Uma casa de campo com muitas surpresas

Uma casa de campo com muitas surpresas

Antônio Santos Antônio Santos
Loading admin actions …

Morar nos centros urbanos tem algumas desvantagens e limitações. Os terrenos não são tão grandes e custam caro, portanto, não é todo mundo que dispõe de uma área ampla para atender certos caprichos pessoais, como ter uma quadra de esportes exclusiva. O respeito as regras de boa vizinhança impede a realização de festas até altas horas por causa do barulho. E, a pressão imobiliária resulta no aproveitamento máximo do coeficiente construtivo, restando pouco espaço para áreas livres e verdes, que negam aos moradores da cidade o contato com a natureza. 

Para uma família do interior de São Paulo, a construção de uma casa de campo foi a solução para driblar todos estas limitações que uma casa situada na cidade possui. A família que adora receber os amigos e familiares para celebrar e compartilhar momentos de lazer necessitava de uma área mais ampla. A casa foi construída em Cabreúva, no interior de São Paulo, em um terreno que possibilitou a criação de uma área de lazer ampla e completa que atendeu a todos os caprichos da família, incluindo uma capela, um salão de jogos, um campo de bocha e muitas outras atrações. A casa assemelha-se a um parque de atrações, devido as inúmeras atrações e opções de lazer que ela oferece aos moradores e seus convidados.    

Conheça com mais detalhes o projeto desta casa de campo, desenvolvida pelo estúdio Cactus Arquitetura e Urbanismo, que foi dotada de tudo que é necessário para o lazer e o prazer da família, uma casa de final de semana para ser curtida o ano inteiro na companhia de amigos e familiares.

Fachada da residência em estilo colonial

A casa de campo, localizada em Cabreúva, interior de São Paulo, possui toda a estrutura necessária para o lazer da família, incluindo uma piscina de grandes proporções, com uma cascata. Um dos espaços mais frequentados pelos proprietários e seus amigos e familiares é a área destinada ao lazer. Além da casa de estilo colonial rodeada de varandas formadas pelo prolongamento da cobertura de telhas cerâmicas, a primeira grande atração da residência é a piscina, ensolarada e integrada aos jardins que circundam a casa.

Decoração rústica

No interior da residência de estilo colonial predominam as superfícies brancas e o mobiliário de madeira e de estilo rústico, que realçam a atmosfera de casa campestre e de simplicidade. A sala de jantar, lugar que agrega toda a família, conta com uma mesa rústica de madeira, com cadeiras feitas de bambu e com um armário de madeira, que dão personalidade e uma sensação de aconchego ao ambiente.

Gazebo

A segunda grande atração da casa de campo em Cabreúva é um gazebo de estrutura de madeira e cobertura de sapê em meio ao jardim com vegetação densa e exuberante, lagos, pedras ornamentais e uma ponte de madeira. O que um gazebo inserido em um ambiente tão edílico e inspirador pode guardar? A resposta você obterá na próxima imagem. E, para obter mais informações sobre projetos de gazebos para o jardim, leia este artigo.

Jacuzzi

O gazebo abriga na verdade uma banheira de hidromassagem instalada sobre um deck de madeira. O ambiente é fechado por cortinas de tom azul, que dão um toque de cor e um clima mais romântico à estrutura. A estrutura de madeira aparente e a cobertura de sapê dão ao ambiente uma atmosfera aconchegante e relaxante, intensificada pela paisagem dos jardins que circundam o gazebo. 

Capela

A terceira grande atração da casa de campo é a capela exclusiva dedicada à celebração da fé dos moradores. A capela mantém a linguagem rústica e simples criando uma relação harmoniosa com a paisagem natural do seu entorno. A materialidade marcante da capela é formada de paredes de tijolinhos à vista e janelas com esquadrias de madeira. Para conhecer a capela por dentro, continue acompanhando nosso tour.

Interior da capela

No interior da capela experimentamos a presença da luz natural abundante que realça a textura e o calor das superfícies de tijolos à vista. Além disto, o interior da capela recebeu atenção especial com a inclusão de pinturas nas lajes em balanço das laterais da capela com gravuras de anjos celestiais. 

Mosaico da paz

Outro destaque do interior da capela são os vitrais coloridos que ornamentam as janelas, como o desenho de uma pomba branca, simbolizando os votos de paz da família. A luz filtrada pelos vitrais coloridos invade o interior da capela numa profusão de cores fascinante, que torna o ambiente mágico e encantador. 

Mirante da árvore

As atrações da casa de campo parecem não ter fim. A cada novo olhar sobre a propriedade uma atração diferente é descoberta. No meio das árvores encontramos uma estrutura que é uma mescla de mirante, para contemplar todo o esplendor da natureza local, e de casa da árvore, com uma base suspensa e engastada na árvore com cobertura de estrutura de madeira e telhas cerâmicas. 

Para conhecer mais projetos de casas da árvore, confira esta artigo.

Salão de jogos

De acordo com a arquiteta Claudia Alionis e o arquiteto Eduardo Bessa, da Cactus Arquitetura, este edifício (salão de jogos) foi construído porque os clientes gostam de receber amigos e familiares e ali podem se divertir e fazer barulho à vontade, sem incomodar quem está em outros cômodos da casa descansando, por exemplo. 

Salão de jogos

As paredes da área de bilhar, pebolim e tênis de mesa são todas de tijolo aparente e combinam bem com o piso de cimento queimado e o clima de campo. Outro destaque é a estrutura aparente de madeira do telhado (que não conta com forro). Com cerca de 100 m2, este espaço é repleto de móveis que já pertenciam à família.

Lavabo

O lavabo do salão de jogos é marcado pelas paredes de tijolinhos à vista e detalhes em revestimento cerâmico, como os ladrilhos do piso e as pastilhas cerâmicas da bancada do lavatório. A pia de apoio de forma cúbica e o espelho com moldura de madeira complementam a decoração do ambiente e realçam sua atmosfera simples e aconchegante. 

Campo de bocha

A esta altura o visitante já perdeu a conta de quantas atrações a casa possui. Uma das atrações mais excêntricas da residência é o campo de bocha, que tem 75 m2 e é um sonho antigo do proprietário, pois o pai dele jogava e ele quis manter a tradição familiar como homenagem à memória do pai.

Espaço lounge

Outra atração especial da casa de campo é o espaço lounge dedicado as sessões de relaxamento e meditação. O espaço lounge é caracterizado pelas paredes de tijolos à vista, pelo piso de cimento queimado, pela estrutura de madeira aparente da cobertura e pelas cortinas brancas e translúcidas que filtram a luz natural e garantem maior privacidade ao ambiente.    

Ambientação oriental

O espaço lounge dedicado a meditação e ao relaxamento possui uma atmosfera mística e acolhedora, com figuras orientais e mandalas, que dão um toque oriental e místico ao ambiente. O mobiliário do ambiente, composto principalmente de esteiras de palha natural repousadas sobre o chão, e as figuras de divindades orientais realçam a atmosfera de culto e de intimismo deste espaço dedicado à reflexão e à espiritualidade.   

Jacuzzi

Nosso tour termina exatamente em um ambiente dedicado ao descanso e ao relaxamento. Esta atração da cada de campo é composta de uma estrutura simples de madeira pintada de branco, muxarabis, painéis de madeira que permitem a passagem de luz e bloqueiam a vista, bambus ornamentais e móveis rústicos de madeira, incluindo uma banheira jacuzzi, que proporcionam aos moradores o prazer do ritual do banho japonês. As luminárias de estilo oriental complementam a decoração do ambiente e dão um toque cênico e de sofisticação ao ambiente.  

Qual a sua atração favorita desta casa de campo repleta de atrações?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!