Reforma dá nova vida à cozinha e ao jantar

Marina Mantovanini – Homify Marina Mantovanini – Homify
Loading admin actions …

Este apartamento antigo passou por uma forte reforma. O imóvel, localizado na província de Yamanashi, no Japão, foi transformado em um espaço para eventos destinados à aulas de culinária e encontros. A renovação ocorreu com a intenção de tornar o local mais atraente para seus inquilinos e deixá-lo com ares de um espaço comum em que eventos sociais e workshops acontecem.

Shoei Ltd, o estúdio responsável pelo projeto, decidiu criar um espaço que combinasse o estilo tradicional do bairro nova-iorquino Brooklyn com uma atmosfera artesanal que conversa com a utilização do local para workshops e aulas de culinária. Para conseguir essa atmosfera, a equipe de arquitetos introduziu uma forte presença de influências industriais, bem como elementos folclóricos.

Explore esse projeto de antes e depois, no qual um antigo apartamento foi completamente transformado em um espaço criativo e moderno. Vamos começar!

Antes da reforma do apartamento: cozinha pequena

  por 株式会社SHOEI
株式会社SHOEI

ビフォー キッチン

株式会社SHOEI

A alocação de espaço para esta área também foi projetado para um pequeno apartamento, e não para uma cozinha destinada à aulas de culinária. Portanto, este recinto é pequeno e limitado em termos de área de trabalho. Esta é a primeira coisa que teve que mudar, uma vez que uma extensa cozinha seria necessária para demonstrações de culinária e oficinas.

Este ambiente, na sua forma original, era sem graça e sem imaginação. Os materiais estão desatualizados e sem brilho. O piso de vinil em uma cor amarela monótona parece sem vida especialmente em conjunto com as paredes brancas e os azulejos bege.

Depois: cozinha estilosa

Cozinha  por 株式会社SHOEI
株式会社SHOEI

サブウエイタイルとステンレスキッチン

株式会社SHOEI

A renovação da cozinha é realmente muito impressionante. Este ambiente parece totalmente diferente do seu antecessor, e agora tem a aparência de uma cozinha profissional, como aquelas encontradas nos melhores restaurantes e hotéis do mundo. Isto se dá por conta do uso de materiais lustrosos e brilhantes, ao estilo minimalista, e uma paleta de cores neutras.

Na parede de trás, a equipe de obra aplicou azulejos brancos brilhantes no estilo que vemos nos metrôs de Paris e Londres. Este é um padrão de azulejo simples que está ganhando popularidade em tendências atuais de design de interiores. Os azulejos brancos criam uma composição limpa e brilhante como pano de fundo para a área de trabalho.

A área de trabalho, bem como os aparelhos, é em aço inoxidável, que é o que dá a este ambiente uma aparência chique industrial.

Antes: espaço estéril e frio

  por 株式会社SHOEI
株式会社SHOEI

ビフォー ダイニングリビング 北から南へ

株式会社SHOEI

Aqui podemos ver a sala principal do apartamento que é ligada à cozinha. O espaço é generoso, por isso não há necessidade de alterar os limites estruturais do recinto.

A estética do quarto, no entanto, deixa muito a desejar. As paredes e o teto são totalmente brancos e sem graça. Áreas brancas são geralmente uma ótima maneira de fazer um ambiente parecer maior, mas, neste caso, o branco simplesmente faz com que o espaço pareça estéril e frio. 

O piso laminado de madeira é também claramente antigo e desgastado, tornando toda a composição um pouco triste, ainda mais com esta iluminação fluorescente e dura que está concentrada no centro da sala. 

Depois da reforma de apartamento: espaço vibrante e convidativo

Lojas e imóveis comerciais  por 株式会社SHOEI
株式会社SHOEI

ダイニングリビング 北から南へ

株式会社SHOEI

Depois da transformação,  vemos um espaço aconchegante e convidativo. A melhor parte da renovação é que os designers usaram alguns recursos simples e marcantes como o uso dos materiais naturais e a boa escolha de cores.

Em primeiro lugar, uma mudança significativa ocorreu em termos de limites da sala. O piso que estava gasto foi substituído, assim como o teto, por um piso simples (atualmente popular) de concreto. A parede traseira foi revestida com uma cor de carvão vegetal, enquanto que as outras paredes permanecem brancas. O contraste entre esses três tons cria uma sensação dinâmica do espaço, enquanto todo o restante está dentro de uma paleta neutra e quente.

O mobiliário adicionado no quarto fez uma grande diferença também. A maioria das peças é feita de madeira, trazendo uma sensação suave  - perfeito para um ambiente de cozinha! O material natural é compensado por quadros e cadeiras de aço, que trazem um elemento de moda.

O esquema de iluminação é agora difusa, em oposição à fonte central anterior. Várias luminárias de teto em estilo industrial estão ligadas a trilhos de aço, permitindo uma ótima distribuição de luz por todo o espaço. 

Seria negligente se não falássemos do tapete atraente no centro da sala, aquecendo o ambiente ao estilo folk popular e contribuindo para a atmosfera acolhedora.

Inspire-se e crie a iluminação certa para a sua casa!

Pequenos detalhes

Salas de multimídia  por 株式会社SHOEI
株式会社SHOEI

オリジナルのエイジングテーブルとアンティーク照明

株式会社SHOEI

Uma das coisas mais bacanas deste espaço é que, apesar de todas as influências fortemente industriais e a sensação quase masculina da parede escura e di piso de concreto, há também um toque decididamente feminino no lugar, sob a forma de flores.

Nós amamos as flores secas que estão penduradas no teto, bem como este cavalete colocado especialmente no cantinho. Uma maneira de suavizar o ambiente.

Um novo banheiro depois da reforma do apartamento

Apesar de não ter uma imagem do antes para comparar como ficou o banheiro após o restauro, é possível imaginar que este espaço também ganhou com a reforma. 

Os profissionais garantiram um espaço claro e fácil de limpar, O banheiro é quase inteiramente branco – um exemplo onde mínimo não é necessariamente uma descrição negativa. Os designers criaram o movimento e interesse visual através do uso de azulejos de tamanho ligeiramente maior nas paredes do que no balcão, enquanto o piso é composto de azulejos hexagonais com um padrão de flor.

O que você acha do estilo industrial? Gostou? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!