Como reposicionar a mesa e ter um home-office mais lindo
Escritórios  por ONE STUDIO

Como reposicionar a mesa e ter um home-office mais lindo

Como reposicionar a mesa e ter um home-office mais lindo

Rafaela Maia Rafaela Maia
Rafaela Maia Rafaela Maia
Loading admin actions …

Passamos um tempo precioso em escritórios e ambientes de trabalho. É nesse local que damos vidas aos nossos projetos, sonhos e prestamos serviços. Este é um importante espaço, e que merece ser tratado com muita atenção quando se trata de decoração.

Em um ambiente como um escritório, seja ele em casa ou um escritório de empresa, o espaço deve ser prático e cômodo e, como tal, deve ter apenas os móveis essenciais para que seja possível realizar o seu trabalho e gerar bem estar. Por isso é importante levar em consideração alguns detalhes importantes para a boa organização deste espaço. Além da organização e da iluminação no ambiente de trabalho, o posicionamento da mesa do escritório direciona a decoração de todo o espaço. Este é o móvel mais importante, pois facilita a rotina e a organização, tornando o trabalho mais produtivo e eficaz. Por isso, estar atento a sua posição e disposição da mesa no ambiente, sem dúvida faz toda a diferença no resultado final da organização, para que o seu ambiente de trabalho se transforme em um espaço tranquilo, limpo arejado e bastante aconchegante para se passar boa parte do dia.

Veja neste artigo, algumas dicas para manter a boa organização no seu escritório para valorizar este espaço e o mais importante, fazer você se sentir bem. Confira!

Mesa com vista para o exterior

Evite posicionar a mesa do escritório com a cadeira virada para a parede. Prefira manter a mesa de trabalho voltada para o exterior. Valorize o espaço em toda a sua volta, isso ajuda a melhorar a circulação, e ainda facilita a visualização geral do todo o ambiente. Se não for possível alterar esta situação, como alternativa, aplique um espelho de frente para a parede. Este pequeno ajuste vai aumentar o seu nível de conforto no ambiente.

Evite posicionar a mesa de costas para entrada

Em alguns locais de trabalho, a mesa de trabalho pode estar posicionada de costas para a porta de entrada. Esta posição não é vantajosa, pois você se coloca em uma situação vulnerável e perigosa, que tende a interromper o fluxo e afetar negativamente a qualidade do seu trabalho e desempenho profissional. Por isso, procure posicionar a mesa em um local que seja favorável  e que se tenha visão total de tudo que acontece a volta. 

Este projeto é assinado por Tatyana Pichugina Design.

Esteja pronto para receber

Para um escritório em um prédio comercial ou para sua sala em uma empresa, a atenção deve ser também direcionada para os clientes e pessoas em geral que irá receber. O ambiente deve ser acolhedor e fazer com que você e quem o visita se sinta bem. Para uma sala aconchegante e convidativa, mantenha o ambiente arejado, com espaço para cadeiras e móveis extras, possibilitando a criação de  um segundo ambiente além da mesa de trabalho habitual. Posicione a mesa de trabalho de maneira que fique na lateral da entrada do ambiente, para que o espaço em geral dê a impressão de amplitude, sendo assim gerando automaticamente mais conforto para ambos. 

Este projeto é assinado pelo arquitetos de interiores da One Studio.

Mantenha o espaço organizado

A organização do ambiente de trabalho, é o fator mais importante para o dia a dia tranquilo e mais criativo no trabalho. A mesa organizada, beneficia o fluxo de energia e impulsiona ao sucesso e produtividade. Já a mesa de trabalho com aspecto desordenado,  pode minar sua energia e tornar a rotina de trabalho mais confusa e menos produtiva. Procure sempre investir em móveis como caixas organizadoras, estantes com prateleiras e gavetas com espaços para armazenar documentos e papéis importantes, além dos materiais de uso diário. 

Use a iluminação adequada

Um dos detalhes mais importantes para fazer com que o ambiente seja aconchegante e agradável é a iluminação. A mesa de trabalho, deve ser muito bem iluminada e de preferência, também ter luz natural. A maneira como a mesa é posicionada no ambiente, pode maximizar a iluminação  do ambiente, podendo ajudar na produtividade. Planeje a iluminação de acordo com a disposição da mesa dentro da sala. Procure modos de difundir a luz ambiente em todo o espaço com o objetivo de iluminar o ambiente de maneira uniforme, sem criar contrastes focos exagerados ou sombras.

A iluminação fria, por exemplo, resultam em uma iluminação mais aberta e homogênea. As lâmpadas de LED são lâmpadas com temperatura baixa, de boa intensidade e extremamente econômicas. Uma outra alternativa, é investir em luminárias de mesa  ajustáveis. Assim fica possível alterar a posição do objeto em cima da superfície, bem como da direção da lâmpada, criando foco em pontos importantes do local de trabalho. 

A mesa com acesso a biblioteca

Algumas vezes a falta de espaço no ambiente de trabalho, impedem que se reservem um ambiente exclusivo para montar uma biblioteca particular com os seus exemplares preferidos, ou de utilidades no trabalho. Normalmente eles acabam enfileirados e empilhados em qualquer canto no escritório, deixando o cômodo com um aspecto desorganizado e feio. Por isso, Para manter os livros na mais perfeita ordem e deixar esse ambiente ainda mais organizado e bonito, monte a sua pequena biblioteca nas paredes próximas a mesa de trabalho. Assim você consegue unir organização e funcionalidade, sem comprometer a área de circulação do escritório. Invista em uma estante, ou coloque nichos e prateleiras, e, quando organizados com cuidado,  podem funcionar como uma decoração de estilo clássico para o escritório. 

Este ambiente é assinado por Sic! Zuzanna Dziurawiec.

Gostou das ideias para organizar o seu escritório? Deixe seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!