A arte de sentar: cadeiras e poltronas artísticas

Ricardo Oswald Ricardo Oswald
Loading admin actions …

Ninguém pode negar que cadeiras são peças de extrema funcionalidade dentro de qualquer ambiente. Inventadas em tempos primórdios, quando provavelmente o homem sentiu necessidade de um apoio que fosse mais elevado que o chão, e mais confortável que uma pedra, o móvel se tornou popular o bastante para ser um dos itens de maior destaque na Idade Média, quando ganhava adornos e detalhes ousados. Passadas as revoluções do século XX, onde a produção em larga escala padronizava os modelos utilizados dentro das casas, o momento agora é de incorporar arte contemporânea no design das cadeiras e tranformá-las em verdadeiras obras de arte interativas.

Encaixe sustentável

A cadeira acima, parte da Cartoon Collection de Angelo Bucci, feita totalmente de papelão, pode causar um contraste ousado em ambientes que normalmente não utilizam esse tipo de material. O conforto pode não ser garantido para uma conversa longa, porém a impressão que causa vai ser positiva e curiosa. A combinação com plantas pode criar um bom efeito voltado para a sustentabilidade.

Corte Afiado

A cadeira Kaluza, criada pelo designer holandês Erik Griffioen, é feita de chapa de aço e causa uma impressão diferente dependendo do ângulo em que é observada. A peça geométrica também responde, com uma pequena movimentação, à maneira como o usuário senta nela. Esse item com certeza causa um efeito impressionante e, se aliada a outras peças com corte afiado, pode criar uma harmonia intensa e artística no ambiente.

Espelho de Narciso

Sala de estar  por KIMXGENSAPA
KIMXGENSAPA

Narcissus Chair

KIMXGENSAPA

A cadeira foi desenvolvida pelo estúdio de design KIMXGENSAPA e faz parte da coleção Narcissus Collection 2014, que, junto com outras peças, usa a referência da história de Narciso na busca de um novo ponto de vista sobre si próprio. Sob efeito da luz, a peça sugere um espelho imaginário projetado em seu assento. A simplicidade e a leveza da cadeira vão deixar qualquer ambiente mais interessante.

Design e luz

Sala de estar  por Scenes d'interieuR
Scenes d'interieuR

Fauteuil Club Illuminé

Scenes d'interieuR

O designer Lee Broom acopla ainda mais funcionalidade ao seu trabalho: suas cadeiras são retroiluminadas, o que traz uma sensibilidade contemporânea a um estilo antigo e tradicional. Essa peça, tanto num espaço com decoração retrô como mais moderno, vai impressionar e dar um toque artístico ao ambiente, contribuindo fortemente no clima proposto pela iluminação.

Coleção Parades

Sala de estar  por MATHILDE BRETILLOT CREATIONS
MATHILDE BRETILLOT CREATIONS

Parades Salon, Luminaire Ring

MATHILDE BRETILLOT CREATIONS

Mathilde Bretillot deu vida a essas peças excêntricas em 2012. O ar surrealista e as formas sensuais dessa coleção podem transformar a sala de estar em uma galeria de arte contemporânea.

Lego

Sala de estar  por alessandro guidolin
alessandro guidolin

L'EGO – sgabello

alessandro guidolin

Esse banquinhos geniais imitam peças do famoso brinquedo Lego e encaixam de verdade uns nos outros, permitindo a criação de um banco alongado, no formato que você bem entender. São fáceis de carregar e encantam a todos, principalmente crianças.

Conforto

Essa confortável cadeira pode se transformar no foco da sala inteira! Com design extremamente bonito e cores cruas, suas visitas irão disputar para ver quem senta nela. Ideal também para aquelas sonecas rápidas após o almoço!

Madeira alongada

Sala de estar  por pyka-leone
pyka-leone

Seggiotropica

pyka-leone

Essa cadeira, criada por Pyka-Leone, utiliza um acabamento bem natural e apresenta um encosto super alongado, que dá um tom medieval à peça. Super bem acabada, pode ser utilizada em decorações das mais variadas, com a intenção de criar contraste com outros materiais mais modernos ou harmonia com outras peças em madeira. Mesmo num canto mais esquecido, ela com certeza chama a atenção e ganha status de obra de arte, assim como todas as opções apresentadas acima.

Se você pudesse desenhar a cadeira ideal, como ela seria?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!