O que é uma cama de viúva: confira as medidas, estilos e dicas para o seu quarto!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Adolescentes (Teen) Pereira Reade Interiores Quartos ecléticos
Loading admin actions …

Saber aproveitar os espaços da casa é sempre muito importante. E no quarto, onde as dimensões nem sempre são grandes, é preciso pensar cuidadosamente em alguns elementos imprescindíveis, como o guarda-roupa e a cama.

No caso do roupeiro, um móvel feito sob medida pode ajudar e muito nas necessidades. No caso da cama, é sempre interessante buscar alternativas que se apliquem ao espaço disponível. E nesse caso, a cama de viúva sempre aparece como boa opção.

Considerada uma intermediária entre a cama de solteiro e a cama de casal, a cama de viúva oferece o conforto necessário para quem adora rolar na hora do sono, mas não quer comprometer muitos metros do quarto para isso.

Para explicar melhor o que é uma cama de viúva, suas medidas, opções e outras dicas, separamos um pequeno guia que vai ajudar a sanar muitas de suas dúvidas. Cada informação tem como base os projetos desenvolvidos por nossos profissionais que, temos certeza, serão especialmente interessantes.

Vamos começar? Siga conosco, confira e inspire-se!

1. O que é uma cama de viúva

A cama de viúva, também conhecida como cama de solteiro king size ou cama solteirão, tem 10 cm a mais do que a cama de solteiro, o que faz dela uma opção muito interessante para um quarto de casal com tamanho reduzido ou para um quarto de solteiro que precisa ser otimizado sem abrir mão do conforto.

Compacta, a cama de viúva permite que os espaços sejam compactados e confortáveis para acomodar bem até 2 pessoas.

2. Cama de viúva: medidas

As medidas da cama de viúva são bem específicas, mas permitem facilmente o uso de roupas de camas comuns.

Esse tipo de cama pode ter entre 1,20 e 1,80 de largura x 1,88 ou até 2 m de comprimento. A principal atenção aqui vai para o colchão. Para que seja realmente confortável, recomenda-se que seja 2 cm menor do que a cama, o que pode fazer com que seja necessário encomendar um colchão sob medida.

3. Cama de viúva: tamanho

Além das medidas, é interessante ter atenção à altura desse tipo de móvel. Mas sobre isso não há grandes preocupações. Assim como outros modelos, a cama viúva tem cerca de 40 cm de altura, considerando o estrado, e pode ter seu tamanho alongado na opção por complementos, como a cabeceira.

4. Qual a medida do colchão viúva

Se você ficou na dúvida sobre a cama de viúva dimensões, anote o tamanho indicado para o colchão: 1,10 de largura x 2,00 de comprimento, o que faz desse tipo de colchão um intermediário entre o colchão para solteiro e o colchão para casal.

5. Cabeceira para cama de viúva

A medida da cabeceira para a cama de viúva tem entre 1,20 e 1,40. É uma opção que não é tão difícil de encontrar, mas que pode ser produzida sob medida, com as características que você desejar.

Os modelos com capitonês e estofados estão entre os mais comuns.

6. Cama tradicional ou cama viúva? O que é melhor?

Aqui a escolha parte de questões como as dimensões do quarto e até mesmo a sua preferência.

Se falarmos da cama de solteiro tradicional, a cama de viúva oferece mais espaço e, logo, mais conforto. Mas pode tomar um pouco mais do quarto, caso seja um espaço pequeno.

Se falar da cama tradicional de casal, a cama de viúva não fica tão atrás, já que acomoda muito bem duas pessoas com altura e peso mediano.

7. Modelos diferentes para cama de viúva

Além das tradicionais camas com estrados, as camas de viúva também podem ser encontradas com modelos que proporcionam melhor funcionalidade para atender as necessidades do dia a dia, como é o caso da cama viúva box e a cama viúva baú.

8. Cama viúva box

A cama viúva box é semelhante às camas comuns e também pode ser encontrada facilmente. Entre suas vantagens, está o design minimalista que pode ficar bem em qualquer espaço e a facilidade em adotar complementos, como a cabeceira.

9. Cama viúva com baú

Dormitório para o Casal Descolado MIS Arquitetura e Interiores Quartos modernos
MIS Arquitetura e Interiores

Dormitório para o Casal Descolado

MIS Arquitetura e Interiores

Já as camas de viúva com baú são interessantes pela otimização que proporcionam. Elas podem ser utilizadas para acomodar lençóis e outras peças que ficam bem armazenadas em se interior. São opções muito válidas para quartos menores.

10. Cama de viúva com cabeceira clássica

Agora pensando nas inspirações sobre como decorar um quarto que tem uma cama de viúva, vamos passear por alguns projetos de nossos profissionais.

Aqui temos uma cama de viúva que ficou linda com a cabeceira clássica. A opção trouxe uma atmosfera totalmente nova ao quarto, que conta ainda com a parede de lousa para soltar a imaginação.

11. Cama solteirão com beliche

Já nesse projeto temos a opção pela cama de viúva, ou cama solteirão, em formato de beliche para acomodar os sonhos de dois irmãos. A opção é ótima, confortável e atende bem as possibilidades de espaço do quarto.

12. Cama combinando com pendente

E que tal essa composição do quarto que tem toda a elegância e personalidade de tons de azul nos tecidos para combinar com o pendente?

O espelho grande na parede lateral reflete as peças e preenche ainda mais o ambiente. O uso do branco como cor de fundo ficou perfeito.

13. Cama de viúva de madeira

Entre os tipos de cama de viúva mais comum, estão a cama de viúva de madeira e a cama em MDF. Versáteis para compor qualquer espaço, essas camas podem ser leves e resistentes para atender o seu sono por muitos anos.

14. Cama de viúva de ferro

Quarto Moça SCK Arquitetos Quartos modernos
SCK Arquitetos

Quarto Moça

SCK Arquitetos

Ou para quem deseja camas de viúva que sejam ainda mais leves e tradicionais, os modelos em ferro podem vir bem a calhar. Facilmente desmontáveis, as camas de viúva de ferro se mostram uma opção estética bem interessante para diversas necessidades.

15. Decoração charmosa com cama de viúva

Apartamento Vila Olímpia Helô Marques Associados Quartos ecléticos
Helô Marques Associados

Apartamento Vila Olímpia

Helô Marques Associados

Aqui temos um projeto que prima pelas cores elegantes para compor um quarto com cama de viúva.

Os tons terrosos, como marrom claro na parede e cortinas xadrez, bem como o marrom escuro na roupa de cama, trazem uma composição linda e moderna para o quarto.

16. Quarto com decoração criativa

Vitacon Casa do Ator MM18 Arquitetura Quartos modernos
MM18 Arquitetura

Vitacon Casa do Ator

MM18 Arquitetura

Nesse quarto com cama solteirão, temos a decoração com ótimas ideias em iluminação LED para o espaço da cabeceira e teto. As cores claras e o piso com textura de madeira reforçam a sensação de aconchego.

Os quadros coloridos oferecem um toque criativo ao espaço.

17. Colchão viúva em quarto de solteiro

Quarto Moderno BSK Studio Quartos modernos
BSK Studio

Quarto Moderno

BSK Studio

Aqui a cama de viúva não foi utilizada, apenas o colchão. Mas a ideia de utilizar uma base suspensa ficou perfeita. Aconchegante e feita sob medida, ela compõe muito bem o espaço perfeito para o descanso.

18. Quarto com decoração colorida

E que tal essa decoração do quarto com cama de viúva e muitas cores nos tecidos e paredes? Certamente é um lugar para encontrar diversão e inspiração a qualquer hora do dia!

19. Quarto decorado com cores leves e muito mais ideias para você!

Por fim, temos esse quarto com cores leves e charmosas. Os tons de madeira no painel da parede, cinza claro na cabeceira e almofadas em tons pastéis criam uma atmosfera especialmente agradável para o descanso.

Mas nossas ideias não param por aqui. Já separamos 25 ideias de cabeceiras estofadas para decorar o seu quarto.

Aproveite cada dica e aproveite para deixar o seu cantinho dos sonhos ainda mais especial!

E você, gosta da cama de viúva?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!