10 jardins internos super aconchegantes!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Vivendo em um país onde as altas temperaturas são a constante, raramente pensamos em um jardim de inverno para as nossas casas. Mas a verdade é que, quando o inverno vem, a ideia se apresenta tentadora, já que um jardim de inverno nos permite ter contato com a natureza sem correr o risco de enfrentar o frio que, muitas vezes, pode nos surpreender.

Um jardim de inverno pode ser também um ótimo lugar para a convivência com a família e os amigos, para colocar a leitura em dia ou, simplesmente, para relaxar e descansar do estresse do cotidiano, sem fazer absolutamente nada a não ser admirar a paisagem pela janela, o céu pelo teto transparente ou as flores que decoram o espaço.

Espaço dos mais versáteis, o jardim de inverno pode ser coberto ou não, interno à casa ou no lado externo, com cultivo de plantas dentro do ambiente ou com muitas vidraças para deixar entrar a visão da natureza presente na paisagem. Pode ser amplo ou pequeno, o que importa é querer ter um e cuidar dele.

Este tipo de ambiente é muito comum nos países frios do Hemisfério Norte, portanto fizemos uma turnê por alguns deles para encontrar jardins de inverno que pudessem agradar também a nós, brasileiros. O passeio não foi em vão: temos 10 lindas imagens que mostram jardins de inverno que podem, sim, nos inspirar a criar os nossos, mais tropicais. Divirta-se! 

Campestre

Jardins de inverno campestres por room architecture
room architecture

Alpine chalet with view to the Dachstein

room architecture

Com vista para uma natureza luxuriante, este jardim de inverno na Áustria se destaca pelo uso da madeira nas esquadrias das largas janelas e nos móveis que decoram o espaço. Outro detalhe importante é a presença de objetos feitos com pele animal, como as almofadas e o tapete, o que lhe confere uma certa rusticidade. Os estofados são claros, assim como as luminárias de teto, tornando o ambiente mais leve e acolhedor.

Em grande estilo

Jardins de inverno modernos por Masson-Wawer Wintergarten GmbH
Masson-Wawer Wintergarten GmbH

Luxuriöser Wintergarten mit dimmbaren Glas

Masson-Wawer Wintergarten GmbH

Este jardim de inverno na Alemanha foi construído como uma extensão da casa imponente. Com vista para um grande e exuberante jardim, a estrutura verde tem vidros resistentes às intempéries, sendo que os do teto têm regulagem de luminosidade. No interior do jardim de inverno, uma ampla sala de jantar toda branca tem o privilégio de ter como pano de fundo a natureza e belas fontes e estátuas. Perfeito para quem tem muito espaço e deseja se dar esse luxo cada vez mais raro, que é usufruir de um jardim dos sonhos.

Interno

Nesta casa de três andares na Alemanha, o piso térreo recebeu grandes janelas de vidro com esquadrias brancas, do chão ao teto, para que também fosse possível desfrutar do verde do jardim nos dias mais frios. O ambiente, de estilo eclético, é um espaço intimista, com poltronas claras e confortáveis contrastando com o piso marrom avermelhado. Mesinhas de centro em fibras naturais complementam a decoração, permitindo que se passe horas agradáveis conversando, lendo ou tomando chá ou um bom conhaque. 

Refúgio

Também na Alemanha, este jardim de inverno se caracteriza por estar no centro da casa, como uma espécie de refúgio contra o clima adverso. Aqui não se tem vista para um jardim, mas um pequeno canteiro abriga arbustos e plantas resistentes de modo a se poder usufruir do verde mesmo confinado à casa. Com portas de vidro em todo o seu entorno, que dão acesso a outras partes da casa, o jardim de inverno abriga uma bela mesa de madeira com poltronas de fibras naturais, conjunto que permite se realizar refeições em um ambiente claro e integrado à natureza. O piso de madeira torna o lugar ainda mais aconchegante e natural.

Cantinho verde

Jardins de inverno ecléticos por homify
homify

Wintergarten – Bungalow Auf einer Ebene

homify

Mesmo quem não tem espaço nem dinheiro para grandes jardins de inverno pode ter um no tamanho exato da sua possibilidade. Um cantinho na sala é suficiente para se montar um pequeno jardim de inverno com plantas e arbustos cultivados em vasos bonitos. É o caso desta casa em estilo eclético na Alemanha que teve este recanto projetado como jardim de inverno. As janela vão do piso ao teto para favorecer a entrada de luz natural, a vegetação é plantada em vasos prateados e o divã de madeira com estofado verde é ideal para relaxar. O lustre delicado, lembrando um dente-de-leão, dá o toque de sofisticação. 

Cantinho verde II

Já este cantinho verde brasileiro, projetado pelo Estúdio Amélia Tarozzo, aproveita uma área externa à casa, tal como o quintal ou a garagem, e cria um jardim de inverno pequeno, mas aconchegante. O que se destaca aqui é o jardim vertical com vasos de plantas viçosas. Outros nichos para plantas se encontram na parede lateral e em alguns vasos sobre suportes. Os tons neutros marcam as treliças do jardim vertical, o telhado transparente e a espreguiçadeira de madeira, assim como o piso. O resultado é um ambiente convidativo para uma pausa no dia-a-dia, onde o verde é o principal destaque.

No quintal

O jardim de inverno desta casa brasileira também foi instalado no quintal, que recebeu piso em madeira, sofá e poltronas em fibras naturais e muitos arbustos vistosos. O tom azul royal do sofá dá um colorido suave ao espaço, ao lado das almofadas com tecidos estampados. As paredes e o teto são pintados de branco, o que aumenta a sensação de espaço e suaviza os elementos mais escuros da decoração. O jardim de inverno conta ainda com uma lareira, um dos principais itens no projeto desses ambientes. 

Clássico

Jardins de inverno clássicos por Ploughcroft
Ploughcroft

Roofing projects

Ploughcroft

Construído no Reino Unido, este jardim de inverno é em estilo clássico, com grandes vidraças em toda a extensão das paredes que dão vista para o jardim. Todo em branco e tons neutros, o mobiliário tem linhas arredondadas e solidez. Sofás e poltronas confortáveis estão prontas para receberem os moradores em manhãs e tardes frias, que não serão sentidas graças ao sistema de aquecimento a gás. O piso de madeira e o tapete fofinho proporcionam ainda mais aconchego.

Clássico II

Jardins de inverno clássicos por Stange Kraft Ltd
Stange Kraft Ltd

Conservatory 2

Stange Kraft Ltd

Também no Reino Unido, este jardim de inverno amplo e sólido dá vista para um grande jardim e funciona com sala de estar para os moradores. O teto de vidro e as vidraças em toda a extensão das paredes permitem a farta entrada de luz natural. O mobiliário clássico privilegia o sofá em L cinza com almofadas cinza e vermelhas, assim como a poltrona xadrez cinza e vermelha. O piso claro confere leveza ao ambiente.

Campestre II

Localizado na Alemanha, este belo jardim de inverno tem largas vidraças na construção e pé-direito bem alto. Um conjunto de mesa e cadeiras em madeira clara fazem parceria com o bonito guarda-louças também em madeira. Um sofá de couro preto completa a decoração, que conta ainda com vasos com arbustos e um piso claro com desenhos em relevo. Para mais dicas sobre jardins de inverno, leia este artigo.

O que é mais importante em um jardim de inverno?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!