Apartamento jovem e contemporâneo em Belo Horizonte

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Imagina que sonho comprar um apartamento na planta e quando receber as chaves já tê-lo do jeito que deseja! Esse é o caso do projeto que mostramos hoje aqui no homify. Sob os cuidados das arquitetas do estúdio CoGa Arquitetura, a reforma do apartamento foi realizada durante a obra do edifício, assim quando o jovem casal mudou-se tudo já estava como gostariam. Alguns revestimentos foram substituídos, a sala foi ampliada, armários foram instalados e intervenções pontuais foram realizadas para otimização dos ambientes.

Um apartamento com personalidade, onde todos os elementos dialogam em harmonia, resultado de uma boa comunicação entre cliente e arquiteto. Como gostamos de mostrar no homify, tamanho não é documento! Quando o espaço é reduzido, apenas necessitamos de determinadas soluções para ganhar espaço, seja através da escolha das cores, seja pela instalação de marcenaria adequada. Confira a seguir o apartamento deste jovem casal.

Sala de jantar

Apartamento FM: Salas de jantar modernas por CoGa Arquitetura
CoGa Arquitetura

Apartamento FM

CoGa Arquitetura

No lugar do piso original, as arquitetas optaram por instalar tacos de peroba que combinados as portas criam uma atmosfera mais acolhedora na sala. A iluminação determina os ambientes, permitindo ilumina-los de forma discreta em momentos distintos, enquanto a luminária pendente ganha destaque e enfoca a mesa de jantar Saarinen com um conjunto de cadeiras Cescas, ambas clássicas do design modernista. Toda a marcenaria do apartamento foi projetada pelo estúdio CoGa Arquitetura em função de organizar todos os objetos que o casal vem acumulando ao longo dos anos, então um armário baixo com aberturas assimétricas percorre toda a sala e distribui livros e CDs do casal, ao mesmo tempo seu tampo superior serve de apoio para eventos esporádicos, como jantares e festas. 

Sala de estar

Apartamento FM: Salas de estar modernas por CoGa Arquitetura
CoGa Arquitetura

Apartamento FM

CoGa Arquitetura

Sem nenhuma divisória, as sala de jantar e estar são integradas e o elemento responsável pela sua união é o armário baixo que percorre abaixo da janela. Aqui combinam-se os tons da madeira com cinza e branco, criando um ambiente clean e relaxante. O revestimento em tecnocimento na parede da TV tem sido usado mais e mais no mercado da arquitetura, pois dá um ar rústico e moderno aos espaços e pode ser usado tanto nas paredes quanto no piso. Junto à TV foram pendurados três gravuras em aquarela, mais um dos objetos que o casal vem colecionando de suas viagens. Dessa forma, vemos a preocupação do projeto em dar destaque aos bens pessoais, em cada canto do apartamento pode-se encontrar um pouco da história dos proprietários.

Escritório

Apartamento FM: Escritórios  por CoGa Arquitetura
CoGa Arquitetura

Apartamento FM

CoGa Arquitetura

Originalmente um terceiro quarto, as paredes desse espaço foram demolidas para ampliação da sala e criação de um escritório ou sala de leitura. Seguindo a mesma linguagem das salas que vimos antes, armários e bancadas percorrem por de baixo da janela, otimizando o espaço de circulação no restante do ambiente, abrindo espaço para uma espreguiçadeira clássica, perfeita para os amantes de leitura. Pelas paredes são espalhados pequenos quadros e gravuras, conformando um clima jovem e despojado. Também abre-se mais espaço para a organização de objetos numa prateleira alta que ganha destaque graças a iluminação.

Para um ambiente ainda mais acolhedor e confortável, um grande tapete em tom claro é colocado e a parede do fundo é pintada de cinza, aumentando a noção de profundidade da sala.

Cozinha

Apartamento FM: Cozinhas modernas por CoGa Arquitetura
CoGa Arquitetura

Apartamento FM

CoGa Arquitetura

Como as salas, a cozinha é integrada aos demais ambientes, porém há a possibilidade de isolamento através de uma porta de correr azul turquesa. Nesse ambiente, os tons são mais escuros, apostou-se nos cinzas e pretos para piso, parede e bancada, dessa forma a cozinha é elegante e ousada. Pela escolha de tons neutros, o azul da porta de correr ganha destaque. O gabinete da pia é todo em cinza, enquanto o armário superior tem suas portas em branco e lâmina de carvalho natural. Novamente o tecnocimento aparece nas paredes e conforma uma cozinha contemporânea e viva.

Hall de entrada

Apartamento FM: Corredores e halls de entrada  por CoGa Arquitetura
CoGa Arquitetura

Apartamento FM

CoGa Arquitetura

A eliminação de um banheiro de serviço abriu a possibilidade de ter-se um hall de entrada, onde o casal pode deixar seus sapatos, bolsas e casacos ao chegar em casa. A porta de entrada e o armário do hall são completamente em madeira o que define o ambiente visualmente sem limitá-lo fisicamente.

Quarto do bebê

Apartamento FM: Quarto infantil  por CoGa Arquitetura
CoGa Arquitetura

Apartamento FM

CoGa Arquitetura

E pra fechar, apresentamos o último quarto a ser implementado no apartamento: o quarto do bebê. Sendo o único ambiente a ser realizado após a entrega das chaves, o quarto traz consigo as mesmas soluções mostradas anteriormente. Cores neutras combinadas a madeira, mobiliário clean e contemporâneo e pequenos objetos espalhados pelo ambiente como elementos decorativos e pessoais.

O que achou do artigo que preparamos? Comente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!