por Hiren Patel Architects

Com cara de palácio, casa de luxo de 840 m² vai te deixar boquiaberto

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

As grandes cidades possuem um microclima específico. A aglomeração de edificações, as superfícies asfaltadas e pavimentadas e a existência de poucas áreas verdes criam verdadeiras ilhas de calor e um clima sufocante. As áreas verdes não são apenas decorativas. Um jardim não tem apenas a função ornamental de proporcionar uma vista agradável. As áreas verdes têm funções importantes, como garantir a infiltração das águas da chuva no solo, garantir áreas de sombra e de umidade, que regulam o microclima. Portanto, a arquitetura e paisagismo devem ser pensados e concebidos como duas coisas indissociáveis.

Homify desembarca hoje na Índia, para apresentar uma casa maravilhosa de 836 m² com cara de palácio. Localizada em Ahmedabad, Gujarat, a residência, denominada The Frill House, projetada pelo estúdio Hiren Patel Arquitetos, tem como foco principal a paisagem. Cercada de uma paisagem natural exuberante, a casa possui um jardim de inverno e um jardim de verão, que contribuem para o ótimo desempenho térmico dos ambientes e proporcionam belas vistas para os moradores. Todos os ambientes se abrem para os jardins circundantes. No interior, o mobiliário personalizado, cores, obras de arte e peças decorativas indianas ornamentam os ambientes e realçam a cultura local e a atmosfera alegre.

Curioso para desvendar todos os ângulos e todos os encantos deste verdadeiro palácio indiano? Então confira a seguir mais detalhes e mais imagens desta casa incrível, que promove uma verdadeira fusão com a natureza circundante. As imagens são de autoria de Sebastian Zachariah.

Sala de estar

A sala de estar é rodeada de planos envidraçados, sem esquadrias, que criam a sensação da sala de estar está em meio ao jardim exuberante. O piso de madeira realça a integração com o jardim de palmeiras e a sensação de aconchego do ambiente. O sofá de design elegante e de cor branca serve para realçar o protagonismo da vista para o jardim. A sala de estar conta ainda com uma mesa de centro contemporânea, vasos decorativos e almofadas coloridas que dão charme e personalidade ao ambiente.

Fachada principal

A fachada imponente da residência evidencia os traços modernos e o estilo mediterrâneo do edifício. A casa é composta de volumes retangulares, de superfícies predominantemente brancas, de generosas aberturas que proporcionam vistas privilegiadas e melhores condições térmicas, e de elementos em madeira, com destaque para a cobertura de madeira do terraço, à direita, situado no pavimento superior, que dá um toque tradicional ao edifício. Mas não é só a aparência palaciana que nos desperta a atenção nesta casa. A arquitetura, a paisagem natural e os jardins que circundam a residência formam um conjunto harmonioso que realçam a atmosfera tranquila e exuberante da residência.  

Paisagismo

A casa priorizou grandes aberturas e generosos planos envidraçados de modo a integrar todos os ambientes da casa com os espaços externos.  

Além da vegetação exuberante e da paisagem natural ao redor da edificação, o projeto criou dois jardins principais, um jardim de inverno e um jardim de verão, que desempenham uma função de controle da temperatura do microclima. O jardim de verão, no lado norte, possui um amplo gramado e recebe a luz do sol da manhã e é sombreado pelo edifício no período da tarde. O jardim de inverno, no lado sul, foi concebido como recorte de uma floresta, com árvores imponentes, para fornecer sombras sobre o edifício e evitar portanto o aquecimento dos espaços internos.

Entrada principal

A casa, ou palácio indiano, possui uma entrada monumental e enigmática, marcada, pelo jardim, pelos vasos rústicos preenchidos com água e pelo deck de madeira que conduz ao hall de entrada. Curioso notar que ao entrar na casa, após atravessar um portal de madeira monumental, que também serve como brise para o pavimento superior, temos uma vista panorâmica do jardim exuberante situado na parte posterior da propriedade, realçando o foco do projeto na paisagem e na natureza. O hall de entrada também serve como varanda, como espaço de estar, no qual a contemplação da natureza tem efeito hipnotizante.

Salão das obras de arte

Além das belezas naturais ao redor da edificação, a casa abriga em seu interior obras de arte e peças artesanais indianas, que valorizam a cultura e a tradição locais e agregam sofisticação e personalidade aos ambientes. Neste espaço, que poderíamos chamar de salão das obras de arte, esculturas, objetos decorativos e peças de mobiliário personalizado homenageiam a cultura indiana e realçam a sensação de comodidade e aconchego do ambiente.

Sala de jantar

Os espaços de convivência são compartimentados, mas todos os ambientes, sociais e íntimos, priorizam a integração com a paisagem natural e com os jardins que circundam a casa. Não há como não destacar o piso de mármore de superfícies reflexivas que conferem requinte e luxo aos ambientes.

A sala de jantar é composta de uma mesa de jantar de madeira forma quadrangular, de conjunto de cadeiras de estrutura de madeira e de uma luminária de luzes de LED de design contemporâneo, que realçam a elegância e a sofisticação do ambiente. Elementos tradicionais, como peças decorativas e os painéis de vidro, que servem como divisórias e obras de arte, dão um toque de requinte e mais personalidade ao ambiente.

Suíte master

O quarto do casal esbanja conforto e elegância. O destaque fica por conta do mobiliário personalizado feito de madeira, que garante o conforto e dá um toque de tradição e personalidade ao ambiente. As superfícies neutras predominantes criam uma atmosfera elegante e relaxante. O quarto está interligado a um terraço, que proporciona vistas privilegiadas da paisagem natural do entorno.

Mais informações sobre projetos de quartos, você encontra aqui.

Banho do casal

O banho do casal se destaca pelos materiais nobres de revestimento. O piso de mármore, de cor bege, e as paredes revestidas de mármore de cor preta, realçam a elegância e dão um toque de luxo ao ambiente. Um dos destaques do ambiente é o painel divisório, ornamentado com rosas, que agregam charme e romantismo ao ambiente. A banheira de estilo free standing, revestida de madeira, proporciona maior conforto e requinte ao banho do casal.   

Continue navegando em nosso site. Neste artigo, você pode apreciar mais uma casa indiana deslumbrante.

Do que você mais gostou neste casa indiana?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!