Casa rústica em Minas é perfeita para aproveitar o frio

Santos Arquitetura Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Hoje apresentamos uma belíssima casa de campo em estilo rústico. Localizada na cidade de Amarantina, a Casa Aramantina, projetada pelos arquitetos Jacques Tinoco Rios e Helena Teixeira Rios, do estúdio Casa Design Bras., destaca-se pelo bom gosto, pela integração com a paisagem natural circundante e pela área de lazer com diversas atrações.

O Brasil é um país urbano, mas ainda tem uma economia baseada no agronegócio. Portanto, o campo continua movendo o país. Este Brasil agrário é celebrado pela música sertaneja, que desfruta de grande popularidade. As casas de fazenda, juntamente com as casas de praia, preenchem o imaginário dos brasileiros, que não resistem aos encantos deste mundo rural e do clima tranquilo e relaxante do campo.

Curioso para desvendar todos os ângulos e todos os encantos desta casa de fazenda espetacular? Então confira a seguir mais detalhes e imagens da Casa Aramantina, que além do contato com a natureza e muito conforto, proporciona aos moradores diversas atrações de lazer, para o deleite da família.

Fachada principal

CASA DE FAZENDA homify Casas rústicas Tijolo casa,fazenda,arquitetura,rústica

A residência é composta de duas edificações. Um edifício abriga a maior parte do programa de necessidades, as áreas sociais e íntimas, e o outro edifício abriga a área de lazer, espaço gourmet e espaço lounge. Os dois edifícios foram construídos com estrutura de madeira aparente e são caracterizados pelos telhados inclinados cobertos de telhas cerâmicas, por espaços integrados, abertos para o exterior e pelo uso de materiais naturais, que realçam o estilo campestre e a sensação de aconchego dos ambientes. Além disto, ambos estão situados na parte mais alta do terreno, de modo a desfrutar de vistas panorâmicas privilegiadas da paisagem natural circundante.

Paisagismo

CASA DE FAZENDA homify Casas rústicas casa,fazenda,rústica,madeira

O projeto dedicou atenção especial aos espaços externos. Além da área de lazer cheia de atrações, o paisagismo teve o cuidado de dar aos jardins, que circundam a propriedade, uma aparência exuberante, com destaque para a vegetação tropical, como as palmeiras imperiais, e para o lago artificial.

A entrada principal é marcada por um corredor com piso de madeira de demolição, ladeado pelo muro de pedras naturais com iluminação especial, que evidenciam o caráter rústico da edificação.

Sala de estar

CASA DE FAZENDA homify Salas de estar rústicas casa,fazenda,rústica,arquitetura

A sala de estar está organizada em volta da lareira a lenha e abre-se completamente para o pátio entre a edificação principal e a área de lazer, proporcionando aos moradores vistas privilegiadas para os jardins circundantes. O mobiliário de madeira, com destaque para o sofá de estrutura de madeira e almofadas de cor marrom e para a mesa de centro, dialoga com as esquadrias e com o forro de madeira de demolição e reforçam a sensação de conforto e aconchego.

Se você gosta da ideia de incrementar a decoração da casa com móveis de madeira, leia este artigo com dicas e projetos de interiores que arrasaram no uso de móveis demadeira.

Living room

CASA DE FAZENDA homify Salas de estar rústicas casa,fazenda,arquitetura,rústica

No living room predominam as cores neutras e a presença predominante da madeira. Além das colunas e vigas, a estrutura de madeira aparente da cobertura foi deixada à mostra, evidenciando assim o caráter rústico da construção. O mobiliário de madeira é um dos destaques do projeto de interiores. No living room vale destacar o aparador feito de madeira de demolição, a mesa de centro feita de tronco de árvore e as janelas de madeira, que contrastam com os painéis de vidro, que realçam o estilo campestre e a sensação de acolhimento do ambiente.

Sala de jantar

CASA DE FAZENDA homify Salas de jantar rústicas casa,fazenda,rústica,arquitetura

Além da madeira, o projeto de interiores fez uso de outros materiais naturais, como a pedra, que dialoga com a madeira e com a paisagem do entorno e reforça a aparência rústica dos ambientes. A sala de jantar é composta de uma mesa de madeira de estilo rústica e de cadeiras de estrutura de madeira e de uma luminária artesanal. Além do forro de madeira de demolição com iluminação embutida, a sala de jantar se destaca pelo piso de ladrilhos floridos, que dão um toque de tradição e mais personalidade ao ambiente.

Quarto do casal

CASA DE FAZENDA homify Quartos rústicos casa,fazenda,arquitetura,rústica

Diferentemente da área social, que possui piso de pedra, as áreas íntimas foram revestidas com piso de madeira de demolição. O quarto do casal, além do piso de madeira, conta com uma parede revestida de pedras naturais e forro de madeira de demolição, que dão ao ambiente uma atmosfera rústica e acolhedora apaixonantes. Detalhes como o mobiliário de madeira e a luminária de ferro trabalhado realçam a elegância e a personalidade do ambiente.

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Espaço gourmet

CASA DE FAZENDA homify Varandas, alpendres e terraços rústicos casa,fazenda,rústica,arquitetura

Além do edifício principal, que abriga a maior parte do programa de necessidades,  a equipe de obras construiu um edifício anexo, que abriga a área de lazer, com espaço gourmet e lounge, para a família receber amigos e familiares com mais comodidade e requinte. A área de lazer foi concebida como uma generosa varanda, com espaços integrados e abertos para o espaço exterior. A estrutura de madeira aparente e o mobiliário de madeira de demolição evidenciam a rusticidade do ambiente e dialogam com o edifício principal. Em detalhe, o sino de ferro serve para anunciar que a comida está sobre a mesa e para convidar os amigos e familiares a se reunir.

Jacuzzi ao ar livre

CASA DE FAZENDA homify Casas rústicas casa,fazenda,arquitetura,rústica

Próximo à área de lazer, o projeto criou um deck de madeira, que circunda a banheira jacuzzi ao ar livre, que proporciona aos moradores mais conforto e prazer. Situado na parte mais alta do terreno, o deck de madeira pode ser utilizado como solário, desfrutando de vistas privilegiadas para o lago e todo o entorno.

Piscina

CASA DE FAZENDA homify Casas rústicas casa,fazenda,arquitetura,rústica

E a grande atração da área de lazer desta casa de fazenda espetacular é a piscina, com deck de madeira e jardins circundantes. Situada entre os dois edifícios, a piscina é revestida de pastilhas cerâmicas azuis, conta com um deck de madeira e nos dias de calor proporciona aos moradores e convidados momentos de relaxamento e descontração.

Portanto, além da paisagem natural deslumbrante e da atmosfera tranquila e relaxante, a Casa Aramantina proporciona aos seus moradores espaços aconchegantes e opções de lazer irresistíveis.

Você gostaria de ter uma casa de fazenda para curtir os dias de folga?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista