10 Cozinhas Modernas em Portugal: Qual Delas a Mais Bonita?

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Design de interiores de loja de cozinhas - Santos, Alquimia Alquimia Cozinhas modernas
Loading admin actions …

Se passa muito tempo na cozinha a preparar refeições com ou para a sua família e amigos, então sabe que a cozinha é muito mais do que um espaço utilitário — é também um espaço onde se criam memórias, o que faz dele a alma e o coração de muitas casas. Se está a construir casa ou a remodelar a sua cozinha, então já terá percebido que é a divisão que mais cara sai e que exige um planeamento rigoroso no que concerne ao layout, à escolha dos acabamentos, à selecção dos electrodomésticos, ao posicionamento dos pontos de luz, e assim por diante. Contratar um designer de cozinhas ou um designer de interiores para o ajudar a equipar a sua é, por isso, um excelente investimento. No projecto de uma cozinha, um passo em falso pode sair caro.

Hoje, e para o inspirar, é às cozinhas que dedicamos o nosso artigo. Às cozinhas modernas. Com linhas depuradas, tons neutros e/ou claros, soluções de arrumação convenientes, tecnologia de ponta e surpreendentes combinações de materiais, as 10 cozinhas modernas portuguesas que hoje lhe trazemos são um elixir para olhos cansados.

Venha descobri-las connosco e, no fim, escolha a sua preferida!

1. Branco. Sempre.

Ao contrário dos tons mais exuberantes e arrojados, o branco dificilmente cansa e nunca passa de moda. É bonito, é versátil e empresta uma certa limpidez aos espaços, característica que é tanto mais importante quando se trata de uma cozinha. Escolher armários brancos é abrir um sem-fim de hipóteses no que toca à escolha dos acabamentos e objectos de decoração.

Decidimos, por isso, abrir o nosso livro de ideias com uma cozinha super moderna, em branco, com uma fantástica ilha central que tem uma bancada de madeira acoplada a funcionar como superfície para se fazerem as refeições informais no dia-a-dia. Por detrás, um amplo volume com colunas de arrumação garante que há espaço para tudo. Os armários contrastam com o sofisticado piso em cimento queimado que é cada vez mais tendência.

2. A calidez da madeira

Mas nem só de cozinhas brancas se faz o estilo moderno. A madeira é um material cuja elegância intemporal é transversal a vários estilos. Na cozinha que acima vemos, optou-se pela combinação de branco e madeira, um binómio equilibrado que funciona sempre bem. Neste caso, trata-se de uma madeira com tons alaranjados que torna o ambiente extremamente acolhedor, convidativo e familiar. Apesar do travo de rusticidade que a madeira aporta, a cozinha tem um design moderno em toda a linha.

3. Citadina

Uma cozinha entre o moderno e o industrial com uma paleta cromática inesperada, em que o taupe prepondera, e uma organização em L que optimiza o aproveitamento de um espaço que não é necessariamente amplo. Os armários taupe são pontuados pelos puxadores em preto, cor que volta a aparecer nas prateleiras e nos elementos de decoração do apartamento citadino com paredes em microcimento.

4. Arrumação generosa

O estilo moderno não dispensa funcionalidade, o que, numa cozinha, implica, necessariamente, bons espaços de arrumação. É o caso desta cozinha – que faz parte de uma casa com mais de 50 anos que foi totalmente remodelada – com um módulo de arrumação que ocupa toda uma parede. Este módulo – desenhado à medida – contém um nicho revestido a madeira iluminado com uma LED. Neste nicho, os moradores podem colocar, por exemplo, uma máquina de café ou qualquer outro aparelho ou peça de decoração que lhes seja útil e/ou queiram evidenciar.

5. A frescura do azul

Há a concepção errada de que, no estilo moderno, só de podem usar tons como o branco, o cinza ou o preto. Sendo certo que estas cores são utilizadas amiúde em espaços modernos, a verdade é que o estilo tem muito mais a ver com a forma do que com a cor. Se as cozinhas brancas não lhe dizem muito, aqui tem uma alternativa fresca, alegre e leve de uma cozinha moderna com armários num bonito tom de azul turquesa casados de forma exímia com a madeira clara das bancadas e a bonita pedra mármore que reveste a parede backsplash.

6. A beleza do mármore

Se há material capaz de elevar qualquer espaço, esse material é o mármore. Nunca tendo deixado de estar na moda, parece-nos que, nos últimos anos, tem vindo a ganhar ainda mais expressão com alguns tipos de mármore em grande destaque como é o caso do mármore marquina utilizado nesta cozinha. É inegável a sumptuosidade e elegância que concede ao espaço que, ainda assim, não deixa de ser super moderno, funcional e óptimo para reunir os amigos e a família em torno da ilha!

7. Cozinha citadina com detalhes de alta qualidade

Com linhas clean, electrodomésticos de topo, detalhes de excelência e uma ilha central a rematar o conjunto, esta cozinha em Braga não podia deixar de ser incluída na nossa selecção. Os armários em cinza escuro encontram-se com a madeira presente nas laterais da ilha que adoça e aligeira o conjunto. Nota para as cadeiras que acompanham a ilha que, com os seus estofos azuis e em capitonê, trazem uma nuance clássica para um espaço marcadamente moderno.

8. Passado e presente encontram-se numa cozinha de alto padrão

Espírito clássico adaptado à vida actual. É assim que os criadores desta cozinha a descrevem, acrescentando que grandes ocasiões merecem espaços, e espaços amplos merecem equipamentos adequados. Foi desta premissa que inspirou a reabilitação da casa de férias que integra a cozinha que resultou num espaço amplo capaz de transformar qualquer reunião em torno da mesa numa grande ocasião.. O mobiliário absorve a essência clássica das cozinhas do passado, interpretando-as e trazendo-as à actualidade. Como se percebe pelas imagens, a cozinha possui uma grande capacidade de arrumação tanto para utensílios como para alimentos.

9. Em cinza, branco e creme

Quase a terminar, mostramos-lhe, agora, uma cozinha moderna que sobressai pela combinação entre o cinza, o branco, o creme do pintalgado da pedra natural e a madeira cor de mel que reveste o chão. Aproveitamos este projecto para chamar a sua atenção para o facto de os armários superiores e inferiores não serem da mesma cor, uma opção de design que lhe pode parecer insólita ou até bizarra (por não estar a ela habituado), mas que faz todo o sentido porquanto torna o ambiente visualmente muito mais leve. Na verdade, já pouco se usam as cozinhas modernas com armários em cima e em baixo todos a condizer.

Destaque, ainda, para a LED na base dos móveis superiores que distribuir uma luz uniforme e eficaz, garantindo visibilidade onde ela é mais precisa.

10. Kitchenette

Terminamos com uma kitchenette que se define pela combinação refinada entre o branco, a madeira e o mármore. Aberta para a sala, a cozinha desenha-se com linhas límpidas e modernas. A península é de madeira do lado de dentro e de mármore do lado de fora para assim se misturar melhor com a sala num ambiente que se quis minimalista e sem ruído visual.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista