Piscina Integrada: Casas modernas por alessandra_arquiteta

Com linhas curvas e piscina de sonho, essa casa arrasa!

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein”, Oscar Niemeyer. 

Conhecido como um dos maiores arquitetos brasileiros, Oscar Niemeyer deixou um legado de curvas no Brasil. Um exemplo da herança deixada por ele é o belíssimo edifício Copan. O prédio, que está entre seus projetos mais famosos, está localizado no cinzento e caótico centro de São Paulo, mas o seu formato, que lembra uma onda do mar, consegue suavizar a dureza dos edifícios retos e incolores da cidade.   

Mesmo com toda a escola de Niemeyer, as linhas retas estão em evidência há muito tempo na arquitetura moderna, a grande aposta da arquiteta Alessandra para esta casa foram as curvas. Cada vez mais arquitetos têm usado as linhas curvas em conjunto com formas retas para dar um balanço diferente aos projetos arquitetônicos. As curvas são conhecidas por serem mais orgânicas, por imitar as formas da natureza como as montanhas e as nuvens, do corpo da mulher e por dar mais leveza a uma edificação. Neste livro de ideias você pode conferir que há beleza, e muita, em linhas mais orgânicas.

Ângulos assimétricos

Piscina Integrada: Casas modernas por alessandra_arquiteta
alessandra_arquiteta

Piscina Integrada

alessandra_arquiteta

É na arquitetura residencial que as curvas têm feito mais sucesso. As formas redondadas e assimétricas fazem com que as fachadas das residências se tornem mais dinâmicas, com mais movimento. Isso porque dependendo do ângulo que você observar o edíficio terá uma impressão completamente diferente.

Sinuosidades de uma linda casa!

Curvas que dançam

Curvas que definem estética: Casas modernas por alessandra_arquiteta
alessandra_arquiteta

Curvas que definem estética

alessandra_arquiteta

Vista por um outro ângulo, a residência parece muito diferente. Além das curvas na fachada, a arquiteta também adicionou o mesmo movimento à piscina. Este encontro entre as linhas sinuosas do concreto branco e as linhas da piscina azul cria um dinamismo e um cenário parecido com uma dança contemporânea.

As paredes de vidro espelhado refletem os murais – que fazem parte da entrada da habitação – e também refletem as árvores do entorno. A ideia é criar um desenho único e fazer com que toda a moradia pareça fazer parte de uma pintura. 

Cascata de vidro

Escada e Cascata de vidro: Corredores e halls de entrada  por alessandra_arquiteta
alessandra_arquiteta

Escada e Cascata de vidro

alessandra_arquiteta

A área da piscina está integrada com toda a casa. Neste pequeno recinto de passagem, é possível observar como a escada colocada sobre a água com uma cascata de vidro criou uma imagem interessante. Enquanto subimos os degraus, a sensação é de que chegaremos em uma floresta ou até mesmo no céu. 

Murais

Entrada Principal: Casas modernas por alessandra_arquiteta
alessandra_arquiteta

Entrada Principal

alessandra_arquiteta

Você se lembra dos murais refletidos nas paredes de vidro? Eles fazem parte da entrada da casa e deixam o ambiente que abriga também a garagem mais leve. Uma pequena galeria de arte dá as boas-vindas aos amigos e convidados dos proprietário.

Uma piscina encantadora

O que você acha das linhas curvas na arquitetura?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!