Penteadeira Suspensa: Vantagens, Instalação + 17 Inspirações

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Quarto de Casal, STUDIO 405 - ARQUITETURA & INTERIORES STUDIO 405 - ARQUITETURA & INTERIORES Quartos escandinavos
Loading admin actions …

A penteadeira suspensa é uma peça que chegou para modernizar as penteadeiras tradicionais que existem há séculos. Usada principalmente pelas mulheres, a penteadeira é o móvel onde ficam as maquiagens, joias, acessórios e produtos de beleza para poder se sentar e se produzir tendo tudo à mão.

Se você está querendo incluir uma penteadeira suspensa pequena, grande ou de canto no seu projeto de quarto novo, veja nesse artigo dicas importantes de como instalar esse móvel e várias ideias de penteadeira projetadas pelos designers de interiores cadastrados na homify.

Vantagens de ter uma penteadeira suspensa

A principal vantagem de escolher uma penteadeira suspensa para mobiliar o seu quarto é justamente o fato de ela não ter pés, o que traz a sensação de ocupar menos espaço no ambiente, deixando o piso mais livre. Essa é uma ótima vantagem para quartos pequenos e serve para penteadeira suspensa pequena ou grande, no centro ou no canto da parede, penteadeira planejada ou comprada pronta, da forma que você preferir.

Geralmente, para que o móvel ocupe exatamente o espaço desejado, é melhor que seja uma penteadeira planejada por um designer de móveis ou de interiores. Você pode ter que investir um pouquinho mais no serviço, só que irá economizar muito o seu tempo escolhendo o móvel ideal, além de garantir que vai comprar uma penteadeira suspensa que irá caber perfeitamente no ambiente, aproveitando o espaço com perfeição.

Outra vantagem é que a penteadeira suspensa traz um visual muito mais modernizado, pois ela parece estar flutuando. Se o seu objetivo é renovar o seu quarto para deixá-lo mais moderno, com certeza uma penteadeira suspensa vai satisfazer sua necessidade, seja para um quarto em estilo escandinavo, minimalista, campestre, industrial, mediterrâneo, tropical ou eclético.

Que altura devo colocar a penteadeira suspensa?

Se você resolver contratar um arquiteto ou designer de interiores para projetar o ambiente, não terá que se preocupar com a altura ideal da penteadeira suspensa, pois o profissional será responsável por isso. Mas, considerando que você vá fazer a compra e instalação do móvel por conta própria, veja outras dicas a seguir.

Considere os demais móveis que ficarão na mesma parede

Você deve considerar se vai instalar apenas a penteadeira suspensa com espelho sozinha, direto na parede, ou se irá fazer um painel de fundo com nichos, prateleiras ou mesmo um rack ao lado.

Nesse caso, todas as peças devem estar em harmonia no quesito altura e espaçamentos. Por isso que é importante desenhar antes de começar a comprar e instalar, nem que seja um esboço feito por você só para ter ideia de como vai ficar. Para isso, tire as medidas da parede e depois desenhe, pode ser com lápis e papel mesmo, pois já vai dar um norte.

Considere a sua altura

Agora, o ponto principal: leve em conta que a sua penteadeira será usada enquanto você estiver de pé e sentada. Então, a sua altura faz diferença na hora de decidir sobre isso.

Basicamente, a superfície da penteadeira deve ficar na altura da sua cintura ou do seu quadril para que você consiga alcançar tudo com facilidade quando estiver de pé, e essa altura deve continuar confortável, conseguindo apoiar os cotovelos sobre a penteadeira, quando estiver sentada.

De modo geral, a altura é de 75 centímetros do chão. Veja se essa distância bate com a sua altura de pé e sentada ou adapte um pouco para cima ou para baixo.

Considere a penteadeira suspensa com espelho

Não se esqueça da altura do espelho, já que toda penteadeira precisa de um. Aqui vale a mesma regra. A altura do espelho deve ser o suficiente para você conseguir ver da cintura para cima quando estiver de pé e pelo menos do busto para cima quando estiver sentada.

Sendo assim, o ideal é que o espelho comece junto à superfície da penteadeira ou bem perto disso, e vá até um pouco acima da altura da sua cabeça quando estiver de pé para que você consiga arrumar seu cabelo sem ter que ficar se curvando. 

Como instalar uma penteadeira suspensa?

Bem, sobre a instalação, vai depender do modelo da penteadeira. Quando você compra uma penteadeira pronta, ela vem com um manual de instalação e todas as peças. Quando você manda fazer uma penteadeira de madeira planejada, a própria marcenaria inclui a instalação no serviço e você não precisa de incomodar.

Mas, mesmo assim, é bom saber como funciona, até porque você pode querer fazer a sua própria penteadeira suspensa em casa, sem ajuda de profissionais, caso já tenha alguma experiência no assunto.

Então, quando a peça estiver pronta para ser instalada, você deve usar uma furadeira para fazer uns três furos na parte de dentro ao fundo, que ficará preso na parede. Essa quantidade de furos é para uma penteadeira suspensa pequena, e os furos devem ser espaçados por igual: no lado esquerdo, no direito e no centro do móvel.

Posicione a penteadeira na parede e marque os locais em que vai precisar furar, de preferência usando um nível para garantir que o móvel vai ficar reto na parede. Em seguida, use a furadeira para furar nos locais marcados.

Coloque as buchas nos furos, encaixe a penteadeira e parafuse o móvel nas buchas. O tamanho do furo, das buchas e dos parafusos vai depender do tamanho e do peso da penteadeira. Para ter uma ideia, buchas de náilon para alvenaria de 8mm suportam até 60 quilos e já vêm com parafusos de aço de 4,8 x 55mm.

Sabendo de tudo isso, veja agora mais algumas fotos de penteadeira para se inspirar a escolher o modelo que mais combina com a decoração do seu ambiente e com o seu gosto, levando em conta a forma como você pretende utilizar esse móvel no seu dia a dia.

Penteadeira suspensa de vidro

Esse é um modelo de precisa ser projetado e confeccionado por um profissional, já que não é tão simples quanto fazer uma penteadeira de madeira. Se você gosta de um estilo minimalista, essa é uma das ideias para penteadeira mais legais, pois traz leveza ao ambiente.

Penteadeira de canto

Nesse modelo, a penteadeira foi instalada junto ao balcão, ou seja, ficou no canto da parede, onde possibilita melhor circulação pelo quarto, além de estar perto da janela, garantindo melhor luminosidade para se arrumar durante o dia.

Penteadeira planejada com led nas laterais

A iluminação da penteadeira é essencial e deve ser na medida. Nesse projeto, cada lateral do espelho recebeu uma fita de led que é o suficiente para iluminar bem e ainda garantir um visual cheio de modernidade. 

Penteadeira suspensa pequena

Mesmo um modelo pequeno de penteadeira de madeira simples faz a diferença e pode servir como escrivaninha se o quarto for pequeno e você precisar otimizar. Note nesse projeto o cuidado para que o espelho ficasse bem iluminado só com a luz de teto.

Penteadeira suspensa com espelho até o teto

Não é necessário que o espelho seja tão alto, mas que faz toda diferença no visual, isso faz! Fica lindo, além de ampliar o ambiente, e funciona ainda melhor quando você tem um quarto planejado com menos objetos à mostra, pois lembre-se que tudo o que o espelho refletir vai parecer que existe em dobro no quarto.

Penteadeira suspensa baú

Essa também é uma ideia para quem tem pouco espaço e quer usar o móvel como penteadeira e como escrivaninha. Fechada ela é escrivaninha; aberta é penteadeira. 

Penteadeira suspensa no banheiro

Nem sempre a sua penteadeira precisa ficar no quarto. Se preferir se maquiar e arrumar o cabelo no banheiro, junto à pia, uma ideia como a desse projeto é linda e funcional.

Penteadeira camarim suspensa

É claro que não poderiam faltar ideias de penteadeira camarim suspensa, com essas lâmpadas ao redor, bem clássico, mas que pode ter um visual bem moderno do mesmo jeito.

Penteadeira suspensa com gaveteiros separados

Tudo de madeira, ao lado da mesinha de cabeceira. A penteadeira é uma peça bem minimalista e o gaveteiro é separado. Você pode fazê-lo com rodinhas para mudá-lo de lugar conforme precisar.

Penteadeira suspensa camuflada

Nesse projeto para quarto de menina, a escrivaninha vira penteadeira para aproveitar melhor o espaço. Móveis funcionais estão com tudo! 

Penteadeira planejada com painel e rack

Lembra lá no início do artigo, quando foi falado sobre considerar se vai colocar apenas a penteadeira ou outros móveis na mesma parede? Pois então, aqui está um bom exemplo de como calcular as proporções de cada peça para garantir um visual bonito, organizado e funcional. 

Qual é o seu modelo preferido?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista