MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015: Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo

7 dicas para quem quer começar uma horta em casa

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

Assim como um jardim pode ser sinônimo de espaço de lazer e descanso, ter um jardim com vegetais em sua casa pode diversificar espécies e agregar uma característica não apenas ornamental ao espaço, mas sim de ordem funcional. 

Produtos orgânicos são cada vez mais citados como alternativas importantes para uma vida saudável com mais atenção ao seu corpo, imagine então, você poder cultivar suas verduras e hortaliças e consumi-las sem se preocupar com agrotóxicos e impactos ambientais? Ter uma horta em seu jardim ou em qualquer pequeno espaço dentro de sua residência pode ser altamente benéfico.

Hortas são uma maneira excelente de entrarmos em contato com a natureza e repormos nossas energias. Para isso você não precisa de uma grande espaço, mas sim descobrir alguns truques de cultivo e disposição de recipientes. Por isso você pode cultivar hortaliças, temperos e vegetais até mesmo em apartamentos pequenos. 

Nesta matéria trazemos seis dicas imprecidíveis e super fáceis para quem quer começar a colocar a mão na terra mas precisa de uma ajuda!

1. Escolha espécies fáceis de cultivar

APARTAMENTO 400m2 - AV BOA VIAGEM - RECIFE/PE: Cozinhas modernas por ROMERO DUARTE & ARQUITETOS
ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

APARTAMENTO 400m2 – AV BOA VIAGEM – RECIFE/PE

ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

Se tem pouca experiência, aposte em plantas que exigem pouco trabalho. Vale à pena apostar em espécies como cebolinha, batata, hortelã e manjericão .

2. Pesquise detalhes sobre espaço, luz e temperatura.

Hortas podem ser construídas em diferentes espaços, dos menores aos maiores dependendo da variedade de espécies e quantidade que se pretende obter, como no caso desta estufa feita pelo escritório Patricia Martinez, em que a horta vertical foi construída em módulos removíveis. Para fazer um canteiro é preciso demarcar o local e primeiramente misturar a terra de maneira a deixa-la bem aerada para receber o adubo. Escolha vegetais com mudas e sementes orgânicas e que se adaptem melhor ao clima da região.

3. Revolvendo a terra

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015: Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

A terra precisa estar bem aerada para que o adubo possa infiltrar-se com mais facilidade e para que as plantas possam sugar melhor os nutrientes do solo. Se você pretende ter uma horta orgânica, pense também em construir uma composteira, este recipiente te ajudará a produzir húmus, uma substância rica em nutrientes para ser colocado no solo e ótimo alimento para as plantas. Para evitar pragas e ervas daninhas, adicione uma camada de folhas secas sobre a terra superficial.

4. Não super fertilize

Jardim  por Roundhouse Architecture Ltd
Roundhouse Architecture Ltd

Laundry Cottage, Glen Dye, Banchory, Aberdeenshire

Roundhouse Architecture Ltd

Para colocar adubo, escolha épocas do ano mais quentes. No entanto, é importante não carregar o seu solo com muitos fertilizantes mesmo que naturais. Ao escolher o tipo de fertilizante, prefira adubos orgânicos feitos com húmus e terra. Uma outra dica importante para hortas é como evitar pragas, existem maneiras de proteger sua horta sem criar danos ao meio ambiente. Opte por pesticidas caseiros ou plantas que exalam um odor repelente contra pragas. 

5. Se você não tem espaço

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015: Jardins rústicos por Luiza Soares - Paisagismo
Luiza Soares – Paisagismo

MÃO NA TERRA, Belo Horizonte, 2015

Luiza Soares - Paisagismo

Cada vez mais difundida, a técnica de jardins verticais é uma excelente alternativas para lugares pequenos como apartamentos. Você pode fazer seu próprio recipiente com caixotes de feira e garrafas pet ou senão comprar vasos e suportes apropriados para serem instalados em paredes. Lembre-se de colocar um manto acrilico, argila expandida e posteriormente a terra, para auxiliar na drenagem da água. Frutos como tomates ou ervas e especiarias são aconselháveis para serem plantadas neste tipo de horta vertical.

6. Trabalhe o solo

Varanda, alpendre e terraço  por Cuantatienda
Cuantatienda

macetas Brote

Cuantatienda

Colocar as mãos no solo é um ótimo modo de reciclar suas energias, por isso busque ferramentas apropriadas para remover e aerar a terra, mas não deixe de colocar a sua mão no momento de introduzir sementes e mudas. Coloque pequenas placas com nomes para identificar os vegetais e dividir as espécies.

7. Regue as plantas no horário certo

Varanda, alpendre e terraço  por Cuantatienda
Cuantatienda

regador Hugo

Cuantatienda

Os horários são muito importantes na hora de molhar as plantas, opte pelo inicio da manhã ou pelo final da tarde após as 16 horas. Isso porquê as plantas tendem a absorver melhor a água em horários menos quentes. Regue as raízes das plantas com água reciclada, um exemplo: ao lavar ou cozinhar legumes não jogue esta água fora, pois ela é rica em nutrientes!

Preparado para colocar a mão na terra?!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!