Casa ReFit: Salas de estar rústicas por Ferraro Habitat

Como construir facilmente uma parede de tijolos?

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

O tijolo é uma matéria prima recorrente na construção civil, servindo de base para edificações. Cada vez mais comum é utilizar este material amostra para propósitos decorativos, tanto na parte externa quanto interna da residência.

O tijolo de alvenaria é fabricado com argila e comumente após a sua queima possui uma coloração avermelhada. Na decoração, em diversos cômodos de uma residência como cozinha ou sala de jantar, paredes de tijolos à mostra dão um toque diferente aos cômodos, unindo o aspecto mais rústico com acabamento apropriado. O tijolo possui diferentes tamanhos e espessuras. O menor formato, denominado tijolinho, ao ser revestido com pintura traz uma textura e aparência delicada à superfície.

Sem reboco ou pintada, como parede, coluna ou apenas como detalhe, este material pode ser utilizado de modo versátil. Sua mão de obra é econômica e prática. Por isso, aqui te damos algumas dicas essenciais de como construir sua parede revestida de tijolos de forma de elegante.

Ferramentas e materiais

Casa ReFit: Casas rústicas por Ferraro Habitat

Existem diferentes tipos de tijolos, busque primeiramente os tijolos que você necessita de acordo com a quantidade e volume de aplicação de argamassa que você possui. Os materiais básicos necessários para erguer uma parede são: primeiramente argamassa, água e um balde para realizar esta mistura. Tijolos, espátula, trena, luvas, pá, amarras para a parede, barbante, prego e martelo.

Preparando a parede

Casa ReFit: Salas de estar rústicas por Ferraro Habitat

Uma parede de tijolo não é tão fácil de se construir, antes de por a mão na massa, leve em consideração que a argamassa entre os tijolos também influencia na altura da parede. Normalmente entre cada tijolo, existe 1 cm de argamassa. Caso, você comece da estaca zero diretamente na terra, é necessário construir uma fundação, ou seja, um buraco no solo que servirá como base rígida preenchida com concreto.

Montando a primeira fileira de tijolos

Freguesia do Ó | Decorados: Quartos  por SESSO & DALANEZI
SESSO & DALANEZI

Freguesia do Ó | Decorados

SESSO & DALANEZI

Após reunir os demais materiais e esperar a fundação secar, você pode dar início construção da primeira fileira de tijolos. O correto é fazer um teste com os tijolos secos, sem a argamassa primeiro, visualize-os dentro da vala. Use a trena caso necessário, o planejamento nesta etapa é essencial. 

Montando as fileiras adicionais

Verifique o alinhamento dos blocos na primeira coluna de tijolos, eles serão a base para o nivelamento com as colunas seguintes no sentido vertical do bloco. É necessário dar uma leve martelada para alinha os blocos na horizontal. Após confirmar se está tudo correto, com ajuda de um prego e um barbante ou fio de nylon, estique uma linha entre as duas extremidades da parede, isso servirá de base para a próxima coluna vertical.

Dicas e truque para construir a parede

Primeiramente tenha todos os materiais organizados e fáceis de se encontrar, deste modo, o processo ocorre de maneira mais eficiente. Tente fazer padrões únicos de colocação de tijolos no topo da parede e não tenha medo de se arriscar com os diferentes tipos de propostas, tijolos pequenos, pintados, com tom envelhecido por criar ambientes aconchegantes como é o caso desta sala de estar feita pelo escritório Marcio Campos Arquitetura.

E aí? Preparado para colocar a mão na massa?!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!