Casa de madeira no Paraná é perfeita para o tempo frio

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

A grande maioria das casas de madeira de demolição usadas no Brasil é derivada de construções feitas com peroba-rosa. Essa era uma madeira muito abundante na região de Londrina (PR) quando os imigrantes chegaram. A espécie chegou a ser símbolo da área. Hoje a peroba-rosa está praticamente em extinção. 

Nas décadas de 1940 e 1950, boa parte dessas construções começou a ser trocada por casas de alvenaria, devido ao novo código de obras, possibilitando assim um reaproveitamento desta madeira. Nesta residência, projetada pelo escritório Zani Arquitetura, toda a madeira de demolição utilizada foi retirada de um antigo barracão que ficava em uma fazenda. Aqui, o material foi usado tanto na decoração quanto na parte estrutural da habitação. 

Sonha em ter uma casa feita com madeira de demolição? Venha com a gente conhecer essa aconchegante moradia!

Cozinha

Residência G.S: Cozinhas rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência G.S

Zani.arquitetura

Todo o espaço de integração social é conectado. Olha que ambiente charmoso e perfeito para preparar uma refeição. O projeto ainda tem outro benefício: a lareira aquece copa e cozinha. 

Apesar da equipe de arquitetos ter apostado em uma decoração mais rústica, as luminárias verdes na cozinha, que estão presas em um cano, fazem um contrabalanço e trazem a alma da estética industrial  para o ambiente.

Sala: de perto

Residência G.S: Salas de jantar rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência G.S

Zani.arquitetura

Ao olhar mais de perto para a sala de jantar, vê-se que ela é conectada com a cozinha. Na verdade, toda a área de lazer é integrada em sequência. 

Neste ambiente, a lareira de tijolo à vista quebra a dureza da madeira. A decoração é discreta, mas segue um estilo rústico.

Madeira e vidro

Residência G.S: Salas de estar rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência G.S

Zani.arquitetura

A sala de estar possui apenas um jogo de sofás de cores neutras que combinam muito bem com a madeira mais escura. Do lado direito, a sala de jantar, que está integrada com a de estar, ganhou uma grande parede de vidro. 

A parede de vidro conecta o interior com o exterior e também proporciona a sensação de que o espaço é ainda maior do que realmente é.

Melhores decorações com madeira de demolição

Terraço azul

Residência G.S: Terraços  por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência G.S

Zani.arquitetura

Ao olhar para a parte do terraço, onde está localizado o gazebo, vemos um detalhe que não tem como passar despercebido aos olhos: toques de azul, bem ao estilo das pinturas das antigas casas de fazenda, deixam a residência ainda mais interessante e dão vivacidade ao ambiente.

Fachada

Residência G.S: Casas rústicas por Zani.arquitetura
Zani.arquitetura

Residência G.S

Zani.arquitetura

A casa lembra uma palafita, mas sem ser na beira de um rio. O que está abaixo dela, na verdade, é a área de lazer e gourmet, um espaço para receber familiares e amigos para um churrasco – uma interessante ideia de aproveitamento de espaço e de materiais. 

Além da madeira, a parte que abriga o terraço e seu belo gazebo é feita de alvenaria com tijolos à vista! A mistura de materiais deixa a residência ainda mais interessante.

Qual é o estilo de casa que mais faz sua cabeça?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!