Salas de TV pequenas: saiba como decorar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Você já deve ter visto aquelas maravilhosas salas de TV – próprias para ver filmes e jogar jogos com todo o conforto – nas páginas das revistas ou nos sites de decoração e pensado que não pode ter algo assim em casa. Talvez porque sua casa seja um apartamento de quarto e sala ou, ainda, um apartamento de um cômodo só.

Mas você se enganou. Existe uma ou várias maneiras de você conseguir ter em casa uma bela sala multimídia sempre que desejar. Basta seguir umas regrinhas que dizem respeito a fatores como iluminação, mobiliário, disposição da TV ou do PC no espaço e, é claro, equipamento.

Com essas mudanças, uma sala multimídia sempre estará disponível para maratona de séries e filmes no final de semana, assim como campeonatos de jogos com os amigos nas noites de quinta-feira. A vida vai ficar ainda mais divertida!

Conheça agora as dicas especiais para criar uma sala de TV no espaço que tem disponível e fazer disso uma grande oportunidade de se divertir, se informar e se encantar.

Use um tapete aconchegante na sala de TV

Ter um tapete aconchegante, almofadas fofinhas e mesinhas para colocar as bebidas e os petiscos é uma medida incontornável para a sala multimídia. Nada é mais gostoso do que ver os amigos esparramados pelo espaço, curtindo o filme e comendo pipoca. Quanto mais acolhedor e aconchegante a sala multimídia for, mais prazerosa será a experiência de todos. Se você não tem muito espaço disponível, pequenos pufes e banquetas podem ser úteis, embora não sejam tão confortáveis. Outra sugestão é ter uma mini-geladeira, especialmente se for um apartamento de um cômodo só. Ela é muito prática, pois ninguém precisa sair da sala para buscar bebidas. 

Não use superfícies refletoras junto à TV

Ninguém nunca pensa nisso, mas a verdade é que a mesa, bancada, aparador ou buffet com superfícies brilhantes refletem as imagens na tela da TV, causando um desconforto visual enquanto se desfruta de um filme ou uma série ou documentário. Assim, procure evitar móveis com essa característica na área de TV. Você logo vai perceber que não haverá brilhos difusos brigando pela sua atenção e isso vai fazer enorme diferença no prazer de acompanhar aquela história incrível de que você tanto gosta ou está louco para ver! De preferência, mantenha a TV em uma posição mais elevada em relação ao móvel, como acontece na imagem acima, um projeto de Adriana Pierantoni Arquitetura e Design

Incline a poltrona

apartamento Peninsula - Barra da Tijuca: Salas multimídia modernas por Isabela Lavenère Arquitetura
Isabela Lavenère Arquitetura

apartamento Peninsula – Barra da Tijuca

Isabela Lavenère Arquitetura

É claro que a sala ou espaço deve ter um sofá bem confortável para que você e seus convidados possam estar bem à vontade durante a exibição de um filme ou jogo. Mas uma boa ideia é ter uma poltrona inclinável, de preferência com uma banqueta para os pés, pois ela é ideal para essa atividade de lazer. Não é à-toa que os cinemas têm poltronas bem espaçosas e confortáveis que fazem as pessoas esquecerem de onde estão enquanto usufruem de um filme. Se qualquer coisa está incômoda, acaba-se não se concentrando no que interessa e a tendência é não se gostar do que viu, sem perceber que não foi o filme mas a poltrona o problema. A ordem é relaxar, portanto pense com carinho no seu cantinho especial para ver séries ou filmes.

Elimine todas as luzes externas

​Santos | Decorados: Salas multimídia modernas por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

​Santos | Decorados

SESSO & DALANEZI

Para se desfrutar realmente de um filme ou série, o melhor mesmo é mergulhar naquele famoso escurinho do cinema. Para isso, é importante que você providencie para que todas as luzes externas sejam eliminadas na hora da exibição. Isso se faz com cortinas pesadas e/ou escuras que vedam totalmente a entrada de luz natural ou artificial no ambiente. Qualquer porta que dê para o espaço deve ser fechada também. E, é claro, as luzes internas devem ser igualmente desligadas, de modo a criar uma verdadeira caverna escura. Só o que deve atrair a atenção deve ser a tela da TV. Desse jeito, e com um bom sistema de som, a experiência vai ser a mesma que se tem no cinema. Não é uma boa ideia?

Providencie todo o equipamento

mmagalhães estúdio_Apartamento Parque: Salas multimídia modernas por mmagalhães estúdio
mmagalhães estúdio

mmagalhães estúdio_Apartamento Parque

mmagalhães estúdio

Ter uma sala multimídia pressupõe investir em um bom equipamento. Assim, pesquise a melhor TV para o seu espaço, tanto em função das dimensões dele, quanto da qualidade de som e imagem que você pode pagar. Reúna na sala não apenas a TV, mas também o equipamento de jogos, o aparelho de som, o aparelho de DVD (se você ainda tem um) e até o computador, que também pode ser usado para jogos, filmes e séries. Se tem uma coleção de DVDs ou BluRay, o lugar ideal para guardá-los é aí pertinho da TV e do aparelho de DVD. É claro que, se tiver recursos para investir em equipamentos, o melhor é um que tenha um bom sistema de som, além de imagem de alta definição. A experiência sempre pode ser melhor: invista nisso, se puder.

Não deixe a TV diante ou ao lado da janela

Manoel Guedes: Salas multimídia industriais por PM Arquitetura
PM Arquitetura

Manoel Guedes

PM Arquitetura

Como já foi dito, uma sala multimídia não pode ter a presença de luzes externas. Essas luzes penetram no espaço pelas janelas, por isso a TV deve ficar em uma parede distante delas. As janelas não devem estar nem ao lado nem adiante de você, pois a luminosidade vai dificultar a visão das imagens na TV. O mais correto é cobrir as janelas com cortinas escuras ou, pelo menos, cortar a luminosidade com cortinas ou persianas mais leves. As persianas são muito práticas em dias de calor, em que é preciso manter as janelas abertas. 

Invista em uma bela poltrona

Nunca é demais lembrar que uma poltrona bem confortável vai ser sua melhor amiga nas noites insones diante da TV. Por isso, não economize: procure a melhor, a mais bonita, a mais ergonômica, a mais original. Leve em conta o estilo da sua sala ou espaço e compre uma poltrona que traga personalidade ao ambiente. Lembre-se de que você também pode usá-la durante sessões de leitura de livros ou jornais. Portanto, escolha com todo o carinho a sua poltrona e faça dela o centro da sua sala ou espaço. Para outras dicas sobre salas multimídia, leia este artigo

Qual é a sua dica para uma sala multimídia?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!