Guia Completo Sobre Impermeabilização de Sofá | Dicas Para Ter Um Sofá Impermeabilizado

Janaina Regina Baade Janaina Regina Baade
Pinheiros Paranã arquitetura Salas de estar rústicas
Loading admin actions …

Quem nunca passou pela seguinte situação: Você está assistindo um filminho, enquanto come uma pipoca e bebe refrigerante quando, por conta do ambiente escuro, sem querer deixa o copo de refrigerante virar inteiro em cima do sofá.

Se você já imaginou essa cena e sentiu emoções parecidas com dor e sofrimento, com certeza, é porque ainda não tem um sofá impermeabilizado em casa. Por isso, preparamos este conteúdo completo para contar para você o que é impermeabilização. Além de falar das vantagens, desvantagens, dar dicas e explicar direitinho como funcionar essa tal “impermeabilização de estofados”.

Impermeabilização de sofá: o que é?

O sonho de todo mundo é manter o sofá sempre limpo, bonito, perfeito e, claro, sem manchas. Para garantir isso, a impermeabilização  de sofá é a escolha de muitas pessoas.

A impermeabilização é feita da seguinte maneira: A empresa especializada em impermeabilização aplica uma camada de produto que funciona como um selante para as fibras de tecido do sofá. Com as fibras seladas, a passagem de líquidos para o interior do estofado fica fechada. Dessa maneira, ao aplicar a impermeabilização, o problema descrito anteriormente, de derramar refrigerante no sofá, por exemplo, não é uma preocupação. Basta secar o líquido da superfície e pronto. Nada de precisar esfregar o tecido para evitar manchas.

Vantagens da impermeabilização de sofá

Não há dúvidas que a impermeabilização de sofá traz várias vantagens para quem escolhe aplicar em seu estofado.

1 – Aumenta a durabilidade do sofá

Com certeza, esta é a maior vantagem da impermeabilização.

O método irá manter o estofado sem manchas e infiltração de umidade. Por isso, o sofá ficará bonito por muito mais tempo, aumentando muito a sua vida útil.

2 – Mais fácil de limpar

Depois de impermeabilizar o sofá, você irá lembrar de todas as horas gastas à toa limpando o sofá anteriormente.

Isso porque a impermeabilização facilita a limpeza desse móvel, já que a sujeira não fica impregnada no tecido. Para limpar, na maioria dos casos, bastará passar um pano úmido, sem precisar esfregar nada, ou usar o aspirador de pó.

3 – A escolha perfeita para os pais de pets

ecco! archi studio ecco! archi sudio Salas de estar modernas MDF Roxo/violeta
ecco! archi sudio

ecco! archi studio

ecco! archi sudio

Os pais de gatos ou cachorros sabem o quanto os sofás sofrem por causa dos pets.

Seja por conta dos pelos, pelas marcas de patas, ou pelos ocasionais xixis feitos no móvel, o estofado não passa imune pelos bichos.

Levando tudo isso em conta, a impermeabilização pode ser a escolha perfeita para os pais de pets, já que manterá o sofá limpo e protegido.

Porém, é importante saber que o método não protege o estofado totalmente contra os xixis. O motivo é que a urina é ácida e pode acabar destruindo a barreira selante criada pelo produto impermeabilizante.

4 – Os pais de humanos também vão amar

É claro que os pais de humanos também vão amar a impermeabilização de sofás.

Principalmente se as crianças estão na fase da introdução alimentar quando ainda não possuem coordenação motora totalmente formada e, por isso, vivem derramando suco/água do copinho ou derrubando as comidas dos potinhos sem querer (ou até por querer, afinal, eles estão na fase da descoberta e merecem fazer sujeira). O sofá ficará protegido de todas essas intempéries causadas pelos pequenos.

Desvantagens da impermeabilização de sofá

Sala de tv integrada com varanda Arquitetura Minuto Salas de estar industriais Ferro/Aço Preto
Arquitetura Minuto

Sala de tv integrada com varanda

Arquitetura Minuto

Apesar das várias vantagens, a impermeabilização possui algumas desvantagens que você também precisa conhecer.

1 – Produtos de má qualidade podem manchar o tecido

Living com sofá recuperado homify Salas de estar modernas de madeira e plástico Multi colorido
homify

Living com sofá recuperado

homify

Sim, se for aplicado um produto de má qualidade, a impermeabilização pode manchar o tecido e estragar o sofá. Isso geralmente acontece quando o serviço é feito por alguém não qualificado. Por isso, sempre procure um profissional de confiança para fazer a impermeabilização do seu sofá.

2 – Não fica imune a xixi e vômito

A impermeabilização pode não proteger totalmente o estofado de xixi e vômito.

Isso porque esses líquidos podem conter ácido, o que danifica o impermeabilizante e destrói a barreira criada pelo produto.

3 – Cuidado com produtos inflamáveis

Alguns tipos de impermeabilizantes são feitos com acetona, álcool e óleo. Uma combinação inflamável. Porém, atualmente já existem produtos à base de água que podem ser usados no lugar das inflamáveis.

De qualquer forma, é importante que, além de escolher um profissional confiável que saiba o que está fazendo, durante o procedimento, somente a pessoa que está aplicando fique no ambiente, que também deve estar com as portas e janelas abertas.

4 – O tecido pode ficar desconfortável

SALA DE ESTAR Arqpack Salas de estar modernas
Arqpack

SALA DE ESTAR

Arqpack

Novamente, se for aplicado com produtos não qualificados, o tecido do estofado pode ficar duro e desconfortável. Por isso, reforçamos a importância de procurar especialistas em impermeabilização estofados.

É possível fazer sozinho em casa?

Sim, é possível. Mas, como mostramos nas desvantagens, uma pessoa não qualificada pode estragar o tecido e manchar o sofá. Por isso, o mais cômodo e seguro é procurar um profissional em estofados para fazer a impermeabilização do seu sofá.

Impermeabilização de sofá: preço

Ambiente Integrado Projeto num clique Salas de estar modernas
Projeto num clique

Ambiente Integrado

Projeto num clique

O preço da impermeabilização de sofás varia muito de lugar para lugar. Além disso, o valor depende do tamanho e material do sofá. Porém, um sofá de 2 lugares possui um preço médio de R$200 para ser impermeabilizado.

O sofá fica manchado ou muda de cor?

Sala de estar contemporânea e aconchegante Cláudia Legonde Salas de estar modernas Madeira Cinza
Cláudia Legonde

Sala de estar contemporânea e aconchegante

Cláudia Legonde

Se for feito com materiais adequados e por profissionais qualificados, a impermeabilização não mancha e nem muda a cor do estofado. Porém, se for aplicado da forma errada, pode acontecer de o sofá sair estragado do processo.

Quanto tempo leva para impermeabilizar

Projeto de Interiores - Residência Munin Lidia Arantes Arquitetura Salas de estar modernas MDF Bege
Lidia Arantes Arquitetura

Projeto de Interiores – Residência Munin

Lidia Arantes Arquitetura

A impermeabilização é muito rápida. Em média, os especialistas levam duas horas para aplicar o impermeabilizante e esperar ele secar. Porém, esse tempo pode variar conforme o tipo de produto aplicado.

De quanto em quanto tempo preciso refazer a impermeabilização?

O tempo de reaplicação da impermeabilização varia conforme a frequência de uso do sofá.

Especialistas recomendam fazer uma vez ao ano para garantir a proteção.

Quais tipos de sofás podem ser impermeabilizados?

Quase todos os tipos de sofás podem ser impermeabilizados. A aplicação só não é recomendada para tecidos sintéticos como poliuretano e PVC.

Abaixo, separamos os mais comuns em que o método é utilizado.

Sofá de suede ou camurça

Cinema Room with bespoke suede fabric walls Designer Vision and Sound Salas multimídia modernas
Designer Vision and Sound

Cinema Room with bespoke suede fabric walls

Designer Vision and Sound

Os sofás de suede ou camurça são os mais comuns nas salas de estar brasileiras.

Porém, é preciso ter alguns cuidados ao impermeabilizar esses tipos de tecido por conta do efeito de penugem que possuem. 

É preciso que o impermeabilizante toque todos os lados da “penugem” do tecido para que ele não fique com aspecto manchado. Mas não é preciso se preocupar porque os especialistas com certeza aplicarão sem maiores problemas.

Sofá de sarja

Sala de Estar com sanca, móvel em melamina cinza e cristaleira moderna com fitas leds! Tiede Arquitetos Salas de estar minimalistas Cinza
Tiede Arquitetos

Sala de Estar com sanca, móvel em melamina cinza e cristaleira moderna com fitas leds!

Tiede Arquitetos

O sofá feito em sarja também pode ser impermeabilizado. Diferente da camurça ou suede, esse tecido é mais fácil de ser impermeabilizado e não possui grandes segredos.

Sofá de jacquard

Este é outro tecido que é facilmente impermeabilizado. Porém, mesmo sendo mais simples de ser aplicado, é importante sempre procurar um profissional especializado para garantir que o tecido do sofá não ficará manchado.

Sofá preto

Os sofás pretos possuem a vantagem de esconder a sujeira. Mas não é só porque você não vê que ela não está ali. Por isso, a impermeabilização irá garantir que esse tipo de sofá fique limpo.

Sofá cinza

Se você tem um sofá cinza em casa, também pode querer a impermeabilização para manter seu sofá protegido.

E, além de impermeabilizar, talvez você queira conferir essas dicas que separamos de como combinar o sofá cinza em vários estilos de decoração.

Sofá em cores claras

Provavelmente, este é o tipo de sofá que mais precisará de uma impermeabilização. Afinal, não é fácil manter um sofá de cor clara perfeito sem a ajuda do impermeabilizante.

Sofá colorido ou estampado

Não é por conta de o sofá já ser colorido ou estampado que necessita de mais algumas manchas para compor a estampa, não é mesmo?

Para garantir a beleza do seu estofado por muito mais tempo, recomendamos fazer a impermeabilização.

Você já manchou o sofá sem querer? O que acha de impermeabilizar para evitar esse tipo de problema?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!