33 Erros para nunca cometer na hora de decorar a sua casa

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Casa do Páteo
Loading admin actions …

A decoração de uma residência deve ser feita de acordo com o gosto pessoal de quem vai usufruir desse lugar diariamente. Afinal, a casa deve refletir a personalidade e o estilo de vida dos moradores.

Mas, sem a ajuda de um designer de interiores, pode ser difícil colocar seus gostos em prática, levando em conta aspectos importantes como a funcionalidade do ambiente, a harmonização de todos os elementos e cores, o espaço para circulação das pessoas, além da boa ventilação e entrada de luz natural.  

Quando não se tem consciência dessas estratégias, os ambientes podem ficar desaconchegantes, apertados, escuros, abafados e visualmente cansativos. Mesmo que você não pretenda contratar um profissional para decorar sua casa, pode evitar alguns erros simples que vão fazer toda a diferença para o seu conforto e bem-estar. Veja essas dicas.

1. Detalhes desnecessários

Antes de colocar detalhes decorativos, como uma faixa estampada percorrendo a linha horizontal de um móvel, pense que esse detalhe pode deixar o ambiente com visual mais achatado e parecendo menor.

2. Muitas estampas

homify Quartos modernos

A menos que você se sinta muito confortável em um ambiente com diferentes padrões de estampas sobrepostas, é melhor optar por um mesmo padrão e em proporção equilibrada com as cores sólidas.

3. Arte sim, mas com equilíbrio

Se quiser fazer alguma arte chamativa e de tamanho grande em uma parede, ok. Apenas tome o cuidado de adicionar uma mobília neutra para que não vire uma poluição visual.

4. Excesso de objetos sobre os móveis

Quando você exagera na quantidade de objetos aleatórios sobre um móvel, mesmo que ele seja antigo e bem cuidado, vai perder o seu valor, pois ficará em segundo plano.

5. Excessos de utensílios

Se você tem muitos utensílios para guardar nos armários, dê preferência para armários fechados para evitar que os objetos fiquem à mostra, criando um visual desorganizado.

6. Cor vibrante no quarto

QUARTO DO CASAL AL Interiores

Pode parecer interessante colocar um tom de vermelho bem vivo na parede do quarto. Mas, lembre-se que cores muito intensas se tornam cansativas rapidamente, em especial no seu ambiente de descanso.

7. Negligenciar ambientes

Durante uma reforma ou remodelação é normal gerar bagunça. Mas, não adianta redecorar a sala e colocar todas as sobras em um cômodo que é bastante usado e vai ficar à mostra. Antes de redecorar, já pense no que vai fazer com as sobras.

8. Tamanho das janelas

As janelas pequenas só funcionam no banheiro. Se estiver reformando a ponto de quebrar paredes, invista em janelas que permitam uma ótima entrada de luz natural e ventilação.

9. Sofá no canto da janela

O canto da janela, onde está a cortina, nunca deve ser bloqueado com uma sofá, poltrona ou outro móvel, pois traz uma sensação de cantinho do castigo. Mantenha a janela livre e a cortina solta.

10. Cadeiras certas para cada função

Está tudo bem usar cadeiras de modelos diferente na sua mesa, desde que elas cumpram com a função. Uma poltrona, por exemplo, por mais bonita que seja, é um móvel de sala.

11. Móveis aleatórios

Erina Cardoso Corredores, halls e escadas ecléticos

Na hora de redecorar, procure encontrar uma conexão e uma utilidade para todos os móveis que vai usar em cada ambiente. Eles devem harmonizar entre si e fazer sentido naquele espaço.

12. Sofá de canto no meio da sala

Erina Cardoso Salas de estar ecléticas

Se você comprou um sofá de canto, deve colocá-lo em um canto, encostado nas duas paredes. Do contrário vai parecer que sua sala é provisória.

13. Falta de proporção

Erina Cardoso Salas de jantar ecléticas

Móveis muito pequenos em um cômodo médio ou grande deixam o ambiente vazio e desconfortável. Equilibre as proporções dos móveis de acordo com o tamanho do cômodo.

14. Divisórias de escritório em casa

Cada item de mobília e decoração tem uma finalidade. Se você precisar recorrer a uma divisória de escritório para criar um hall mais intimista, ao menos pinte-a da cor das paredes.

15. Cortina menor do que a janela

A cortina deve cobrir toda a janela, sem falta nem excessos. Se a cortina for muito pequena irá trazer o mesmo efeito visual desconfortável de vestir uma roupa que não serve mais.

16. Estampas em harmonia com os móveis

Você até pode usar um papel de parede estampado na cabeceira da cama, mas procure escolher uma tonalidade que harmonize com a cabeceira e os demais cômodos, como nessa foto.

17. Excesso de cores e curvas

A arte é livre e o gosto é de cada um. Mas, tome cuidado para que seu ambiente não se torne enjoativo com tantas cores e curvas, não só na parede, mas no móvel, que parece torto.

18. Fiações à mostra

Seu novo ambiente pode estar lindo depois da nova decoração. Mas, se você deixar fios e cabos à mostra, vai parecer sempre bagunçado.

19. Móveis em posições aleatórias

Colocar os móveis pelos cantos do ambiente pode parecer correto, mas você precisa pensar na usabilidade das coisas, ou seja, mantendo a praticidade de uso, especialmente na cozinha.

20. Quadro em tamanho desproporcional

Mais uma vez a proporção entra em cena mostrando sua importância. Se quiser colocar um quadro na parede, escolha um tamanho adequado que vá valorizar a peça de arte e não fazer parecer que ela está ali porque não tinha onde botar.

21. Móveis velhos

Nem sempre dá para renovar a decoração trocando todos os móveis, mas pense se vale a pena mudar apenas algumas coisas e manter um móvel muito velho. Poderá não ter o resultado que você espera. Programe-se para fazer tudo de uma vez.

22. Objetos fora do lugar

Quando for redecorar, pense em garantir um lugar correto para expor ou para guardar cada coisa. Nem tudo que você usa no dia a dia deve ficar exposto como se fosse parte da decoração.

23. Estampas ultrapassadas

Se for renovar o revestimento das paredes, lembre-se que certos modelos já estão ultrapassados e podem deixar o cômodo com visual velho ao invés de retrô. Mesmo as estampas estilo vintage podem ter um toque de modernidade.

24. Ambiente triste e vazio

Churrasqueira Gourmet - ANTES homify

Não adianta investir em móveis novos se você colocá-los distantes e deixar espaços vazios, com cores mornas que não trazem acolhimento. Pense no resultado antes de investir.

25. Estampas que não combinam

Alguns tipos de estampas não fazem sentido em certos cômodos da casa. Lembre-se disso antes de colocar azulejos ou papéis de parede quadriculados pela sua cozinha.

26. Encanamentos à mostra

La Posa Style Casas modernas

Na cozinha, procure esconder os aquecedores, canos e exaustores na parte interna dos armários para evitar o visual bagunçado e desleixado.

27. Falta de preenchimento

Se o cômodo for grande, você vai precisar pensar em uma forma de preenchê-lo de modo que mantenha espaço para passar sem esbarrar em nada, mas evitando que precise andar muito até chegar do outro lado.

28. Móveis e utensílios soltos

Quanto mais móveis pequenos, como armarinhos, penduradores, escadinhas e banquetas adicionar na sua cozinha pequena, mais bagunçada ela vai parecer.

29. Excesso de estampas combinando

homify

Nos tempos da vovó era chique combinar a estampa em móveis, cortinas, toalhas, tapetes e onde mais fosse possível. Mas, se fizer isso hoje em dia, vai parecer que você voltou algumas décadas no tempo.

30. Cores frias podem ser tristes

homify

Não se esqueça de dar mais vida às paredes. Certas cores, como cinza muito claro ou bege, podem parecer sujas se não forem renovadas e não receberem uma decoração extra de quadros e espelhos, por exemplo.

31. Móveis embaixo da janela

homify

Evite ao máximo colocar móveis e utensílios embaixo da janela, pois além de dificultar o acesso para abrir e fechar as cortinas, fica parecendo que as coisas estão fora do lugar.

32. Acumulação

É simplesmente impossível redecorar um ambiente e deixá-lo bonito e organizado quando você acumula objetos e não tem onde guardá-los adequadamente.  

33. Iluminação fria ausência de cores

Sala de jantar antes, janelas pequenas, ambiente escuro, os móveis de família todos amontoados deixavam o espaço confuso e sem vida. homify

A iluminação adequada faz toda diferença no aconchego de um ambiente. Evite deixar apenas aquela lâmpada branca ou amarela, sem uma luminária para complementar. Invista também em iluminação de piso e de mesa, como abajures, e traga cores contrastantes para criar um espaço mais alegre, dinâmico e convidativo.

Qual dica você achou mais interessante?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!