Inspiração Art Déco: 10 Ideias Que São Um Luxo Só! | homify

Inspiração Art Déco: 10 Ideias Que São Um Luxo Só!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Mostra Artefacto Curitiba 2017 - Decor + Fashion Artefacto Curitiba
Loading admin actions …

O estilo art déco faz 100 anos e continua vivo e forte inspirando a decoração e o design de interiores em todo o mundo. Declaradamente decorativo, como afirma o próprio nome, a influência do art déco está presente desde diversos edifícios e monumentos públicos até os interiores das residências, onde pode aparecer na sala de estar, de jantar, no quarto, na cozinha e no banheiro ou lavabo. Confira 10 ideias de decoração art déco que são um luxo só!

Você conhece o estilo art déco?

Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande para Karina Kulig Artefacto Curitiba
Artefacto Curitiba

Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande para Karina Kulig

Artefacto Curitiba

O estilo art déco surgiu na Europa no início dos anos 1920 e perdurou até os anos 1940, tendo influenciado fortemente em todo o mundo as artes, a arquitetura, o design e a moda, entre outras áreas culturais. Abreviação do termo francês arts décoratifs, o estilo que já encantava os europeus ricos do pós-guerra (I Guerra Mundial) teve como marco inicial a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, realizada em Paris em 1925.

O estilo, puramente decorativo, estava relacionado ao moderno e às vanguardas do início do século XX, como cubismo, abstracionismo, construtivismo e futurismo, tendo recebido também influência das artes oriental, hindu, egípcia e asteca. 

Nos anos 1930 e 1940, inspirou os arranha-céus de Nova York, nos EUA e, no Brasil, deixou sua marca na arquitetura de grandes cidades, cujo destaque é o Cristo Redentor, projetado pelo francês Paul Landowski para a paisagem do Rio de Janeiro, a capital latino-americana do art déco.

Na primeira fase do estilo art déco, predominavam muitas cores, brilhos, formas femininas, animais e estampas florais. Com o cubismo, passou a apresentar mais elementos geométricos. Outras características da art déco eram o luxo, os materiais caros (marfim, jade, prata, pedras preciosas, laca, vidro de Murano), os ornamentos, o design abstrato e as linhas retas e curvas estilizadas. No final dos anos 1920, com a Grande Depressão, o estilo ficou mais simples e com poucos ornamentos.

A partir de 1934, com a Exposição Art Déco no Metropolitan Museum de Nova York, se aproximou da estética industrial e, com o barateamento dos materiais, passou a fazer parte da vida cotidiana por meio de objetos, joias, bijuterias, moda, mobiliário e na publicidade. Mais adiante, o estilo streamline, que deriva do art déco, introduziu as formas aerodinâmicas na arquitetura e na decoração.

Do ouro ao vermelho

Na imagem anterior, temos um exemplo perfeito da influência do art déco no design de interiores brasileiro. Além do predomínio de cores como preto e dourado, os elementos geométricos, em especial as linhas retas verticais, surgem com força na decoração do espelho, nos relevos em madeira da parede e no móvel vazado e com espelhos que cria um biombo estilizado. Bustos femininos e quadros com figuras de mulher, objetos de decoração com linhas geométricas e a poltrona de estilo clássico com estrutura dourada fecham o cenário que nada deve aos anos 1920.

Já na imagem acima, a inspiração art déco se dá com elementos da primeira fase, como o vermelho forte do tapete e das flores; da segunda fase, como o quadro abstrato, as linhas retas e curvas dos móveis e das luminárias na cor cobre; e da terceira, com a mesa em acrílico, material marcante da decoração industrial.

Aqui temos uma visão ampla da mesma sala de estar da imagem anterior, onde no teto com iluminação em LED é marcante a ênfase nas linhas retas, que também aparecem no mobiliário, combinadas com linhas curvas. Na parede ao fundo, o revestimento em 3D introduz mais formas geométricas na decoração.

Linhas e formas

Paredes decoradas com fotos Casa de Valentina Sala de estarAcessórios e Decoração
Casa de Valentina

Paredes decoradas com fotos

Casa de Valentina

Nesta imagem, a decoração da sala de estar é muito mais clean do que as anteriores, se aproximando da segunda fase do art déco, na qual predominam as linhas retas no mobiliário, em especial as poltronas com formas geométricas e na composição de quadros nos quais há ênfase nas linhas retas e curvas estilizadas.

Geometria

Nesta imagem, temos um exemplo de influência da primeira fase, com motivos indianos aparecendo no papel de parede, além do abajur em estilo clássico e rebuscado. O móvel em madeira também evoca o art déco, com sua marchetaria sofisticada com linhas retas e formas geométricas.

Vidro, dourado e curvas

Esta sala de jantar apresenta elementos clássicos, que evocam o art déco, como os castiçais dourados. Outro elemento é o formato arredondado e rebuscado das cadeiras de jantar. Já o lustre sofisticado, em dourado, tem linhas curvas que culminam nas cúpulas de vidro, outro material caro ao estilo na sua primeira fase.

Animais

A primeira e a segunda fase do art déco enfatizam o uso de formas animais, que aparece neste quarto na decoração da parede acima da cama. Há também molduras de linhas retas nas paredes, em alto relevo, e a moldura dourada e rebuscada do quadro.

Exuberância

Mix de cores e estampas Casa de Valentina QuartoAcessórios e decoração
Casa de Valentina

Mix de cores e estampas

Casa de Valentina

A primeira fase do art déco foi muito marcada por uma exuberância de cores e formas. Neste quarto de casal, exuberância é o que não falta, com abajures vermelhos e sofisticados, as formas geométricas do papel de parede em preto e branco, almofadas com estampas orientais e muito espelho no mobiliário e nos revestimentos.

Materiais impactantes

Casa em Jurerê Internacional - SC - Brasil Samara Barbosa Arquitetura Quartos clássicos
Samara Barbosa Arquitetura

Casa em Jurerê Internacional – SC – Brasil

Samara Barbosa Arquitetura

O estilo art déco teve também como característica o uso de materiais luxuosos, na primeira e segunda fases, e industriais ou artificiais, na terceira. Aqui temos uma combinação entre o design clássico do criado-mudo com a cor e o material inusitados que marcam a ousadia do estilo.

Design em vidro

Neste lavabo, a cuba da pia é a cara do estilo art déco dos primeiros tempos: uma flor estilizada em vidro na cor âmbar. É a união da simplicidade e beleza das curvas com o espírito do luxo.

Como Pegar Um Rato: 10 Dicas Preciosas
Arrow navigation 3b3136b1
O que você achou do estilo art déco?
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!