Decoração zen e elementos místicos: uma casa serena para se reconectar

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
Iluminação personalizada com materiais de excelência , CRIVART CRIVART Escritórios ecléticos
Loading admin actions …

Quando os tempos são conturbados e incertos, o ser humano tem tendência a visitar o seu eu mais espiritual para encontrar força e energia. O ano de 2020 pôs-nos à prova e 2021 adivinha-se igualmente turbulento, pelo que, mais do que nunca, é importante identificarmos aquilo que nos mantém sãos e à tona. Para algumas pessoas, as fontes de força e energia são muito concretas. Outras há que acreditam em algo maior do que elas próprias e que se afastam da experiência sensorial para procurar algo mais abstrato. Muitas voltam-se para os horóscopos, para o esoterismo e até para os cristais enquanto canalizadores de energia.

Perguntar-se-ão os nossos leitores: mas o que tem a homify a ver com isso? Ora, a homify é um site que aborda temas dentro das áreas do design e da decoração e não temos dúvidas de que criar um ambiente zen nas nossas casas é importante para escaparmos à dureza dos dias, mesmo que apenas por umas horas. Hoje, deixamos-lhe algumas dicas para fazer da sua casa um verdadeiro oásis de paz e boas energias.

Ora veja!

1. Tapeçaria na parede

O estilo boémio ou boho sempre foi o mais artístico e condizente com os espíritos-livres. É um estilo que foge um bocado às regras, que deixa mais à imaginação e que é, por isso, perfeito para quem procura decorar um ambiente de forma despojada e zen. Escolhemos este maravilhoso quarto para abrir o nosso livro de ideias porque adoramos a sensação de leveza e felicidade que nos transmite através das cores frescas e vibrantes de que se reveste e da tapeçaria que enquadra a cama com o seu sublime estampado étnico que nos consegue transportar para outras latitudes.

2. Velas

As velas são óptimas para criar um ambiente tranquilo e intimista. Para além de bonitas, não são dispendiosas, havendo até DIYs muito interessantes para fazermos em casa as nossas próprias velas (o que, por si só, é uma actividade leve e divertida). A simples imagem da chama periclitante a dançar no pavio e o brilho suave e delicado que esta chama produz é suficiente para nos apaziguar. No esoterismo, as velas representam uma ligação a um mundo espiritual superior. Mas, deixamos esta interpretação, que nos parece mais pessoal, aos nossos leitores.

Num ambiente que se queira repousante, o tipo de iluminação é fundamental. Em vez de luzes fortes e de tecto, opte por pontos de luz mais discretos que emanem uma luminosidade baixa e difusa, propícia ao espírito zen que aqui procuramos. Disso bom exemplo é este candeeiro artesanal da Crivart que reflectirá a luz de acordo com os desenhos nele recortados, criando uma atmosfera totalmente única e inspiradora.

4. Estatuetas de Buda

Sabedoria, compreensão e cumprimento do destino: estes são alguns dos significados atribuídos às famosas estatuetas de Buda utilizadas amiúde na decoração. Há a crença de que colocar estatuetas de Buda pela casa atrai paz, prosperidade, energia positiva e saúde. No entanto, há estátuas diferentes com significados, também eles, diferentes. O Buda Feliz, porventura o mais popular, está associado à sorte e à abundância. Neste projecto, e para uma recepção plena, a estatueta de Buda surge logo na entrada da casa. Onde poria o seu? Ou os seus?

5. Macramés e caça-sonhos

Os macramés e caça-sonhos são acessórios de decoração bonitos para traduzir a espiritualidade que está indelevelmente associada ao estilo boémio. Feitos à mão e, por isso, únicos, as peças da Casulo são uma boa opção para criar, na sua casa, um ambiente mais zen e místico. Pode pendurá-las na parede por detrás do sofá ou da cama, no quarto dos seus filhos ou até no seu espaço de trabalho.

6. Um cantinho para meditar e/ou fazer ioga

Mente sã em corpo são. Não deixe de criar em sua casa um cantinho para fazer meditação e/ou ioga, práticas que ajudam muito à redução da ansiedade e, subsequentemente, a que se leve uma vida mais calma e saudável. Só precisa de um espaço desocupado e de um tapete próprio para o efeito. Para o ajudar a atingir o estado de espírito pretendido, pode distribuir lanternas para velas pelo chão e incorporar alguns elementos de que já lhe falámos neste artigo: tapeçarias, macramés, candeeiros com luz difusa, velas, entre outros. Se acha que estes elementos são uma fonte de distracção, então mantenha o espaço simples, tal como o da imagem.


7. Prepare o seu espaço ao ar livre

Há os supersticiosos e os cépticos, os espirituais e os terra-a-terra, mas acho que todos concordamos com o poder que o contacto com a natureza tem para nos relaxar. As plantas, os aromas, o som da água e o calor do sol são fontes de vida e de saúde, física e mental. Se tem a sorte de habitar uma casa com um espaço ao ar livre, seja ele um jardim ou uma pequena varanda, não o desaproveite. Para conseguir criar um ambiente boho, privilegie móveis de exterior baixos, almofadas e tapeçarias com padrões étnicos, velas e iluminação difusa. Pode apostar em cores mais fortes, das que não usaria no interior da sua casa, como o vermelho, o ocre, o laranja, o fúcsia, entre outras.

8. Spa em casa

As casas de banho zen evocam uma sensação de paz e de tranquilidade. Uma casa de banho zen é o espaço ideal para tirar um momento para si, logo pela manhã, ou para desfrutar de um banho relaxante após um longo dia de trabalho. Crie um paraíso livre de stress e em jeito de spa na sua casa de banho. Vai ver que fará toda a diferença no seu dia-a-dia.

9. Um cantinho só seu

Escolha um recanto em sua casa para criar uma zona onde se possa aconchegar com um livro ou que seja, tão-somente, um cantinho de pausa onde se possa sentar, desanuviar, beber um chá, quem sabe espreitar o seu horóscopo ou, se os tiver e for o caso, apreciar a beleza dos seus cristais. Entre as pedras mais procuradas estão a ágata, a ametista, o citrino, o cristal de quartzo, a pirita ou a turmalina negra.

10. Um quarto sereno

As más noites de sono afectam significativamente a nossa saúde e o nosso humor no dia-a-dia. As fontes deste problema variam e há muitas pessoas a sofrer de insónias, mas não há dúvidas de que um quarto com uma decoração que propicie o descanso e uma cama confortável é meio caminho andado para dormirmos melhor. Foque-se no lema menos é mais e crie uma atmosfera aconchegante só com o essencial. Os materiais, a iluminação, a paleta cromática e a qualidade dos têxteis são alguns dos aspectos a ter em conta.



Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista