Natureza para dentro de casa

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

Ter um jardim interno, é ter um pedaço da natureza só pra você, um espaço que contenha suas plantas e flores favoritas, onde você possa admirá-las diariamente. Os jardins de inverno são cada vez mas utilizados em decoração de apartamentos e casas, eles tem a vantagem de acrescentar um toque mais natural ao ambiente e devem se integrar harmoniosamente com a sua casa. Normalmente são instalados em áreas mais amplas e que tenham um contato com o ar livre, como varandas e halls de entrada, mas nada impedem de também poderem fazer parte de ambientes pouco comuns, como banheiros , salas de jantar e até em salas de tv. 

Para planejar e desenvolver um jardim interno, é necessário que se faça antes de tudo, um bom planejamento para saber que tipo de jardim é o adequado para o ambiente proposto. O ideal é analisar bem que tipo de planta se encaixa melhor em um ambiente externo, qual o espaço  para uma boa exposição, e se terá ou não uma boa iluminação natural ou então se necessita ter um projeto de iluminação, etc… É possível desenvolver um bom jardim interno com a ajuda de empresas especializadas em paisagismo e em jardins internos, eles podem ajudar a planejar e montar o jardim ideal de acordo com sua vontade. Ou se desejar entre na onda do faça você mesmo, vá em frente e coloque as mãos na terra!

Trazer o verde para casa, traz aconchego e também uma agradável sensação térmica. Este é o ambiente ideal para relaxar, ler um bom livro ou estar entre amigos ou família.

Desfrute deste artigo que esta recheado de dicas e boas inspirações para o seu jardim dos sonhos. 

Banheiro natural

Por que não investir em um pouco de natureza em seu banheiro? Além de transformar o espaço em um ambiente mais enérgico e fresco, o jardim torna o banheiro mais agradável com uma maior sensação de amplitude, além do astral maravilhoso de todos os dias poder ter contato com o verde bem de perto. Para criar um contraste e um clima mais acolhedor neste cômodo, escolha revestimentos mais neutros, como esta bancada em madeira pintada com uma cor mais densa. Inclua na decoração um pouco de madeira e vidro, para aquecer o ambiente, refletir a luz e destacar as clores mais claras, mas deixe a estrela do ambiente ser o jardim.

Para o corredor

Neste ambiente desenvolvido pela paisagista Luiza Soares , a decoração das plantas faz uma delicada e interessante composição  no corredor da casa, o espaço recebe mais vivacidade  e contracena com uma decoração mais limpa e simples. A escolha por cactos, traz a  facilidade de adaptação que essa planta tem ao ambiente mais fechado, transformando esse ambiente em um delicado e moderno jardim silvestre. 

Varanda relaxante

Neste cômodo produzido pela arquiteta de interiores Giovana Martins, mostra que em um ambiente mais fechado com pouca iluminação natural, como esta varanda de apartamento, é possível ter um jardim pequeno em uma parte lateral do ambiente. A ideia é utilizar plantas mais resistentes como bambus, que são mais fortes e não sentem tanto a falta de sol. Valorize este espaço com uma boa iluminação diretamente vinda da área interna do jardim, para que se possa destacar as plantas e folhagens e criar um efeito interessante. Harmonize e traga conforto, adicionando um banco largo onde se possam se sentar e desfrutar deste ambiente aconchegante que ainda conta com uma deliciosa rede para relaxar. 

A estante

SALA DE TV: Salas multimídia modernas por Larissa Maffra
Larissa Maffra

SALA DE TV

Larissa Maffra

Até em ambientes mais , é possível adicionar um pouco de natureza. Como nesta sala multimídia toda integrada em um conceito industrial, que tem como diferencial e extremo contraste a natureza exposta em uma bela estante em madeira com tema selvagem. Definitivamente é um jeito bem criativo para adicionar um pouco de natureza em um ambientes com uma decoração em tons mais escuros. 

Jardim organizado

Crie um organizado jardim dentro de sua casa com a ajuda de um bom projeto de paisagismo, com um olhar mais moderno e atual. Neste projeto de jardim criado pelo estúdio GM Interior, que desenvolveu com todo cuidado em um selecionado e planejado espaço da casa, criando um confortável ambiente para relaxamento e cultivo de plantas e folhagens. Este cômodo recebe uma estrutura coberta para direcionar a iluminação natural, um deck feito em madeira e pedras, que ajudam no controle de umidade, um moderno jardim vertical foi instalado na grande extensão lateral, adicionando ao espaço uma gostosa sensação de frescor e vivacidade. Os bancos e assentos espalhados pelo ambiente complementam o espaço e trazem uma equilibrada atmosfera natural.

Jardim vertical

Paisagismo de interior  por Vertical Flore
Vertical Flore

Mur végétal intérieur VERTICAL FLORE

Vertical Flore

jardim vertical é uma boa maneira de ter um jardim dentro de casa de um jeito bem moderno, econômico e mais sutil. É uma excelente e estilosa opção para ambientes menores sem muito espaço para vasos de plantas e que exigem uma organização mais cuidadosa. A vantagem de ter um pequeno jardim vertical, é que além de uma aparência super moderna e natural, você mesmo pode construir e cuidar desse espaço, basta ter dedicação, amor e um pouco de conhecimento com plantas que certamente, elas irão transformar o ambiente mais sério em um gostoso espaço mais perto da natureza.

Spa

Para aproveitar de uma experiência máxima de relaxamento, que tal transformar o banheiro em um jardim? Este aconchegante ambiente traz a sensação de um spa em uma casa de campo rodeado de plantas com um clima muito acolhedor e extremamente relaxante. O deck de madeira traz ao ambiente um ar mais oriental, combinando com o bowl em cerâmica que acompanha uma maravilhosa ducha. O jardim no entorno, ornamenta e compõem o ambiente de maneira envolvente, criando uma atmosfera bem confortável e muito fresca. 

Um toque especial

Uma alternativa mais comum quando se fala em jardins internos, é adicioná-los em locais mais estratégicos que recebem a luz solar e que brilhem mesmo em um ambiente mais escondido da casa. Como este belo jardim interno localizado embaixo da escada da casa, este jardim com estilo mais minimalista, ganha destaque pela harmonização e mistura de estilos no ambiente, como a parede em pedras em um estilo mais rústico e a decoração do chão do jardim com pedras decorativas, se misturam com a arquitetura minimalista da  casa. As plantas utilizadas no jardim aparecem por conta da iluminação de baixo pra cima, que além de trazerem charme ao espaço, aquecem o clima entorno do jardim e gerando um belo visual contemporâneo.

Gostou das ideias de jardim que mostramos? Divida aqui suas ideias, deixe seu comentário.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!