Ideias de génio em construção modular

Elisabete Figueiredo – HOMIFY Elisabete Figueiredo – HOMIFY
CASAS MODULARES e CASAS FLUTUANTES, BLOC - Casas Modulares BLOC - Casas Modulares Casas modernas
Loading admin actions …

O velho confronto entre a construção tradicional e as técnicas construtivas futuristas… Até agora a construção tradicional tem estado a ganhar, mas essa tendência tem vindo a alterar-se substancialmente. Cada vez mais os clientes privilegiam as vantagens da construção alternativa, e em especial da construção modular, sobretudo no aspecto economicista e ecológico, tão importante nos nossos dias.

No entanto, na hora de escolher o construtor, o caso afigura-se delicado, impondo-se uma pesquisa apurada sobre métodos, preços, tempos de construção e muitos outros detalhes que podem fazer toda a diferença na satisfação com o produto final.

A homify orgulha-se de fazer a ponte entre clientes e profissionais, prestando um serviço de grande valor a ambos e é por isso que sempre que temos um projecto inovador e diferenciador fazemos questão de o partilhar consigo. É este o caso dos trabalhos da BLOC – CASAS MODULARES, que hoje lhe vamos mostrar.

Entre o sonho inovador de um restaurante flutuante (sim!) ou o sonho de ter uma moradia em tempo recorde, com contacto através da nossa página, venha o leitor e escolha! Acompanhe-nos.

1 – Um restaurante flutuante, um mundo de possibilidades

Começamos logo pela novidade fresquinha porque não conseguimos esperar um artigo inteiro para a dar!

Já ouviu falar de casas flutuantes? E de casas modulares flutuantes? Pois é, a tecnologia construtiva da BLOC leva-os para mares muito pouco navegados, apostando em casas flutuantes que já estão a dar frutos! Este restaurante flutuante fica em Maputo e é a imagem de um novo conceito de habitação, com mais autonomia, mobilidade e sustentabilidade, verdadeiramente livre de amarras permanentes.


As linhas simples e modernas desta casa flutuante fazem com que este tipo de habitações se afaste do tradicional conceito de casa-barco. É mesmo uma casa que flutua, com a estética completa de uma pequena moradia debruçada sobre a água a partir das grandes superfícies envidraçadas!

A BLOC aplica nestas casas o mesmo conceito de construção em peças, como se fosse um jogo de encaixe XXL e a mesma excelência de materiais que integra as mais recentes tecnologias de isolamento térmico e acústico e de segurança, garantindo que são tão confortáveis como quaisquer casas convencionais.

2 – Uma casinha, o sonho de uma vida

Nem todos têm o desejo de ter uma habitação tão vanguardista que até flutua. Por vezes, o sonho é bem mais modesto, mas nem por isso menos importante, e portanto agora falamos-lhe de um projecto nacional para cuja concretização a homify teve a honra de contribuir.

Vamos falar deste projecto em concreto, mas queremos também falar-lhe um pouco mais das casas modulares fabricadas pela BLOC.

No mercado existem muitas marcas de casas modulares e outros tantos métodos construtivos, o que pode ser muito confuso e deixar dúvidas sobre a qualidade destas habitações. É preciso investigar bem e solicitar o esclarecimento de todas as dúvidas.

Contribuindo para isso, podemos garantir que da BLOC obtém construções modernas, feitas em fábrica para garantir as melhores condições de produção e uma repetibilidade perfeita, que garante sempre a máxima qualidade.

Em cada projecto a empresa utiliza softwares informáticos de cálculo estrutural e desenho arquitectónico de topo para lhe apresentar soluções adaptadas a qualquer caso pois as suas casas, apesar de construídas com módulos padronizados, permitem uma total personalização. No processo construtivo são utilizados materiais e componentes rigorosamente seleccionados para permitir uma grande variedade de acabamentos.

Ao olhar para a imagem acima, onde as clarabóias tornam o pé direito mais alto e dão mais luminosidade ao espaço da sala em open space, não conseguimos detectar qualquer diferença para um espaço de construção tradicional, mas elas existem. O resultado final é semelhante ao de qualquer casa moderna, mas a velocidade a que foi executada, a facilidade de montagem, a optimização dos custos, a sustentabilidade e o preço apelativo colocam as construções da BLOC no topo das preferências no que respeita a casas modulares, e muito acima das construções tradicionais. Estas casas traduzem realmente a arquitectura do futuro, já hoje!


Estas construções têm à partida uma garantia que dá muita confiança aos seus clientes – são 10 anos de garantia em que a empresa presta qualquer assistência necessária! Assim o garante António Ferreira, o rosto da BLOC, absolutamente apaixonado pelo conceito que criou através da sua formação de Base em Engenharia Metalomecânica e Gestão Industrial e de mais de 40 anos de experiência na área de Projecto e Fabrico de Equipamentos e Processos Automáticos na Indústria e Construção.


Neste projecto os clientes queriam uma casa moderna, confortável e aconchegante, em formato T2. Assim surgiu esta linda moradia térrea, elegante e simples, polarizada em duas áreas distintas de utilização para maior conforto – de um lado os quartos e do outro as áreas mais ruidosas e sociais das salas e da cozinha, servidas por duas casas de banho.

Aqui podemos acompanhar um pouco do processo de instalação e construção das estruturas de apoio, incluindo a piscina.

A casa situa-se numa colina e abre-se sobre a paisagem através das suas grandes superfícies envidraçadas. Os volumes avançam e recuam para aproveitar o terreno e para dar mais dinamismo à imagem simples da construção.

Como pode verificar nestas imagens geradas por computador em fase de projecto, esta empresa produz modelos prévios extremamente realistas, onde pode ver como será a sua casa depois de construída e intervir na produção de mudanças e personalizações, se for essa a sua vontade.

Já perspectiva a sua futura casinha independente? Finalmente vê-se a dar o passo de deixar o apartamento e mudar para o campo em pouco tempo? Estas construções são perfeitas para quem tem prazos curtos e localizações de implantação complicadas!

Seja para uma instalação para habitação ou para a construção de edifícios comerciais, esta é uma solução de grande valor que vai querer conhecer. Entre já em contacto com a empresa e saiba todos os pormenores. Aqui ficam os contactos:

Morada: Rua Dr. Augusto César Cerqueira Gomes, 94 (Largo da Gandra – Ferreiros), 4705-093 BRAGA

Telemóvel: 969859242

Site: https://bloc.pt/

Comprove ainda melhor o potencial destas habitações fabulosas no artigo ’Moradia modular por apenas 79900 € – do sonho à realidade em menos de nada!’.


Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista