8 ideias para decorar apartamentos minúsculos

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Apartamentos com um único cômodo podem ser um verdadeiro desafio no que se refere a acomodar todas as necessidades de uma pessoa (ou duas). As quitinetes geralmente são pequenas salas complementadas por um banheiro e uma cozinha igualmente pequenos, enquanto os studios ou lofts normalmente apresentam um grande espaço sem divisórias, possibilitando uma experimentação maior na criação de ambientes.

Em qualquer uma dessas alternativas, o que realmente conta no resultado final é a criatividade na busca de soluções para o habitar, de modo que não falte nenhum ambiente necessário para uma vida satisfatória. Espaços diferenciados para cozinha, sala de estar e quarto podem ser planejados em apenas um cômodo, desde que se utilize as características do espaço a seu favor.

Pode-se até mesmo conseguir privacidade para o quarto de dormir com o recurso de divisórias ou portas de correr. Ou aconchego e personalidade na sala com o uso de tapetes felpudos ou criativos. As possibilidades de se criar um espaço confortável, bonito e funcional em um cômodo apenas são tão grandes quanto a sua capacidade de imaginar soluções de moradia.

Conheça alguns apartamentos de um cômodo só e descubra por que eles são incríveis e surpreendentes!.  

Divida o espaço em três partes: relaxar…

A área de relaxar é obviamente a sala de estar, delimitada pelo tapete claro. A sala de estar funciona também como sala de TV. Ela se mistura à área do quarto já pela parede onde está instalado o closet aberto. Mas sua complementaridade se encontra mais claramente no sofá, que na verdade transforma-se em cama.

Planeje o lay-out da sua casa de cômodo único

Para conseguir os melhores resultados, planeje o lay-out da sua casa de cômodo único com toda a atenção aos detalhes próprios do espaço. Nele, você deve prever a sala de estar, a cozinha, o quarto e talvez até mesmo a sala de jantar e o home-office. No projeto de Semerene Arquitetura Interior,  a cozinha, a área de serviço, a sala de jantar e a sala de estar encontram espaços próprios, mas, ao mesmo tempo, são integradas entre si. O piso de madeira clara funciona como elemento comum entre os ambientes. Para deixar a decoração leve, usa-se madeira clara na bancada que serve de mesa para a sala de jantar, assim como na estrutura das cadeiras claras ou vibrantes. A sala de estar é marcada por uma parede em azul forte, enquanto a cozinha se destaca pela ilha central e pelo planejamento dos equipamentos. Uma estante de metal serve de divisória entre a sala de estar e a área de refeições, sem, no entanto, cortar o olhar. O resultado é um espaço muito bem concebido, com ares joviais e um ar industrial. A imagem é de Joana França. 

Dê atenção ao design de luz

Uma coisa da qual não se pode esquecer em um espaço único é o design de luz. Cada área deve ter uma iluminação planejada especialmente para as atividades que nela ocorrerão. Assim, a cozinha deve ter luz apropriada para a área de preparação e cocção dos alimentos, assim como a área de refeições pede iluminação dirigida, caso da mesa de jantar acima. Esse apartamento, embora não seja um imóvel de cômodo único, apresenta boas soluções para um espaço como esse: ao fundo, um ambiente pensado como home-office conta com iluminação de spots embutidos sobre a bancada de trabalho. Além disso, conta com um sofá que pode fazer as vezes de cama para o morador. A estante-armário branco, com nichos abertos e fechados, acomoda livros, objetos e até roupas, se for o caso. A privacidade é garantida pela porta de correr em madeira clara, que, em outros momentos, pode ser totalmente aberta, aumentando o espaço disponível para circulação e atividade.

Divida o espaço em três partes: comer…

O mais importante é que o espaço seja dividido em três partes: uma área onde relaxar, outra onde comer e outra mais onde dormir. Nesse apartamento de um só cômodo, optou-se por uma decoração basicamente branca com detalhes em vermelho. A cozinha é contígua à sala de estar, dispondo de todo o mobiliário e equipamentos próprios ao ambiente. A iluminação cria uma unidade entre a cozinha e a sala de estar, assim como as peças de mobiliário em vermelho, cuja vibração ajuda a alegrar os ambientes. A mesma unidade ocorre entre sala de estar e quarto, como veremos mais à frente.

Divida o espaço em três partes: dormir

Aqui, tem-se a visão do sofá, que à noite se abre para dar lugar a uma cama de casal, parcialmente escondida atrás do painel. Dessa maneira, a sala de estar e o quarto são, na verdade, um mesmo espaço a ser utilizado de formas diferentes de acordo com o horário e a necessidade. São soluções perfeitas para espaços pequenos, habitados por uma única pessoa ou um casal.

Localize seu quarto em primeiro lugar

A área do quarto deve ser a primeira a ser escolhida. Se possível, já preveja a presença de uma divisória para poder ter mais privacidade. Nesse apartamento de cômodo único, a cama conta com uma bancada de cabeceira, que é separada da sala de estar por uma estante divisória preta. Há iluminação planejada em cima da cabeceira da cama, favorecendo a leitura na hora de dormir. A parede ao lado da cama recebeu pintura mural no estilo grafite, deixando o ambiente ao mesmo tempo artístico e jovem. 

Localize a mesa e o sofá

A seguir, deve-se definir a localização da mesa de refeições e do sofá, estabelecendo as áreas para a sala de jantar/cozinha e sala de estar. Nesse apartamento, a cor preta foi escolhida para demarcar a área da cozinha, que conta com bancada de refeições na mesma cor e banquetas vermelhas. Já a área da sala de estar prioriza os tons claros ou brancos, como é o caso do sofá. Já as paredes recebem quadros com motivos pop, assim como as almofadas do sofá. 

Pense em uma divisória para ter privacidade

A divisão dos espaços pode exigir às vezes uma divisória ou porta de correr no quarto para se ter mais privacidade. Nesse apartamento, a divisória do quarto é uma estante preta que abriga a TV na área da sala de estar. Embora não oculte totalmente o quarto dos olhos alheios, a estante como divisória cria alguma privacidade para quem está na área do quarto, permitindo a presença de outras pessoas no espaço sem muito desconforto. Um apartamento como esse é ideal para jovens estudantes e pessoas solteiras. Para outras dicas sobre quitinetes, leia este artigo.

Qual é a sua dica para um apartamento de um cômodo só?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!