As Melhores Tendências de Exteriores em 17 Fotos Inspiradoras | homify

As Melhores Tendências de Exteriores em 17 Fotos Inspiradoras

Fernanda Martello – homify Fernanda Martello – homify
Cobertura - Pinheiros MANDRIL ARQUITETURA E INTERIORES Varandas, alpendres e terraços modernos
Loading admin actions …

Hoje, mais do que nunca, sabemos o valor de ter uma casa com uma decoração do jeitinho que a gente gosta e poder estar ao ar livre – mesmo que seja dentro da nossa residência. Afinal, nossa conexão com nossas casas mudou: temos passado muito tempo dentro de casa e se sentir bem e confortável é fundamental. Se você quer saber como aproveitar ao máximo a área externa da sua casa e criar ambientes com decorações seguindo as tendências de decoração para área externa, esse é o livro de ideias perfeito para você! Confira nossas dicas e crie o décor para área externa que você sempre quis ter! 

O conforto é fundamental

No último ano passamos muito mais tempo dentro de casa – e quem tem uma área externa, com certeza passou a utilizar essa área muito mais do que antes e, também, com outras finalidades. Espaço para jantar, passar a tarde conversando com a família ou até mesmo um espaço dedicado para trabalhar desde casa e fazer reuniões online. A área externa passou a desempenhar novas funções nas nossas vidas e por isso, mais do que nunca, precisa ser confortável.


Leve o interior para fora de casa!

Varanda Gourmet Vilaville Varandas
Vilaville

Varanda Gourmet

Vilaville

Muitas pessoas estão apostando em criar ambientes exteriores que tenham o mesmo conforto e comodidade de um ambiente interior – ou que esses dois ambientes estejam praticamente conectados.

Cozinhas externas, TVs, forno para pizza ou um sofá ou uma mesa grande capaz de receber grandes reuniões familiares são algumas das possibilidades para deixar sua varanda ou

terraço ainda mais confortável.

Varanda gourmet com espaço para living e televisão embutida na parede. O ambiente perfeito para reunir a família e amigos depois de um almoço.

Outra opção de decoração para uma varanda gourmet com toque rústico, mas onde podemos conferir todo o conforto e comodidades que vemos normalmente em decorações de interiores.

Uso funcional dos espaços e peças multiusos

Varanda | Apto Martinho de Campos | 92 m2 Madi Arquitetura e Design Varandas
Madi Arquitetura e Design

Varanda | Apto Martinho de Campos | 92 m2

Madi Arquitetura e Design
O uso funcional dos espaços também vem ganhando destaque tendo em vista nosso atual cenário. Ao elaborar um design de exteriores é preciso pensar mais do que nunca nas necessidades do morador e da sua família.

Espaço para armazenamento

Muitas pessoas possuem áreas externas com metragens pequenas e saber fazer um bom uso desses espaços é primordial. Aposte por usar peças multiusos como bancos de madeira que também desempenham papel de baús para armazenagem, por exemplo.

Aqui o rack da tv da varanda acaba tendo a função de acoplar e esconder a máquina de ar-condicionado.

Apartamento JR Estúdio MDN Varandas
Estúdio MDN

Apartamento JR

Estúdio MDN

Você também pode aproveitar o espaço do ar-condicionado para criar um móvel e usar esse espaço para colocar suas plantas, por exemplo.

Hortas e jardins

Área externa moderna, compacta e aconchegante Mirá Arquitetura Varandas Derivados de madeira Efeito de madeira
Mirá Arquitetura

Área externa moderna, compacta e aconchegante

Mirá Arquitetura

Outra dica: já pensou em otimizar sua área exterior e criar uma pequena horta em casa? Se você não tem muito espaço no piso, pode criar uma horta vertical ou usar jardineiras. Já se você vai fazer um projeto de decoração para a sua área exterior desde o começo, você pode colocar a sua horta ensolarada e tentar integrá-la com o restante da decoração e paisagismo.

Use materiais naturais

Residência Campo Belo RBA Fotografia Varandas
RBA Fotografia

Residência Campo Belo

RBA Fotografia
Podemos destacar como uma das últimas tendências para a decoração de exteriores o uso de materiais naturais, que acabam criando uma maior sintonia e conexão com a natureza. Para isso use e abuse de cordas, bambu, argilas, pedras, palhas, madeira natural, e estofados com aparência natural mas, claro, que sejam resistentes para que tenham uma boa durabilidade.

Apartamento, Condomínio Chateau De Bagnols, Higienópolis, São Paulo AVR Studio Arquitetura Varandas
AVR Studio Arquitetura

Apartamento, Condomínio Chateau De Bagnols, Higienópolis, São Paulo

AVR Studio Arquitetura

Você pode inserir pequenos objetos na sua área externa para seguir essa tendência, bancos de madeira, cestos de vime ou até mesmo luminárias com cordas, como a que vemos nesta decoração.

Se optar por materiais mais delicados, tenha sempre a precaução de que estejam em uma área coberta, mesmo que ao ar livre.

Leia também o nosso livro de ideias especial para decoração de sala de jantar: 21 ideias lindas com móveis de madeira.



Invista na iluminação

Se você pretende usar a sua área externa durante o final da tarde ou de noite, ter uma área externa com uma iluminação elaborada especialmente para esse ambiente faz toda a diferença.

Procure criar pontos de foco de luz para dar um toque charmoso à essa área e para criar contrastes entre claro e escuro destacando os espaços onde você quer chamar a atenção. Muito importante: não se esqueça de escolher produtos destinados especialmente para uso exterior.

Durabilidade

Uma dica que nunca sai de moda. Quando for elaborar o projeto de decoração para a sua área externa, tenha em mente que há uma regra que você precisa seguir sempre: invista em móveis e tecidos específicos para o uso externo Afinal, sol, chuva, frio, calor, vento… é preciso escolher móveis e materiais que possam aguentar a intempérie. Assim você garante uma decoração que vai durar muito mais tempo encantando você e seus convidados.


Quem disse que apartamento alugado não pode ter a cara do inquilino? Studio Elã Varandas
Studio Elã

Quem disse que apartamento alugado não pode ter a cara do inquilino?

Studio Elã

Aposte por tecidos especiais como o de este sofá para exterior, por exemplo.

Você gostou de algumas das tendências para área externa que destacamos neste livro de ideias, quer colocá-la em prática mas não sabem muito bem como? Então, para começar, entre em contato com profissionais, como alguns dos muitos arquitetos inscritos aqui na homify. Com certeza eles poderão elaborar o projeto ideal de decoração para a área externa da sua casa!

Qual tendência você vai adotar?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!