15 Tendências de decoração que sobreviveram ao tempo | homify

15 Tendências de decoração que sobreviveram ao tempo

Pri Fortinho – homify Pri Fortinho – homify
Cozinha Capoeiras - Florianópolis / SC Ponta Cabeça - Arquitetura Criativa Cozinhas modernas Castanho
Loading admin actions …

Assim como acontece na moda, muitas tendências de decoração são atemporais, ou seja, por mais que os anos passem, continuam sendo as queridinhas na casa de muita gente. São móveis, revestimentos e itens decorativos que já se encaixavam em diferentes estilos de decoração desde os tempos da vovó, e que continuam deixando os ambientes cheios de personalidade até hoje.

1. Bancadas de pedra

As bancadas de pedra sempre serão valorizadas por conta da sua beleza, resistência e praticidade para limpar. Além do mais, os modelos são tantos, que têm para todos os gostos. Elas ficam bem na cozinha, no banheiro, na lavanderia e até nos balcões da sala.

2. Piso de granilite

O granilite é feito de uma base cimentícia comporta por areia, cimento, água e grânulos de pedras, que é o que dá esse efeito tão bonito de pedrinhas picadas. Esse tipo de revestimento costumava ser mais usado em pisos, mas atualmente está sendo usado em paredes e bancadas também.

3. Piso amadeirado

Iluminação linear Rabisco Arquitetura Closets MDF Cinza
Rabisco Arquitetura

Iluminação linear

Rabisco Arquitetura

Sempre vai haver espaço para um piso amadeirado cheio de personalidade e conforto. Antigamente as casas eram feitas com madeira de lei e taco, mas hoje em dia existem diversos materiais que trazem a aparência da madeira para dentro de casa, como os laminados, vinílicos e porcelanatos. 

4. Peças de vime

O vime é um material que ultrapassa gerações e combina com todos os estilos de decoração, seja usado em móveis ou em peças decorativas. Pode ser natural ou sintético, para áreas molhadas, mas o fato é que sempre vai trazer uma sensação de conforto ao ambiente.

5. Tapetes de sisal

Sala de Estar integrada Moderna Contemporânea Decoradoria Salas de estar modernas Vidro Azul
Decoradoria

Sala de Estar integrada Moderna Contemporânea

Decoradoria

Na hora de escolher tapetes, a praticidade fica por conta do sisal, uma fibra natural muito bonita e ótima para decorar residências em regiões mais quentes. O sisal é uma das tendências de decoração que se usa há décadas, e promete continuar no gosto das pessoas. 

6. Carpetes

Para quem gosta de ficar descalço em casa e sentir os pés quentes e confortáveis, o revestimento de carpete pelos quartos e salas é indispensável. Ele pode até ser menos usado hoje em dia, mas ainda traz um visual de elegância e está presente em muitos projetos. 

7. Sofás e poltronas estofados

Nem dá para imaginar uma sala sem sofás, poltronas e pufes estofados. Até nas cadeiras da mesa de jantar o estofado tem vez. Hoje em dia os estofados são bem populares, mais já foram objeto de desejo para uma sala cheia de conforto.

8. Arandelas nas paredes

Conforme os projetos de iluminação foram ganhando mais valor e popularidade, as arandelas foram ganhando espaço dentro das casas. Essas luminárias de parede complementam a iluminação com suavidade, e cumprem papel decorativo. São tantos modelos para todos os estilos que não há previsão para saírem de moda.

9. Lustres

Diferente das arandelas, os lustres ainda costumam ser usados como uma peça que agrega valor aos ambientes, em especial a salas de estar, jantar e quartos. Mas, hoje em dia existem modelos bem modernos que se encaixam perfeitamente nas cozinhas e lavabos também. 

10. Azulejo de metrô

BANHO INDUSTRIAL homify Banheiros industriais Azulejo Branco
homify

BANHO INDUSTRIAL

homify

Esse tipo de azulejo tem esse nome porque era usado principalmente nos pontos subterrâneos de transporte público. Justamente por ser simples, minimalista e barato, ganhou as casas de antigamente. Hoje em dia esse azulejo está em alta, principalmente para trazer uma pegada retrô a cozinhas, lavanderias e banheiros.

11. Cama com dossel

As camas com dossel são um sinônimo de riqueza, pois começaram a ser usadas na Idade Média, apenas por quem podia ter uma casa com quartos privativos, ou seja, a nobreza. Hoje em dia elas ganharam um visual modernizado, nem sempre com as cortinas em volta da estrutura, e são ideais para conferir uma atmosfera fantasiosa aos ambientes.

12. Boiseries nas paredes

Parede boiserie Arquit&thai Escritórios modernos Ambar/dourado
Arquit&thai

Parede boiserie

Arquit&thai

Residências com uma decoração clássica ou eclética utilizam muito essas molduras nas paredes para conferir um visual requintado. Atualmente, conforme o design das molduras, é possível deixar o ambiente contemporâneo, mais clean. Esse revestimento começou a ser usado na França, nos séculos 17 e 18, e ainda faz sucesso. 

13. Parede decorada com muitos quadros

Para quem dispensa o boiserie, mas não gosta de paredes vazias, sempre tem a tendência do mix de quadros para decorar e contar histórias. Antigamente era comum fazer paredes repletas de quadros com fotos de família, mas hoje em dia as temáticas dos quadros são bem variadas, e estão sendo especialmente usados em decorações industriais.

14. Barzinho

Antigamente, ter um barzinho na sala de casa era chique. O móvel costumava ser uma réplica em tamanho reduzido de um bar de verdade, com um pequeno balcão, banquetas e uma estrutura aérea para guardar bebidas e pendurar taças. Atualmente, ter um barzinho em casa é “cool”, e os modelos vão desde os grandes embutidos e completos até carrinhos móveis bem pequenos.

15. Panelas penduradas na cozinha

Cozinha Moderna Eclética Preta, Vermelha e Azul Decoradoria Armários e bancadas de cozinha Granito Preto
Decoradoria

Cozinha Moderna Eclética Preta, Vermelha e Azul

Decoradoria

As avós costumavam deixar as panelas penduradas no teto ou na parede da cozinha, ou porque não tinham armários o suficiente ou porque precisavam de mais praticidade, pois cozinhavam o tempo todo. Hoje em dia, usar panelas penduradas no ambiente como parte da decoração é uma tendência que aumentou junto com as varandas gourmet. E, claro, junto com a necessidade das pessoas por reascender as memórias afetivas da cozinha da avó e da comida caseira, servindo como um escape da vida moderna tão atribulada.  

Quais dessas tendências você tem ou gostaria de ter na sua casa?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!