SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Encantadora casa de pedras em Istanbul

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

O uso da pedra na arquitetura é realizado há muitos anos e para diversos povos é uma tradição, mas para cada construção há diferentes técnicas construtivas que variam de acordo com as intempéries e culturas. Acontece que a realidade da construção civil atual oferece formas muito mais baratas e rápidas de construção através do uso do concreto, e portanto a cultura das pedras foi ficando ultrapassada. Mas se refletirmos sobre como tal arquitetura sobrevive ao longo de tantos anos, não nos restará dúvidas em por que seguir com essa tradição mesmo que hoje em dia haja tantas diferentes possibilidades de materiais. Mais do que executar um projeto a partir de técnicas contemporâneas, também é muito interessante explorar a habilidade de unir soluções tradicionais à outras modernas.

Apesar de hoje em dia a casa de pedra ser uma solução mais cara, sua durabilidade ainda é muito superior. Além do valor do material há de considerar também encontrar mão de obra apropriada para a execução. Felizmente, tais feitos não estão completamente extintos e temos a oportunidade de mostrar um projeto contemporâneo que faz uso dessa técnica tão primitiva. Em Istanbul, o estúdio Plano Mimarlik ve Teknoloji assina a obra dessa encantadora casa de pedras que você pode conferir a seguir!

Contato com a natureza

Implantada em meio a natureza, a casa tem uma inserção discreta entre as árvores, ainda que seja tão ampla. Graças a utilização de materiais encontrados na natureza como pedras e madeira a residência é também um bom exemplo de arquitetura sustentável, tópico em alta no momento atual.

Fachadas maciças

Perfeitamente inserida na paisagem, os tons de cinza e bege das rochas contrastam com o verde da natureza que se vê ao fundo. Claramente, há a intenção dos arquitetos em destacar também as portas e janelas em madeira pintadas de vermelho vibrante, enfatizando não apenas sua cor mas também as técnicas de fechamento. Por outro lado, o telhado de duas águas ressalta a arquitetura campestre, dando a essa residência um ar antigo.

Corredores externos

Caminhar por essa casa é definitivamente como uma viagem no tempo, já que tanto os materiais quando a estrutura nos remete as construções antigas. Os corredores externos que dão para o pátio central são elementos que realizam a transição das áreas internas da casa sutilmente, ainda provendo abrigo aos que vem de fora. Novamente as portas e janelas ganham destaque e proporcionam uma atmosfera descontraída e divertida e aqui são combinadas ao tom verde claro da parede, o tom terroso do ladrilho aplicado no piso e, claro, os tons tão presentes das pedras.

Pátio central

Bastante típico na Turquia, os limites dessa tradicional residência conforma um pátio central rodeado pelos diversos ambientes da casa como cozinha, salas e banheiros. Dessa forma, a área externa é responsável pela integração de todos as áreas sociais internas, além de ser uma área de lazer a céu aberto. A circulação de um ambiente à outro pode ser realizada pelos corredores externos, já que são protegidos da chuva.

Iluminação

O render é uma representação artística do projeto antes de ser executado e a partir daí podemos ver determinados efeitos de iluminação. Externamente são previstas luminárias em estilo clássico interiorano para as paredes, assim quando as pedras forem iluminadas o efeito será dramático e impressionante. Um jogo de luz e sombra toma conta das fachadas e as tornam típicas de um romance.

Visão Geral

Para encerrar esse artigo, deixamos uma imagem também criada no computador para que se tenha uma melhor noção da residência como um todo. Fica mais claro a relação do pátio interno com os demais ambientes, assim como a integração da obra com a paisagem ao redor.

Gostou do projeto que separamos? Compartilhe sua opinião.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!