Quartos  por Dr. Michael Flagmeyer Architekten

Sótão lindo: 7 ideias para aproveitar o espaço sob o telhado

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Quem tem um sótão em casa já deve ter pensado em mil e uma possibilidades de ambientes para transformá-lo. Esse cômodo pode servir como quarto, seja de alguém que mora na casa ou para hóspedes, escritório, biblioteca, sala de TV e brinquedoteca.

Mas nem todo mundo enxerga o sótão com tantas boas ideias, pois ele parece um cômodo separado e de certa forma hostil, principalmente quando está descuidado, sujo e sendo usado como depósito.

Porém, como a criatividade é o ponto alto da arquitetura e da decoração, esse livro de ideias foi feito para você se inspirar em maravilhosos projetos de transformação de sótãos em ambientes mais usuais.

​Qual a diferença entre sótão e porão?

Sótão EL- Joinville/SC – Estúdio Kza Arquitetura e Interiores: Salas multimídia modernas por Estúdio Kza Arquitetura e Interiores
Estúdio Kza Arquitetura e Interiores

Sótão EL- Joinville/SC – Estúdio Kza Arquitetura e Interiores

Estúdio Kza Arquitetura e Interiores

Se por acaso você não tiver certeza, o sótão é um cômodo localizado na parte superior da casa, onde as paredes são baixas e o forro inclinado. O forro acompanha o ângulo do telhado e impõe relações assimétricas entre as quatro paredes. Ele costuma ser feito justamente para aproveitar essa parte do telhado, mas é comum -  desde antigamente – que justamente por ser todo inclinado e não oferecer o melhor conforto térmico, seja usado como depósito.

Já o porão fica na parte de baixo da casa, oposto ao sótão. Ele fica na parte da fundação, então embora não sofra com a inclinação do telhado, é comum que sofra com algum tipo de umidade ou infiltração. Claro que se for bem-feito não vai acontecer isso, mas só para fazer um comparativo dos pontos fracos de cada um desses cômodos.

O porão vai ter normalmente a mesma metragem quadrada da casa, e assim como o sótão, há quem use apenas como depósito. Mas como ele oferece um espaço interessante e com boa altura do chão ao teto, também pode receber um quarto, uma boa área de serviço, área de festas, home office, sala de jogos, laboratório e mais uma infinidade de ideias.

Mas como agora o nosso foco é o sótão, é hora de conferir as ideias lindas de projetos para casa com sótão elaborados pelos arquitetos da homify.

1. Quarto no sótão com um toque romântico

Quartos  por Me & Harmony
Me & Harmony

Romantisches Schlafzimmer Update

Me & Harmony

O sótão é um espaço naturalmente íntimo e, por isso, ele é perfeito para a instalação de um quarto de casal ou de hóspedes. Ao olhar assim, você nem percebe que é um sótão, pois o projeto foi muito bem-feito. Mas basta observar pela janela e ver os telhados vizinhos para ter certeza de que é um quarto no sótão mesmo.

Uma maneira de enfatizar esse clima mais privativo é adotar o estilo romântico na decoração do ambiente. Se houver janelas retas, aproveite para suavizar a luz filtrada por elas com cortinas em tecidos suaves e translúcidos.

Roupas de cama com rendas ou apliques de crochê podem dar um ar delicado e artístico ao ambiente. Abuse de almofadas em tons neutros ou pastéis e não se esqueça dos criados laterais, que podem ser clássicas e coroadas por abajures discretos.

Um tapete fofinho também vai bem, assim como poltronas confortáveis e banquetas para os pés. E não se esqueça das flores no sótão. Elas têm um lugar especial em um espaço romântico e devem ficar junto às janelas.

2. Capriche no piso e na claridade das paredes

Para deixar o sótão mais aconchegante e agradável, uma boa ideia é caprichar no piso, que pode ser em laminado de madeira clara. Esse material cai muito bem em qualquer tipo de ambiente, inclusive no sótão, e vai servir não só para um quarto, mas para qualquer tipo de cômodo que deseje instalar.

Outras alternativas são a pintura do piso em tons neutros ou vibrantes, de acordo com a personalidade do morador e o estilo do espaço, e o uso de revestimentos mais frios, para o caso de residências em regiões mais quentes.

De qualquer modo, dê bastante espaço para os tons claros ou brancos nas paredes e forro, a fim de diminuir a sensação de clausura que porventura pode ser causada pelas paredes inclinadas. O fato é que aquela ideia de sótão escuro e difícil de se movimentar desapareceu completamente nesse projeto minimalista e muito agradável.

3. Use branco para ampliar o espaço

Quartos  por iHaus

Geralmente, sótãos são espaços pequenos e, com a inclinação dos telhados, podem se tornar um pouco opressivos. Uma maneira de contornar essa condição é usar branco ao máximo, desde a pintura das paredes e teto até o uso de móveis e roupas de cama, passando pelo piso claro, como aparece na imagem acima.

Mesmo que a função do sótão não seja ser um quarto, mas sim um escritório, uma biblioteca ou uma brinquedoteca, a utilização da cor branca em paredes e mobiliário ajuda a dar mais leveza ao ambiente. Portanto, deixe as cores para os detalhes: pôsteres, livros, brinquedos, tapetes e objetos decorativos, entre outras coisas.

Cabe lembrar ainda que o uso da cor branca também permite que a luz natural que se espalhe pelo espaço, que geralmente conta com poucas fontes de luz externa.

4. Maximize as áreas de armazenamento

Quartos  por C7 architects
C7 architects

Farnham extension

C7 architects

Como já foi dito, o sótão geralmente dispõe de pouco espaço, o que torna imprescindível que se busque soluções eficientes de armazenamento. Armários embutidos que acompanham o desenho das paredes, armários baixos ou baús na parte inferior das paredes inclinadas, gavetões sob a cama – tudo isso ajuda, e muito, a fazer espaço para roupas e objetos com grande charme e funcionalidade.

Nichos e prateleiras também podem ser utilizados, se houver uma ou mais paredes mais altas, enquanto os cestos são recomendados para a disposição rente ao chão.

5. Use ao máximo as paredes baixas e trate o forro entre o telhado e as paredes

As paredes baixas do sótão podem ser bem aproveitadas com a colocação de armários ou prateleiras em toda a sua extensão. Costumam ser assim nas casas pequenas com sótão, mas não é problema quando se sabe aproveitar, especialmente debaixo das janelas.

A superfície desses móveis pode receber objetos decorativos como porta-retratos e vasos de flores ou plantas, conferindo mais vida e personalidade ao ambiente. Mesmo as partes altas das paredes inclinadas podem ter uso decorativo com a disposição de pôsteres e quadros aparafusados na superfície delas, ou ainda um bom projeto de iluminação.

Lembre-se de que a instalação de janelas mais largas ajuda muito a conseguir um ambiente claro e bem ventilado, algo que geralmente não acontece com os sótãos convencionais. E outro ponto essencial é fazer um bom tratamento térmico no forro entre o telhado e as paredes, pois a incidência de sol costuma ser forte, bem como poderá ser muito frio no inverno, dependendo da região onde mora.

6. Quarto e home office juntos

Outra ideia bem interessante é fazer no sótão um refúgio. O quarto onde pode-se descansar, trabalhar e criar longe do excesso de barulho das áreas comuns que estão embaixo.

Mesas ou escrivaninhas clássicas podem conferir grande charme ao espaço e ampliar os seus usos. Mas também existem modelos modernos que encontram um lugar perfeito nesse ambiente mais intimista.

Em qualquer caso, dê bastante atenção à cadeira que acompanhará a mesa ou escrivaninha, lembrando que ela deve ser ergonômica e confortável se se pretende trabalhar no local por horas a fio. Uma poltrona acolhedora também é recomendável para as sessões de leitura.

​7. Salão de jogos ou área de festas

Mesmo que o seu sótão não tenha toda essa altura e espaço interno, ainda assim é possível dar a ele uma belíssima decoração de sala de jogos ou espaço para receber os amigos de um jeito diferente, que vai surpreender a todos.

Quem é que espera ir à casa de alguém e subir as escadas para sótão, que costumam ser bem íngremes, chegar lá e se deparar com um verdadeiro pub, todo decorado e intimista? É uma ideia incrível, pode apostar.

Qual é a melhor finalidade para um sótão, na sua opinião?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!