9 portas e portões maravilhosos para se inspirar

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Portas são itens essenciais na decoração e na segurança de uma casa. Portas externas e internas têm funções diferentes, sendo que as primeiras devem proteger a propriedade e as segundas devem prover privacidade. Mesmo assim, ambos os tipos de porta podem ser originais e agregar personalidade ao projeto de uma casa ou apartamento.

Os tipos de porta disponíveis no mercado ou que se pode mandar fazer são as mais variadas, tanto em termos de material (madeira, ferro, vidro, aço, vitral), quanto em termos de modelo (uma folha, folha dupla, pivotante, camarão, sanfonada, de correr, de trilho, saloon, com desenhos etc). 

Portanto, é muito fácil encontrar portas e portões que atendam às necessidades do espaço interno ou externo, assim como ao estilo que se quer imprimir aos diferentes ambientes. Alguns desses modelos são perfeitos para espaços reduzidos, como as portas de correr e as sanfonadas. Outros proporcionam beleza, delicadeza, humor ou solidez, de acordo com o conceito que orienta o projeto da casa ou apartamento.

Conheça agora algumas portas que, com certeza, se abrem para o novo e se inspire nelas para substituir as suas por mais charme e bom gosto!

Porta de entrada rústica com detalhes em metal

A mistura de madeira com metal dá o tom dessa porta de entrada, iluminada por duas arandelas. A porta comunica aos visitantes o estilo geral da casa: uma morada que mistura toques rústicos com design de linhas retas e discretas. O jardim com plantas tropicais e balizadores discretos coopera com o efeito. 

Moderna: porta vermelha com folha em vidro

Janelas   por ユミラ建築設計室
ユミラ建築設計室

音楽家の家「Casa Felice」

ユミラ建築設計室

A cor vermelha se destaca nesta porta de estilo moderno, com uma folha móvel em madeira pintada e outra em vidro que faz as vezes de janela. O conjunto é ornado por um mosaico colorido, que lhe confere um ar vibrante. A parte envidraçada permite maior entrada de luz no hall de entrada, enquanto a porta propriamente dita dá um toque moderno à fachada da casa. O projeto para a entrada da residência lembra as obras de arte abstrata do pintor holandês Piet Mondrian, da escola neoplasticista. Assim, a porta não tem apenas valor funcional, mas também intenção estética, o que valoriza ainda mais a fachada da casa.

Chic: porta pivotante com batente de madeira e vidro

A entrada desta casa ganhou sofisticação com um porta pivotante em madeira e vidro branco instalada em um batente de pedra, o qual, por sua vez, foi cercado por vidro temperado. A porta pivotante permite que mais luminosidade entre no hall de entrada, assim como a estrutura em vidro. A parede lateral em vermelho realça o conjunto de madeira, mármore e vidro da porta, dando à entrada um toque vibrante. Já o piso de cimento cinza contrasta com o piso branco do hall de entrada, destacando a leveza da porta. A escultura em metal diante desta dá um tom artístico ao espaço. Chic sem afetação!

Exuberante: portão de aço com desenhos sinuosos de folha

Em casas amplas, a entrada passa antes por um portão que tem por objetivo garantir segurança à residência. Mas isso não significa que ele tenha que ser desprovido de charme e sofisticação. A exuberância pode marcar a entrada da casa com um portão original como o da imagem acima. Confeccionado em aço, o portão apresenta folhas decoradas que imitam os fios reticulados de uma folha vegetal, oferecendo desenhos sinuosos e elegantes em uma estilização da natureza. A parte de trás do portão apresenta uma lâmina clara também em metal que reflete a luz de preenchimento. A mistura de materiais surge na cobertura do portão, em varas de bambu, enfatizando o aspecto rústico. Já a cor vibrante dos muros laterais agrega intensidade ao conjunto. Impossível passar despercebida!

Campestre: porta com divisão e cor vibrante

Nessa casa em estilo campestre, com estrutura em madeira aparente, a opção é por uma porta de folha simples, mas com divisão entre a parte inferior maciça e a parte superior em vidro. A cor vermelha da porta de entrada confere mais vida e calor à fachada e se harmoniza com as paredes brancas da área interna da casa. Simples e bonita, essa porta proporciona mais luminosidade ao interior da casa e mantém os animais de estimação ou criação do lado de fora sempre que se quiser abrir a parte superior e arejar a habitação. Uma porta rústica e colorida que deixa qualquer casa de campo mais encantadora!

Artística: porta pivotante com desenhos geométricos

No projeto de Patricia Azoni Arquitetura e Arte,  a arte é a marca da bela porta pivotante em MDF, que recebeu recortes a laser para formar desenhos geométricos. Pintada de preto, a porta interna vazada serve de divisória elegante e sofisticada entre a área social e a entrada da residência. Muito bonita e especial, a estrutura confere personalidade ao ambiente de maneira discreta e artística. Uma bela ideia para casas refinadas! A imagem é de Nizo Gomide Fotografia.

Minimalista: porta de correr em vidro fosco e madeira clara

Janelas   por MOVI ITALIA SRL
MOVI ITALIA SRL

MILO SCORREVOLE

MOVI ITALIA SRL

Uma boa maneira de separar ambientes e preservar a privacidade deles, a porta interna desta casa é de correr, o que minimiza o uso do espaço, e feita em vidro fosco com madeira clara, o que permite a passagem de luminosidade entre os dois lados dela. Com um ar francamente minimalista, a porta divisória traz leveza e suavidade à decoração. Ela também fica bem em espaços em estilo escandinavo, em que se privilegia as cores claras e as linhas simples e retas. Perfeita para um ambiente clean e natural!

Rústica: porta branca de duas folhas em madeira e vidro

Portas interiores  por FingerHaus GmbH
FingerHaus GmbH

MEDLEY 210 A – Extra breite Tür

FingerHaus GmbH

Também utilizada como forma de separar os ambientes contíguos, essa porta de madeira pintada de branco tem duas folhas e grandes visores em vidro. Esse material permite que a luz natural passe de um lado a outro da porta, melhorando a luminosidade de ambos os lados. Também permite que se tenha acesso visual ao que passa nas duas áreas, mesmo preservando a privacidade e a separação acústica dos espaços. Com um apelo mais rústico, a porta branca complementa lindamente a decoração prioritariamente em madeira. Beleza e suavidade se reúnem em um só elemento, que enfeita dois ambientes diferentes com a mesma presença!

Criativa: porta em madeira com faixa rosa e luz em LED amarela

Janelas   por Applelec
Applelec

Outdoor illuminated doorframe

Applelec

Novamente à entrada da casa, a porta de folha simples em madeira se destaca por apresentar uma faixa vertical pintada de rosa e luzes em LED amarelas no batente, criando um efeito levemente vibrante e colorido. O artifício da luz em LED traz modernidade a uma porta que, de outra maneira, seria bastante convencional. O conjunto complementa com perfeição a fachada da casa marcada por estruturas na cor cinza grafite. Para outras dicas sobre portas, leia este artigo.

Qual porta você queria ter na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!