lugares para instalá-la. Um exemplo é utilizar o andar superior da casa ou simplesmente criar uma base para atingir a profundidade desejada, como neste exemplo realizado pela empresa Pórtico

No entanto, a escolha do tamanho e profundidade é feita levando-se em conta três fatores: o uso, espaço e orçamento. Se queremos uma piscina para relaxar, pode ser suficiente ter apenas dimensões compactas, mas se temos espaço e orçamento suficiente, o ideal é aproveitar e esbanjar. 

Por o outro lado, se queremos uma piscina para esportes e temos um amplo espaço mas não disponibilizamos do orçamento suficiente, é melhor apostar em uma piscina menor, mas de melhor qualidade.

2. Escolhendo os materiais e técnica

Escolher a técnica para a construção de sua piscina pode ser simples se você já tem definido o tipo e estilo que prefere. Mas os materiais são geralmente um ponto importante a se considerar. Além do sistema construtivo da própria piscina, é necessário escolher seu revestimento e até mesmo os materiais que revestirão as áreas ao redor dela. Principalmente quando o orçamento está apertado, deve-se escolher bem.

Existem alguns materiais, como o concreto na base e o azulejo no revestimento, que são muito utilizados por terem um caráter econômico e de fácil acesso. Quanto à área do entorno, a madeira geralmente é uma boa companheira, ou pode-se também optar por granito ou pisos cerâmicos.

Lembre-se que o material é importante, mas é muito mais importante o que você faz com ele. Um material caro não garante que tudo ficará perfeito e, muitas vezes, materiais de baixo custo podem ser excelente se você souber bem como aplicá-los.

4. A vista

Piscinas tropicais por BR  ARQUITECTOS
BR  ARQUITECTOS

El Descanso Natural Pool

BR ARQUITECTOS

Uma piscina é um excelente elemento visual para engrandecer a imagem de nossa residência, mas se temos uma muito pequenina, cercá-la de cuidado e natureza pode ser uma excelente ideia. E portanto não deixe de investir no visual da sua piscina, compondo uma bela paisagem. Não há necessidade de construir um ambiente completo, mas se puder, não deixe de se inspirar nesta belíssima obra da BR Arquitectos.

Aproveite também e descubra aqui outras ideias:

9 Casas com piscinas para sonhar!

5. Complementos

A piscina, como qualquer elemento espacial, necessita de alguns acessórios para nos ajudar a torná-la ainda mais bonita e permitir que possa ser desfrutada ao máximo. Cadeiras ou espreguiçadeiras, mesa e guarda-sóis são excelentes opções super necessárias para tornar completa a área da piscina. Mas não se preocupa em comprar tudo correndo, escolha cada detalhe sem pressa!

6. Custos futuros

Piscinas tropicais por BR  ARQUITECTOS
BR  ARQUITECTOS

SPA Matlali

BR ARQUITECTOS

Agora que você já decidiu como projetará sua piscina, e principalmente neste momento de começar a planejar custos, recomendamos que você também analise os custos futuros. Lembre-se que, como qualquer outro ambiente ou espaço, é necessário manter uma manutenção regular para deixá-la sempre impecável e bem cuidada. Acima de tudo, a água da piscina deve estar sempre limpa e claríssima, assim como o belo azul turquesa desta última imagem. 

Gostou destas ideias? Conte pra gente como seria a piscina ideal pra você!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!