19 Modelos de prateleiras flutuantes para modernizar a decoração | homify

19 Modelos de prateleiras flutuantes para modernizar a decoração

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Quarto de casal AT arquitetos Quartos modernos
Loading admin actions …

As prateleiras flutuantes são aqueles modelos que não possuem apoio aparente, e isso faz parecer com que estejam flutuando na parede. As fixações da prateleira ficam escondidas dentro da própria prateleira, criando um visual mais limpo e minimalista que combina com vários estilos de decoração mais modernos. Veja, a seguir, ideias lindas de prateleiras flutuantes criadas pelos arquitetos e designers cadastrados na homify, e inspire-se para renovar a decoração de todos os cômodos da casa.

1. Prateleiras invisíveis

Pocket Office Ferraro Habitat Espaços comerciais modernos
Ferraro Habitat

Pocket Office

Ferraro Habitat

Mais do que flutuantes, esses modelos são invisíveis, ou seja, você encaixa o livro na prateleira e fica parecendo que ele está flutuando na parede sem estar apoiado em nada.

2. Prateleiras com iluminação de led

Para completar o efeito moderno desse modelo de prateleira você pode adicionar uma fita de led na parte de baixo dela, criando um visual bem interessante e ainda ganhando iluminação extra.

3. Prateleiras longas

Qualquer tamanho de prateleira pode ser flutuante, inclusive um modelo como esse, que é bem logo e preenche uma parede toda. O visual fica bem mais leve do que colocar uma estante cobrindo toda a parede.

4. Para decorar quarto de criança

No quarto das crianças costuma ter muitos brinquedos, então é legal que a mobília seja mais neutra, sem excessos. As prateleiras flutuantes são perfeitas para essa função.

5. Para área de estudos

Essa é mais uma ideia legal para quarto de criança, mas que funciona para quarto de adultos e home office também. Veja como é mais agradável olhar para essa parede e não ver os suportes embaixo das prateleiras. 

6. Prateleira para uma sala moderna

Nesse projeto, a ideia é trazer conforto visual com modernidade e minimalismo. A prateleira flutuante pode ser usada para apoiar muita coisa, e ainda assim será uma peça leve que complementa a composição.

7. No banheiro

Banheiro social - outro ângulo Daniela Ponsoni Arquitetura Banheiros modernos
Daniela Ponsoni Arquitetura

Banheiro social – outro ângulo

Daniela Ponsoni Arquitetura

Especialmente para banheiros pequenos, a prateleira flutuante é indicada porque permite aproveitar melhor o espaço, sem deixar visualmente poluído.

8. No quarto do bebê

A ideia com led embaixo da prateleira fica simplesmente encantadora no quartinho de bebê que pede uma iluminação bem suave, mas clara o bastante para as trocas de fralda, por exemplo. 

9. Na sacada

Não precisa encher sua sacada de móveis para transformar em um espaço mais aconchegante. Veja essa ideia de prateleira flutuante fixada na parede do parapeito como é simples e funcional.

10. Quarto juvenil moderno

A neutralidade e leveza da madeira clara permite tirar melhor proveito das prateleiras flutuantes. Veja que, mesmo usando 4 prateleiras, esse projeto ficou arejado por conta das cores e do design de cada peça.

11. Sobre a parede de tijolinhos

Prateleira de quadros Revisite Espaços comerciais modernos Azulejo Castanho
Revisite

Prateleira de quadros

Revisite

Quando a sua parede chama bastante a atenção, as prateleiras flutuantes servem para manter o destaque à parede, complementando o visual sem excessos. Para ter esse efeito, a cor da prateleira deve ficar camuflada na cor da parede.

12. Prateleira minimalista na cabeceira

Quarto de Casal AT arquitetos Quartos modernos
AT arquitetos

Quarto de Casal

AT arquitetos

Quer colocar apenas um detalhe decorativo sobre a cabeceira da cama? Então use uma prateleira flutuante minimalista, bem estreita, formando apenas uma linha de apoio para os quadros e outros objetos pequenos.

13. Prateleira no alto

Quarto de Casal AT arquitetos Quartos modernos
AT arquitetos

Quarto de Casal

AT arquitetos

Sim, você pode usar uma prateleira flutuante lá no alto da parede para dar um acabamento no ambiente e deixar tudo mais preenchido. Veja como fica lindo colocar a prateleira emoldurando o papel de parede.

14. Prateleiras no lugar do armário

Requinte, leveza, rusticidade com modernidade. O uso dessas prateleiras flutuantes de madeira foi essencial para conseguir um resultado tão interessante nesse banheiro.

15. Sobre espelhos

Apartamento DD Studio Novak Salas multimídia modernas
Studio Novak

Apartamento DD

Studio Novak

Assim como a ideia da prateleira no alto, emoldurando o papel de parede, você pode fazer usando espelhos grandes e deixando que a prateleira faça o acabamento. 

16. Na cozinha pequena

Aproveitar as paredes é um truque ótimo para ganhar espaço em cômodos pequenos. Nessa cozinha, a prateleira é decorativa, mas fez toda a diferença.

17. Prateleiras no escritório

Bancada de trabalho Arquit&thai Escritórios modernos de madeira e plástico Ambar/dourado
Arquit&thai

Bancada de trabalho

Arquit&thai

Nesse projeto, não só a prateleira lá no alto da parede é flutuante, mas a mesa também. O ambiente fica muito mais limpo assim, só com iluminação de led para valorizar as peças e trazer mais modernidade.

18. Na sala pequena

Não precisa preencher a parede com um painel que vai ocupar bem mais espaço. Use um rack pequeno e uma prateleira simples para a parede da tv na sua sala pequena.

19. No hall

Esse hall cheio de estilo ganhou uma prateleira flutuante e, logo abaixo, um cabideiro. Como é uma entrada não muito larga, essa ideia ficou mais interessante do que usar um móvel grande, com mais profundidade e volume. 

Qual é o seu modelo favorito?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!