Limpe manchas com produtos baratos ou feitos em casa

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Uma casa ou apartamento tem sempre uma infinidade de coisas para limpar e nem sempre conhecemos formas fáceis de fazer isso. Felizmente, o conhecimento prático de milhares de pessoas está hoje ao alcance de qualquer um, bastando fazer uma pesquisa na internet.

Geralmente, essas dicas ou truques envolvem o uso de substâncias simples, baratas e fáceis de encontrar, como sal, bicarbonato de sódio, vinagre, limão, água gasosa e uma lista enorme de outros produtos. Envolvem também água – muita água.

Pode-se retirar muitas manchas – de gordura, vinho, sangue, urina etc – usando produtos muito comuns e presentes na maioria das residências. Mas o melhor mesmo é quando pode-se unir esses ingredientes acessíveis com um processo de limpeza que se faz sozinho, mais exatamente enquanto a gente dorme. Não é uma grande ideia?

A seguir, apresentamos algumas dicas e truques de limpeza para quem não tem tempo a perder. Coloque-os em prática e tenha bons sonhos!

Para limpar os queimadores do fogão, amônia

Limpar queimadores cheios de gordura e restos de comida pode ser uma tarefa bem exaustiva. Mas é possível ser feita. Antes de dormir,  feche cada queimador em um saco plástico com 1/4 de copo de amônia. Deixá-los de molho nessa substância vai tornar mais fácil limpá-los na manhã seguinte. A amônia também pode ser usada na limpeza do forno engordurado. Basta colocar amônia numa tigela rasa e mantê-la dentro dele por uma noite. No dia seguinte, passe uma esponja ou pano úmido e adeus, sujeira! Os vapores da substância penetram facilmente na gordura do forno, dissolvendo-a e facilitando a limpeza – não precisa nem esfregar.

Para desentupir o bocal do chuveiro, vinagre branco ou de maçã

Casa Familiar mineira: Banheiros modernos por Laura Santos Design
Laura Santos Design

Casa Familiar mineira

Laura Santos Design

Com o passar do tempo, depósitos minerais podem entupir os furinhos do bocal do chuveiro e afetar a qualidade da pressão da água. Para limpar a peça, encha um saco plástico com vinagre branco o suficiente para mergulhar o bocal do chuveiro e o prenda em torno dele com um elástico, deixando-o a noite toda. Na manhã seguinte, retire o plástico e deixe a água escorrer do chuveiro por alguns minutos. O vinagre branco ou de maçã também pode ser usado para limpar manchas brancas do vidro do boxe: borrife uma mistura de água morna e vinagre por toda a extensão do boxe e deixe secar. Mais tarde, borrife a solução novamente e use um pano de limpeza para secar. O resultado será um boxe limpo e brilhante como este do banheiro projetado por  Laura Santos Design

Para limpar formas grudadas, papel toalha e bicarbonato de sódio

Se as suas formas de assar estão cobertas com comida queimada, use uma folha de papel toalha para limpá-las. Coloque a folha de papel toalha sobre toda a forma e cubra-a com água morna. Colocar detergente sobre a folha de papel toalha ajuda a retirar as sujeiras e a gordura. Deixe-a toda a noite e, pela manhã, retire-a e limpe a forma com uma esponja. Para assadeiras que já estão manchadas, esfregue bicarbonato de sódio levemente diluído em água. Deixe a peça de molho por algumas horas ou toda a noite. Depois, esfregue-a de novo e enxágue. Panelas e frigideiras também podem ser limpas dessas maneiras.  

Para limpar a chaleira com vestígios de calcário, limão

O calcário pode impregnar a chaleira por conta do carbonato de cálcio na água da cozinha, formando depósitos de cor esbranquiçada na peça. Para retirar esses depósitos, pode-se utilizar limão, que deve ser cortado em fatias grandes e colocado na chaleira com a adição de água. Deixe ferver e então retire a chaleira do fogo, deixando a água com limão agir durante a noite toda. A acidez do limão ajuda a retirar o calcário. Na manhã seguinte, jogue fora o limão e a água e lave bem a chaleira, que estará como nova.

Para retirar manchas úmidas do sofá ou tapete, bicarbonato de sódio

APTO ANTONIO CARLOS: Salas de estar ecléticas por Mauricio Arruda Design
Mauricio Arruda Design

APTO ANTONIO CARLOS

Mauricio Arruda Design

Se o sofá ou tapete tiver sido vitimado por uma mancha úmida como vômito ou urina, você pode limpá-lo com uma mistura de bicarbonato de sódio e água, que deverá ser passada no local com o auxílio de uma colher. Deixe secar durante a noite e, pela manhã, retire a camada com o aspirador. O bicarbonato de sódio também é ótimo para tirar os maus odores dos sapatos e tênis: basta polvilhá-lo dentro de cada pé e deixá-lo agir por 12 horas, depois do que deve-se retirar o excesso de pó dos sapatos. Outra boa aplicação é nas peças e joias em prata que estão escurecidas. Para limpá-las , faça uma pasta com três partes de bicarbonato para uma parte de água. Esfregue a mistura em cada item e depois enxágue com água morna. Seque com um pano macio e veja a prata brilhar. 

Para tirar manchas de vinho tinto das roupas, sal e água com gás

Adega - Detalhe: Adegas ecléticas por ArkDek
ArkDek

Adega – Detalhe

ArkDek

Se você derrubou vinho tinto na sua roupa favorita, saiba que isso tem solução. Basta esfregar sal na mancha e, em seguida, jogar nela água com gás. O sal ajuda a absorver a mancha, enquanto a água gasosa ajuda a retirá-la. Deixe por alguns minutos e depois enxague a peça de roupa. O sal também retira manchas de sangue molhe a roupa – de algodão, linho e fibras naturais – na água fria com sal, lave em água com sabão e ferva. O sal ainda é muito bom para limpar e tirar o odor de sapatos. Outra aplicação interessante para o sal é na água dos vasos de flores, que duram mais tempo e mais bonitas. Para outras dicas sobre limpeza, leia este artigo.

Qual é a sua dica de limpeza caseira?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!