Casas minimalistas por Urban Core

Moderna e muito louca, casa de 600 m² é um sonho de arquiteto

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Quem nunca se interessou pelas construções contemporâneas! Linhas divergentes, volumetrias instigantes e surpresas, muitas surpresas! Desde o exterior até cada um de seus ambientes internos, uma casa contemporânea é capaz de refletir sobre o futuro, sobre o caminho das tendências residenciais e sobre o que seria um novo estilo de vida pautado nas transformações da tecnologia e da sociedade.

Apesar de parecer em alguns quesitos, não devemos confundir este estilo com uma mera representação do futuro. Embora reflita uma conversa intensa com o que virá, o arquitetura contemporânea traz, principalmente, grande riqueza no que diz respeito a entender como vivemos aqui e agora, buscando soluções de conforto e praticidade para trazer muito bem estar para dentro de suas linhas fortes e marcantes.

Esta casa que conheceremos hoje, projetada pela Urban Core, localiza-se em Oliveira de Azeméis, em Portugal. O terreno amplo entre ruas permitiu que seu volume fosse posicionado ao centro, deixando sua periferia livre. Ao total, 600 m² distribuem-se para resolver um programa de necessidades que inclui, no térreo, hall, sala de jantar e estar, cozinha, sala íntima, instalações sanitárias e de serviços e uma suíte de hóspedes. Já no andar superior, a área privada recebe mais suítes que se definem em volumes e perspectivas diferentes para cada ambiente. Completando o programa, o subsolo resolveu a necessidade de lavanderia, depósito e garagem. 

Que tal descobrir um pouco mais sobre esta incrível arquitetura contemporânea?! 

Uma fachada de volumetria única

A partir desta perspectiva da rua, a fachada marca a paisagem com seus volumes que parecem olhar em diferentes direções. Abaixo da casa, um grande muro protege a privacidade dos moradores e oferece segurança. 

Dividida em diferentes níveis, como vimos anteriormente, a arquitetura coloca em seu volume inferior grafite a área de garagem e serviço, bem como os acessos. O design abstrato e moderno espelha um processo criativo totalmente original, demonstrando um grande conhecimento acerca da criação espacial e da distinção entre estética e funcionalidade.

Luz e transparência

Entrando na casa, encontramos ambientes predominantemente modernos, com uma ligação estreita com o exterior através de muita transparência. As paredes de vidro possibilitam um toque delicado e acolhedor. O mobiliário foi totalmente realizado em madeira e superfícies brilhantes para garantir brilho e texturas variadas.

Este contraste de elementos mais escuros, como a bancada de mármore e as esquadrias metálicas, garante uma cozinha sofisticada, organizada e racional. Sua constituição em ilha abre espaço para pequenas refeições, ao mesmo tempo que facilita o preparo e realiza uma separação sutil de ambientes quando ao mesmo tempo permite muita conexão e permeabilidade visual com o restante da casa.

Jogo de formas

Acima da garagem, no outro volume de cor mais escura, encontra-se a área social, bem como outros usos mais comuns da casa. Neste patamar, concentram-se os seguintes espaços: hall de entrada, sala de estar e de jantar, cozinha, sala íntima, banheiro de serviço e suíte para hospedes.

Apenas no volume mais alto, onde já apontamos encontrarem-se os quartos,  vemos que a arquitetura preferiu acompanhar as variações de intensidades solares, aproveitando a melhor orientação para estes usos. Esta atitude arquitetônica gerou um jogo de formas completamente distinto e extravagante.

A incrível fachada posterior

Olhando o volume superior de outro ponto de vista do terreno, temos uma visão igualmente encantadora e ainda mais conclusiva sobre como se relaciona a casa com seu entorno. Este volume branco, deslocado e de estrutura esbelta e planos bastante bem acabados, favorece visuais incríveis para a piscina e para o jardim sem perder privacidade. Abaixo dele, a área social também se abre em muitos panos de vidro, facilitando a relação direta com o espaço de lazer.

Circulações em madeira

Garantindo uma certa surpresa, a escolha da madeira nos oferece uma sensação de acolhimento e diferencia o interior da fachada. Sua cor quente faz o par perfeito com as paredes brancas, o piso também em madeira e os corrimãos em metal. Desta forma, os espaços de circulação da casa realizam o perfeito encontro entre as áreas mais sociais e as áreas privadas, trazendo diferentes sensações aos moradores e visitantes.

Outra perspectiva

A fachada foi concebida de forma a possuir grandes aberturas e caixilharias que permitem, a partir do interior, uma vista fabulosa e ampla sobre toda a paisagem. Além disso, as mesmas permitem que muita luz natural integre-se aos ambientes e traga luz e calor. A partir disso, a atmosfera geral casa pôde contar com uma atmosfera de tranquilidade e delicadeza.

Um olhar geral

Vemos agora de uma perspectiva ampliada e geral de todo o terreno, onde podemos apreciar melhor o simples jardim, composto através de um gramado cuidadoso e da relaxante piscina. Nos dias mais quentes, todo este espaço pode ser aproveitado pela família, amigos e principalmente pelas crianças. Uma casa que valoriza demais estas relações!

Vamos entrar para conhecer seu interior?

Conexão

Terminamos este livro de ideias com uma última visão. Aqui, a partir de um dos quartos, visualizamos toda a vizinhança e nos conectamos à ela. A luz natural invade o espaço, ampliando-o e renovando todas as suas energias. Os altos caixilhos garantem esta perfeita perspectiva e permitem que se configure um ambiente ideal para repousar. Sem dúvida uma casa inspiradora!

Aproveite e conheça mais um projeto:

Uma casa de família amigável e fabulosa!

O que você achou deste estilo de arquitetura? Conte pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!