A Casa Perfeita para os Amantes da Arquitectura Moderna em 10 Imagens de Projecto

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
Casa Bento, Esboçosigma, Lda Esboçosigma, Lda Casas familiares
Loading admin actions …

Desenhar uma casa é um processo sujeito a um grande número de condicionantes e cabe aos arquitectos ultrapassá-las para dar ao cliente aquilo que ele pretende em imagem e funcionalidade. A arquitectura moderna oferece inúmeras possibilidades neste processo, permitindo rasgar janelas quase na extensão da fachada, para optimizar a exposição solar, ou fechar totalmente, para melhorar a privacidade, sem o constrangimento de elementos decorativos supérfluos. Mas, embora já não seja uma estética nova, a arquitectura moderna ainda continua a ter os seus detractores, que se rebelam contra as formas geométricas e simplistas.

Para quem as ama, as casas modernas representam um ideal, não apenas estético, mas de vivência em geral, onde a beleza se faz de linhas depuradas e onde a forma útil supera a forma decorativa na criação estética. E é para esses que a homify traz hoje este projecto belíssimo, da autoria da ESBOÇOSIGMA, LDA, uma empresa que já nos habituou ao melhor, quando toca à arquitectura moderna. Se este é mesmo o seu estilo não pode perder!

Vista a partir do arruamento

Este é um projecto de arquitectura de uma Habitação Unifamiliar com tipologia T3. O terreno de implementação é estreito e longo, o que ditou a forma da casa e a sua relação com a envolvente e com o próprio arruamento.

Neste trabalho os arquitectos fizeram o projecto de arquitectura, o que é apanágio deste gabinete da Maia, que não possui vertente de construção. Isto representa uma vantagem efectiva para si, ao contrário do que possa parecer: – o arquitecto vai focar-se em si, nas suas necessidades e desejos, e contornar as adversidades, de terreno ou outras, para desenhar o melhor projecto, seja em estética, funcionalidade ou arquitectura. E depois pode negociar a construção com outras empresas, solicitando vários orçamentos e optando pela melhor proposta! A separação de incumbências dá-lhe maior grau de liberdade e a certeza de que o foco da elaboração do projecto está nas suas especificações.


Elevando o campo de visão

Vista da rua, como podemos reparar na primeira imagem, a casa vai apresentar-se como uma construção baixa, quase como se tivesse apenas um piso. Mas quando elevamos um pouco o campo de visão percebemos que será constituída por um piso abaixo da cota da soleira (piso 0) e um piso acima da cota da soleira (piso 1), o que permitiu um melhor aproveitamento das condicionantes do terreno.

Entramos

Passando o portão recebe-nos uma moradia de fachada frontal estreita, mas que se desenvolve ao comprido, em três volumes sucessivos unidos por uma faixa central branca que nasce a partir da varanda frontal e abraça toda a casa.

Perspectiva da moradia e da sua implantação

Nesta imagem podemos ver como a moradia se fecha na lateral do piso 1, o piso dos quartos, para manter a privacidade no seu interior. A garagem fica à entrada, no primeiro volume, e a varanda recortou-se em ângulo para dar mais espaço às manobras.

O piso 0

O piso 0, onde se situam as áreas sociais da casa, abre-se quase totalmente para receber a luz solar, protegido pela privacidade de ser abaixo da cota da soleira e por isso ficar abaixo dos muros exteriores, escondido por eles de olhares indiscretos.

Exteriores e comodidades

Na fachada posterior a casa abre-se para desfrutar de um pátio exterior que se estende até ao limite da propriedade, com um deck de madeira e mobiliário de exterior para maior comodidade.


Planos que se intersectam e janelas que se abrem

A imagem dinâmica da moradia irá assentar nos seus planos que, apesar de rígidos, se intersectam e cruzam, permitindo que o piso superior, fechado nas laterais, se abra entre os volumes, em janelas amplas e cómodas, rasgadas sobre o telhado.

Ângulos e materiais

O ângulo da varanda, com o seu recorte agudo e impositivo é parte integrante da imagem simples da casa. Os revestimentos assumem o papel decorativo mais importante, que as guardas de vidro tudo fazem para evidenciar.

Este projecto é uma excelente amostra de como os bons profissionais superam as dificuldades para apresentar trabalhos personalizados e bonitos, que vão além do básico seja em que circunstância for. O artigo termina aqui, mas esta empresa tem muito mais para lhe mostrar. Visite a sua página na homify e entre em contacto através dos dados abaixo:

Morada: Rua Dr. António Sousa Oliveira, 4425-071 Maia

Telemóvel: 919044074

Site: www.esbocosigma.com

Saiba mais sobre esta empresa no artigo ’Esboço Sigma – arquitectura, design e especialidades (Maia)’.



Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista