Essas peças cheias de personalidade vão dar um toque vintage à sua casa | homify

Essas peças cheias de personalidade vão dar um toque vintage à sua casa

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Apartamento para jovem casal. Enzo Sobocinski Arquitetura & Interiores Salas de jantar modernas Madeira Azul
Loading admin actions …

Mesmo que você goste de uma decoração moderna, um toque vintage fica interessante e deixa o ambiente com mais personalidade. Se você não consegue imaginar como essa mistura pode ficar legal, vai descobrir agora. Veja lindos exemplos de ambientes criados pelos arquitetos e designers cadastrados na homify, mostrando algumas ou várias referências vintage para se inspirar.

Qual é a diferença entre vintage e retrô?

Antes de partir para as referências é importante saber que peças vintage e retrô não são tudo a mesma coisa, apesar de terem suas semelhanças.

Quando se fala em algo vintage, quer dizer que é uma peça original, feita há algumas décadas – geralmente entre 1920 e 1960, e que ainda funciona em bom estado de conservação.

Já quando se fala em retrô, quer dizer que são peças feitas atualmente, mas inspiradas em um estilo antigo. São peças novas com referência em peças criadas nas últimas décadas – inclusive nos anos 1990, que não estão tão distantes.

Saber essa diferença é legal para escolher entre uma ou outra, e qual delas combina mais com o estilo de decoração que você tem ou está planejando fazer.

Além disso, é bom saber que existe essa diferença para encontrar as lojas certas na hora de comprar esses tipos de peças. Se você for em uma loja de antiguidades, por exemplo, vai encontrar apenas peças vintage. Se você for em uma loja de decoração, poderá encontrar peças retrô.

Apartamento de colecionador

Tem muito o que se observar nesse ambiente, especialmente para quem adora detalhes. Como é um apartamento criado para um colecionador, faz sentido que haja peças variadas, tanto vintage quanto retrô. Nesse caso, quase tudo é retrô, mas o abajur vermelho e branco sobre o aparador é vintage. 

Cadeira clássica no closet moderno

Esse é um exemplo de como é possível criar um ambiente conceitual inserindo uma peça de estilo diferente em um ambiente moderno. Aliás, o tapete conversa com a cadeira. Ficou minimalista, com muita personalidade e elegância.

Sala de jantar com toque vintage

Nessa sala, o profissional mesclou o tom escuro da mesa e mais escuro ainda da estrutura das cadeiras com o caramelo dos encostos para criar a atmosfera vintage, mas com peças retrô. 

Vitrola vintage na estante retrô

Nessa estante, o objeto que mais chama a atenção é a vitrola vintage, que está em perfeita harmonia com o móvel, que é moderno, mas ganhou um toque vintage quando foram mudadas as cores das portas para esse lindo azul contrastando com a cor da madeira.

Poltrona retrô

Esse modelo de poltrona foi criado nos anos 1940 e ficou conhecida como um dos mais importantes projetos de móveis do século XX. Ela está de volta fazendo muito sucesso nos ambientes contemporâneos como uma peça retrô impactante e cheia de conforto.

Ferro de passar antigo

Esses modelos de ferro de passar eram usados antigamente, quando não havia eletricidade, e funcionavam a carvão. Hoje em dia eles costumam ser vistos em museus ou em casas com muitas heranças de família. Essa peça pode ser considerada vintage porque até funciona se você colocar brasa quente dentro e suportar o peso do ferro. Fica bem interessante para decorar a sala.

Sala com objetos colecionáveis

Para quem ama colecionar peças antigas, uma estante ou um rack de madeira, espaçoso e minimalista, é o móvel ideal para dar destaque aos objetos.

Home office acolhedor

Nesse ambiente há uma mescla entre vintage e retrô, tudo harmonizado com essas cores pastéis que remetem à decoração dos anos 70, mas com a funcionalidade das peças mais modernas.

Sala de jantar clássica e moderna

Sala de Jantar Arquitetura 3 Salas de jantar ecléticas
Arquitetura 3

Sala de Jantar

Arquitetura 3

Para essa sala, o profissional mesclou o clássico e o moderno, valorizando o design de cada peça sem exagero na composição. A mesa de jantar tem um design contemporâneo e é cercada por cadeiras retrô da década de 70. Observe também o candelabro holandês e o trio de cadeiras que, juntos, fazem desse ambiente um espaço de arte.

Cozinha retrô

Cozinha retrô Mariana Noguera Cozinhas pequenas
Mariana Noguera

Cozinha retrô

Mariana Noguera

Para quem ama fazer as receitas da vovó, uma cozinha retrô é tudo! Essa, por exemplo, tem esse balcão da pia em um tom pastel cheio de delicadeza, harmonizando com o revestimento de azulejo de metrô que também é retrô.

Espaço de café com toque vintage

Espaço do Café e Lanches Rápidos Rabisco Arquitetura Cozinhas pequenas Turquesa
Rabisco Arquitetura

Espaço do Café e Lanches Rápidos

Rabisco Arquitetura

No piso, piso estilo ladrilho hidráulico. Na parede, uma pintura turquesa divina, No teto, uma luminária que lembra as cafeterias antigas. Quanta personalidade e quanto aconchego nesse lugar.

Quadros retrô

Esses quadrinhos com imagens de propagandas e marcas antigas estão em alta nos projetos dos mais variados estilos para quem gosta de peças com toque vintage. É incrível como esse mix de quadros deu um acabamento perfeito e acolhedor para esse espaço de recreação.

Estampa retrô no buffet

Nessa sala, o toque retrô ficou por conta da estampa amarela que foi inserida no buffet, que também tem um estilo vintage por conta do seu design. 

Cozinha moderna com luminária retrô

Se você tem um ambiente bem moderno e quer colocar apenas um detalhe para dar um toque vintage, mas sem destoar do restante das peças, aqui está um lindo exemplo de luminária que cumpre perfeitamente com esse objetivo e se destaca pela cor.

Mesinha de cabeceira retrô

Que coisa mais linda essa mesinha lateral preta e amarela com gaveteiros e pés de palito para colocar tanto no quarto quanto no home office ou na sala. O toque vintage ficou ainda mais legal com o espelho redondo. 

Aparador vintage para hall

Esse tipo de peça é aquele que você bate o olho e logo pensa que é herança dos avós ou bisavós. É uma peça que carrega valor histórico e fica imponente em um hall de entrada, por exemplo, quando você quer usar, mas não combina com a sua sala ou seu quarto.

Sofá curvo verde-esmeralda

Essa sala moderna ganhou um toque vintage com esse lindo sofá em curva que foi renovado mudando a cor do estofamento. A cor escolhida é uma transição entre o moderno e o vintage que está em alta, mas lembra os anos 60/70.

Banheiro colorido

Banheiro das princesas sereias Projeto Bem Bolado Banheiros modernos Madeira Multi colorido
Projeto Bem Bolado

Banheiro das princesas sereias

Projeto Bem Bolado

Nesse banheiro, a ideia foi deixar as crianças escolherem os detalhes, por isso as gavetas do armário ganharam colorido, mas esses tons pastéis são perfeitos para dar um toque vintage. Junto com esse detalhe, os potes de vidro dispostos nas prateleiras complementam a atmosfera.   

Quais dessas peças você teria na sua decoração?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!