Tapetes Grandes para Sala de Estar: 5 Dicas para Escolher o Seu + 9 Inspirações

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Residencial 1 Bernacki Arquitetura Salas de estar modernas Azul
Loading admin actions …

Tapetes grandes sempre impressionam e trazem uma sensação de conforto a salas de estar e, ao contrário do que se pensa, podem ser utilizados em espaços grandes ou pequenos, desde que guardadas as proporções de cada espaço. Os tapetes de maior tamanho são ideais para criar um ambiente de aconchego, além de serem muito importantes no estabelecimento de uma acústica agradável e saudável.

Mas existem vários aspectos que devem ser considerados na sua escolha, como tamanho (mesmo os grandes precisam de limites!), formato, material, cor e estampa. Neste livro de ideias, você vai conhecer esses aspectos em detalhes, além de poder se inspirar em tapetes grandes para a sala de estar. Confira!

Tamanhos

Tapetes são complementos à decoração, portanto devem ser escolhidos por último, quando o estilo já está definido e os móveis comprados, para não haver desarmonia em relação aos móveis, objetos e outros elementos presentes no espaço.

 Para poder escolher o tapete, a primeira coisa a fazer é tirar todas as medidas, seja do espaço ou dos móveis. O tapete precisa ser proporcional ao espaço, não importa se a sala de estar é grande ou pequena, e deve ter largura maior do que a do sofá e com sobra de cerca de 25 cm nas laterais. Deve ainda ocupar todo o espaço à frente do sofá para criar a sensação de amplitude.

[Na imagem, o tapete toma toda a extensão da sala de estar, equilibrando lindamente a decoração branca com o seu tom claro de azul]

O tapete pode preencher espaços vazios ou delimitar uma área, criando uma moldura para destaque ou separação. Se o tapete estiver diante de uma TV, deve haver um espaço livre entre eles para que as pessoas possam transitar. No caso do sofá, alguns centímetros de uma extremidade do tapete deve ficar debaixo dele para deixá-lo bem preso e sem possibilidade de escorregar. É recomendável colocar adesivos antiderrapantes embaixo do tapete para evitar acidentes com o tropeço de idosos e crianças.

[Na imagem, a decoração sólida e sóbria, em tons mais escuros, terrosos e de madeira, ganha vida e dinamismo com o tapete com estampa étnica em cores terrosas]

Formatos

Living Azul e Bege, Sofá Retrátil, Mesa de Centro Sgabello Interiores Salas de estar modernas Madeira Azul
Sgabello Interiores

Living Azul e Bege, Sofá Retrátil, Mesa de Centro

Sgabello Interiores

Existem três formatos de tapete: retangular, quadrado e redondo. Os dois primeiros são os mais recomendados para salas de estar. A escolha por um ou outro formato dependerá do formato da própria sala e do estilo da decoração. Os tapetes de formato redondo também podem ser utilizados na decoração da sala de estar, em especial como pontos focais para destacar um móvel ou objeto, criando um efeito dinâmico.

[Na imagem, a decoração que combina tons claros e neutros com a vibração sutil dos tons claros de azul opta por um tapete estampado nas mesmas cores, destacando a mesa de centro em madeira clara]

Materiais

Os tapetes podem ser fabricados em lã, fibra natural ou sintética, polipropileno e poliéster. Os primeiros são mais caros, mas mais duráveis, e são ideais para regiões de clima frio. São macios e indicados para criar ambientes aconchegantes. Já os de fibras naturais, como sisal ou palha, são indicados para regiões de clima quente.

[Nesta sala de estar em estilo moderno, os tons neutros são a base da decoração, com os quais combina o tapete fofinho em tons de bege escuro]


Se algum morador tiver alergias, o recomendado é o tapete de fibras sintéticas, pois não soltam elos e são de fácil limpeza. Os tapetes de polipropileno também são fáceis de limpar, resistentes e uma ótima alternativa aos feitos em lã e fibras naturais. Já os de poliéster são mais felpudos e macios, confortáveis e agradáveis ao tato.

[ Esta sala de estar pequena e em estilo clássico também tem um tapete grande, de acordo com as suas dimensões. O tapete em estilo persa ocupa toda a extensão da sala, criando um ar de conforto]

Cores

LIVING AUTONOMA Salas de estar modernas
AUTONOMA

LIVING

AUTONOMA


Antes de escolher a cor do tapete, é preciso definir se ele vai ser o ponto focal da decoração ou apenas um complemento. No primeiro caso, pode-se apostar em tapetes em tons mais vibrantes, especialmente se os tons neutros predominam na decoração da sala de estar. Já no segundo caso, é mais indicado escolher cores neutras e claras, como bege, cinza e marrom. Lembre-se também que os tapetes em cores claras ampliam o ambiente, enquanto aqueles com tons escuros dão a sensação de espaço menor.

[Nesta imagem, o tapete grande, liso e em tom neutro delimita e destaca a área do sofá, com um espaço livre para circulação à frente da TV]

Projeto Casa Moderna - Jorge Elmor Elmor Arquitetura Salas de estar modernas
Elmor Arquitetura

Projeto Casa Moderna – Jorge Elmor

Elmor Arquitetura


É preciso ter também em mente que é necessário buscar o equilíbrio na decoração. Se a sala de estar tiver a presença de muitos móveis e objetos de decoração, um  tapete em cores claras dá um respiro e ajuda a evitar um ambiente carregado e com informação excessiva. Se for o contrário, um ambiente com pouco mobiliário e elementos decorativos, o tapete pode ser em cores mais vivas ou escuras. 

[Neste ambiente mais moderno e despojado com cores neutras e madeira, o tapete grande tem estampa com listras largas em tons claros e escuros de bege]

Estampas

A harmonia entre os elementos da decoração também orientam a escolha de estampas. De forma geral, os tapetes lisos são mais indicados quando a decoração é mais carregada, enquanto os estampados são uma boa escolha para salas mais neutras, claras e despojadas, embora possam ser usados em ambientes muito decorados, desde que de maneira equilibrada.

Tapetes estampados, seja em tons neutros ou vibrantes, ficam muito bem em salas de estar modernas, em especial as estampas geométricas. Já a decoração clássica pede a elegância sóbria do tapete persa. No caso de salas em estilo industrial, escandinavo ou minimalista, vão bem tapetes em cores neutras e estampas geométricas em preto e branco, com listras ou losangos. 

[Na imagem acima, o tapete fofinho em cor clara combina perfeitamente com o sofá em tom neutro]

Sala de Estar AF - Curitiba/PR Déco&Co. Arquitetura Salas de estar modernas Madeira Azul
Déco&Co. Arquitetura

Sala de Estar AF – Curitiba/PR

Déco&Co. Arquitetura

Um tipo de estampa perfeito para salas de estar em tons neutros é o listrado, como ponto focal da decoração. Por sua vez, as estampas geométricas são perfeitas para tapetes grandes em salas grandes e também podem aparecer em espaços pequenos com estampas menores.

Uma última dica: é possível ter várias estampas diferentes na decoração da sala de estar, desde que se siga as regras do equilíbrio e da proporcionalidade. Elas podem ser diferentes entre si, mas devem ter algum elemento em comum, como cor, material ou textura. Isso é especialmente verdadeiro quando é preciso harmonizar tapetes de ambientes integrados.

[Aqui a sala de estar é pequena, mas o tapete a forra quase completamente, proporcionando aconchego e conforto]

Qual tapete grande é a cara da sua sala?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!