Cozinha: Cozinhas modernas por Arquitetura 8 - Ana Spagnuolo & Marcos Ribeiro

Praticidade com cozinhas planejadas

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

As cozinhas planejadas são um investimento que vale cada centavo. Campeãs no aproveitamento ótimo do espaço, elas organizam todos os eletrodomésticos e utensílios de maneira perfeita e com toda a elegância. 

Nas cozinhas planejadas, cada coisa tem seu lugar e sempre há espaço para mais louças e travessas. Além disso, os materiais empregados são escolhidos a dedo para que o ambiente tenha o estilo desejado, seja ele qual for.

Assim, na hora de reformar ou montar sua cozinha, pense com carinho na possibilidade de fazê-la planejada. A verdade é que, ao fazê-lo, se consegue unir a praticidade com a beleza da melhor forma possível.

Para que você tenha algumas boas ideias para a sua cozinha planejada, selecionamos 10 imagens muito inspiradoras. Descubra o encanto de cada uma delas!

Rústica e colorida

No projeto desenvolvido pela Tikkanen Arquitetura, a cozinha planejada se destaca pelo estilo rústico, proporcionado pelos armários em madeira, e pelo colorido, apresentado pela bancada vermelho vivo e pela decoração com azulejos de diferentes padronagens. A combinação da base em madeira com o tampo vermelho é pouco comum e dá vivacidade ao ambiente. A bancada se harmoniza também com os pequenos eletrodomésticos vermelhos. Já o cinza prateado dos eletrodomésticos maiores é contrabalanceado pelos azulejos coloridos em toda a extensão. Na parte superior, os armários brancos suavizam a vibração dos balcões logo abaixo. 

Moderna e colorida

Nesta cozinha planejada em estilo moderno, o colorido aparece no piso com diversos motivos e nos detalhes em amarelo nos armários e prateleiras. A opção básica foi pela cor branca, que se encontra no balcão com cooktop, no gabinete da pia e nos armários superiores e inferiores onde foram instalados a geladeira e os fornos. Uma bancada clara com duas banquetas em madeira e fibra natural complementam o ambiente, que consegue ser clean e alegre ao mesmo tempo. A imagem é de Carlos Edler.

Eletrodomésticos embutidos

Uma das características mais comuns das cozinhas planejadas é o fato de apresentar eletrodomésticos embutidos em um armário feito sob medida. É o caso desta cozinha onde predomina o branco: a geladeira, e os fornos estão instalados em um móvel na parede oposta à ilha central, onde está o cooktop e a bancada para refeições em madeira. O tampo da pia e toda a bancada lateral e do cooktop são em granito grafite, que se harmoniza perfeitamente com o cinza prateado da coifa e dos eletrodomésticos. Toques de cor aparecem nas panelas vermelhas, na estante verde e na mesa de madeira com detalhes em verde. Também a parede sobre a mesa apresenta azulejos decorados em tons neutros, criando um efeito bonito e agradável. A imagem é de J. Vilhora.

Em preto e branco

Nesta cozinha planejada moderna, a bancada de trabalho, constituída pelo gabinete da pia, pelo balcão do cooktop e pelo balcão do forno, tem tampo preto de granito e armários inferiores brancos, que contrastam harmoniosamente com o piso preto e os eletrodomésticos cinza-prateados. Uma faixa preta de granito circunda toda a extensão da bancada de trabalho, contrastando com as paredes e as cortinas brancas. O balcão do cooktop tem, na sua parte anterior, uma bancada de refeições com banquetas. Além disso, toda uma parede à esquerda do cooktop tem armários em tom bege e uma mesa com cadeiras de madeira. O aproveitamento do espaço é total e permite o pleno funcionamento da cozinha. A imagem é de J. Vilhora.

Branco e azul

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil: Cozinhas clássicas por Samara Barbosa Arquitetura
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

Em estilo clássico, esta cozinha se destaca pelos armários, gabinetes e balcões brancos, com detalhes em relevo e puxadores redondos, assim como pelo uso do azul royal nas paredes, nos tampos das bancadas e no fogão. O contraste das duas cores dão vida ao ambiente, que conta ainda com pontos em amarelo, um dos conceitos do projeto. O piso bege dá profundidade à brancura dos armários e das paredes, sem roubar a atenção do mobiliário. Uma cozinha perfeitamente planejada para uma residência à beira-mar. 

Em preto e branco II

Nesta cozinha planejada em estilo moderno, o uso das cores branca e preta surge em todas as peças do mobiliário, de maneira elegante e equilibrada. Aqui os armários inferiores em madeira são pretos com tampo branco e os armários superiores são de vidro pintado de branco. Os eletrodomésticos em aço inox contribuem para o aspecto arrojado do projeto. O piso em porcelanato bege suaviza o contraste dos móveis, que incluem ainda a mesa e cadeiras brancas da sala de almoço.

Cozinha gourmet

Outra possibilidade de cozinha planejada é a cozinha gourmet, um espaço para convivência com familiares e amigos durante refeições caprichadas e descontraídas. No exemplo ao lado, o mobiliário é em tom madeirado, mesmo tom do piso em porcelanato, e os tampos são em silestone. O cooktop em ilha, assim como a bancada de refeições para duas pessoas, são pensadas para integrar-se com a sala de jantar. As banquetas em madeira têm encostos em fibra, o que dá um toque rústico ao ambiente. 

Madeira e mármore

Nesta bela cozinha planejada com copa, o destaque é para o uso dos revestimentos. Enquanto a parede em que se encontra a janela é revestida em madeira escura, a mesma da prateleira superior, toda a extensão da bancada de trabalho – pia, balcão e fogão – tem tampo e faixa na parede em mármore branco e preto, o que dá um aspecto sofisticado ao ambiente. Assim como o piso, os armários inferiores são brancos, o que dá leveza ao espaço. As esquadrias brancas da janela obtêm o mesmo efeito, assim como a porta em vidro. A imagem é de Xico Diniz.

Madeira e cerâmicas

Outra cozinha gourmet que merece atenção. Com todas as paredes revestidas de madeira clara, o espaço conta também com revestimento de cerâmicas coloridas nos nichos dos armários e sobre a bancada da pia. O recurso tanto contrasta com a madeira das paredes e do piso, quanto valoriza a bela vista da janela estreita e comprida. Por sua vez, a bancada da pia, assim como a bancada de refeições junto à ilha com cooktop, são brancas, suavizando o toque colorido da madeira e dos azulejos. Parte do piso junto à bancada da pia também é branca, causando o mesmo efeito. A imagem é de Bohn Fotografias.

Sob medida

Certamente, os espaços que mais necessitam de planejamento são os menores. É o caso desta cozinha em um apartamento de homem solteiro, que é aberta para a sala de estar. O mobiliário branco, tanto em cima quanto embaixo, é branco e prevê o encaixe dos eletrodomésticos em aço inox. O tampo de granito preto e branco, assim como o tapetinho xadrez nas mesmas cores, dão um toque moderno e despojado ao ambiente. A cozinha conta ainda com uma mesa dobrável com espaço para quatro pessoas, que é acompanhada por cadeiras brancas de encosto arredondado. Detalhes em vermelho e cartazes vintage complementam a decoração. Para outras dicas sobre cozinhas planejadas, leia este artigo.

Qual é a cozinha planejada dos seus sonhos?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!