Espelhos na sala de jantar: 6 ideias de decoração

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Decorar a sala de jantar com espelhos forma uma dupla para lá de perfeita: luz natural e amplitude. O espelho dá um efeito incrível devido seu reflexo e leva modernidade, requinte, charme e personalidade para qualquer sala de jantar. Existem diversas maneiras de inserir esse item na ambientação. O mais comum no décor é cobrir uma das paredes por inteiro – isso valoriza a área de convivência, além de transmitir a sensação de um cômodo espaçoso.

Outra maneira bacana para colocar o espelho na sala de jantar é inserir somente na parte superior da parede, geralmente acima do aparador. Este pode seguir diversos formatos: redondo, quadrado ou retangular. O que importa é respeitar o seu estilo. Além disso, é importante não cometer exageros que causem desconforto visual ou tragam poluição de informação para sua sala. Para evitar erro aposte no “menos é mais”, com apenas um espelho no espaço. Ou se preferir, uma parede com diversos tamanhos, mas com mesmo estilo. 

Para manter a beleza do seu espelho, basta a limpeza frequente com limpa-vidro. É importante ressaltar também que escolher um produto de qualidade, que não forme manchas, faz toda diferença. E o espelho não é um elemento que você trocará com frequência, então, esteja atento e se preocupe com a durabilidade do acessório. Confira algumas maneiras para decorar sua sala de jantar!

Sala de jantar com espelho com moldura

Os espelhos de molduras requintadas – de madeira, por exemplo – podem decorar cantinhos esquecidos da sala de jantar. Vão bem sobre um aparador ou encostados à parede. Mas seja qual for o modelo, o principal cuidado é eleger a parede adequada para receber o acessório. O ideal é que o espelho fique numa posição de destaque, visível assim que se entre na sua casa. Além disso, o espelho também pode ser colocado de forma a refletir uma paisagem ou uma parte especialmente bonita do seu ambiente.

Espelho na metade da parede

O espelho cobre metade da parede, assim garante um ambiente clean e elegante. O material refletivo dá amplitude e iluminação à sala de jantar. Além da versatilidade nas funções, o espelho possui uma variedade de modelos e tamanhos, o que facilita a decoração de uma sala de estar pequena. Com a diversidade de molduras no mercado, o espelho é capaz de mudar qualquer visual da sala de jantar. 

Cobrindo uma parede inteira

Nessa sala de jantar pequena, o espelho ocupa a parede do chão ao teto.  Como resultado, a sala de jantar parece muito maior.  O projeto da imagem ao lado foi criado por Fabiana Rosello Arquitetura e Interiores, localizada em São Paulo. Bem usado, o espelho cobre uma divisória inteira e reflete a composição na outra parede, com quadros incríveis.

Espelho até a altura do aparador

Ao decidir onde colocar o espelho, tenha em mente que o objeto deve refletir os pontos fortes do seu ambiente e não ao contrário. A melhor parede para se usar um espelho é aquela que vai refletir, de modo estratégico algo que você gostaria de destacar, assim, como um arranjo de flores em cima do aparador. Perceba que o espelho está na altura do aparador e ao lado da janela, assim refletindo a luz natural. 

Espelho redondo

O espelho redondo é perfeito para ser colocado no centro da parede, principalmente quando a mesma tem uma tonalidade mais forte. Portanto, os espelhos são vistos como acessórios multifuncionais e que somados ao baixo custo de manutenção, se tornam altamente vantajosos, podendo ser utilizados em todos os ambientes. 

Espelhos em formatos diferentes

SALA DE JANTAR VERSÁTIL VIA HAUS - INDAIAL - SC: Sala de jantar  por VIA HAUS
VIA HAUS

SALA DE JANTAR VERSÁTIL VIA HAUS – INDAIAL – SC

VIA HAUS

Nunca esqueça que o espelho é seu melhor amigo na decoração, especialmente em salas pequenas. O ambiente que você dispõem deve ter moveis proporcionais a ele, nada de exagero! Você pode compor o espelho, por exemplo, com elementos transparentes, como acrílico e vidro. Dessa forma, a decoração não parece pesada. 

E aí? Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!